23/04/2024

Dona da Vivo fecha acordo bilionário com a American Tower

Telefónica anunciou a venda da subsidiária Telxius pelo valor de 7,7 bilhões de euros.

Foto: Telxius/Reprodução

A espanhola Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil, acaba de anunciar a venda da divisão de torres Telxius Telecom para a American Tower Corporation.

A subsidiária Telefónica Infra, detinha 50,01% da Telxius. O valor da operação é de 7,7 bilhões de euros (R$ 49,88 bilhões na cotação atual).

O acordo inclui a venda de aproximadamente 30.722 torres de telecomunicações, compreendendo duas transações separadas e independentes, incluindo o mercado europeu (Espanha e Alemanha) e o latino-americano (Brasil, Peru, Chile e Argentina).

No contrato é contemplado a manutenção dos atuais contratos de locação das torres, além da manutenção dos empregos da American Tower.

VIU ISSO?

–> Telefônica anuncia alienação da CyberCo Brasil

–> Venda da Oi Móvel: Vivo e TIM podem controlar quase 70% do mercado

–> Revelados mais detalhes sobre a ‘empresa de fibra’ da Vivo

Além disso, as operadoras do Grupo Telefónica – como a Vivo, por exemplo – manterão os atuais contratos de arrendamento das torres, oferecendo seus serviços em condições semelhantes às atuais.

A companhia afirma que a venda da Telxius é uma nova fórmula para administrar os recursos da maneira mais eficiente possível.

“A operação se insere na estratégia e cumprimento do plano do Grupo Telefónica, o qual inclui, entre outros objetivos, uma política ativa de gestão de carteira de seus negócios e ativos, baseada na criação de valor”, afirmou a companhia em comunicado.

Após a conclusão da operação, a Telefónica espera reduzir a sua dívida financeira líquida em 4,6 bilhões de euros (R$ 29,79 bilhões).

O presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, afirmou que o negócio faz sentido sob o ponto de vista estratégico e que a empresa deverá continuar a buscar objetivos mais ambiciosos, citando a integração da O2 com a Virgin, no Reino Unido, e a compra da Oi Móvel, no Brasil.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários