16/12/2025
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Tchê Turbo Móvel: Gaúchos têm nova opção de MVNO

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Conectado à rede da Vivo, operadora tem como diferencial planos pós-pagos.

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o provedor regional Tchê Turbo lançou uma operadora móvel virtual (MVNO), o “Tchê Turbo Móvel”.

A nova MVNO utiliza a plataforma da Telecall e utiliza a rede da Vivo.

O provedor já atua principalmente em cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul, em sua maioria, com menos de 30 mil habitantes, com serviços de banda larga por fibra, telefonia fixa e streaming de vídeo.

Segundo a empresa, a escolha da Telecall se deve à cobertura da Vivo nessas localidades que o Thê Turbo atua.

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Diferentemente da maioria das MVNOs no mercado, o Tchê Turbo Móvel conta apenas com planos pós-pagos com valores a partir de R$ 46,90, conforme a seguir:

PlanoDadosLigaçõesSMSValor mensal
Básico3GB60 minutos60R$ 46,90
Light3GB60 minutos60R$ 54,90
Up5GBilimitadas100R$ 61,90
Top10GBilimitadasilimitadoR$ 84,90

Todos os planos possuem WhatsApp ilimitado, mas o conteúdo de vídeo é descontado da franquia de internet.

Além disso, o plano básico tem limitação de velocidade de 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload. Os demais planos não possuem essa limitação.

A operadora virtual conta ainda com planos família de 20GB de R$ 119,90/mês (podendo ser compartilhado com no máximo 4 pessoas e com valor de adicional de R$ 50), e pacotes empresariais com 5 chips (R$ 369,90 mensais) ou 10 chips (R$ 699,90 por mês).

A expectativa da operadora é vender 10 mil chips até o final deste ano.

Com informações de Thê Turbo e Mobile Times.

5G pode aumentar custos para o consumidor, alerta Claro

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Executivo da operadora critica o modo acelerado que a implantação da nova tecnologia é proposta pela Anatel.

Em evento online realizado nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, Fabio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro, afirmou que a implantação acelerada do 5G pode aumentar os custos da telefonia móvel para o consumidor final.

A fala do executivo é uma crítica à proposta do edital para o leilão, preparado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), principalmente, na parte que determina a implementação de uma rede 5G standalone.

A ideia é obrigar as operadoras a criar uma nova estrutura para o 5G sem que ela seja baseada ou limitada pela infraestrutura existente do 4G.

Andrade defende um cronograma mais confortável para a implantação da estrutura, com uma migração mais gradativa de tecnologia, para que o investimento possa ser diluído entre os consumidores.

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“Estamos tentando com a Anatel para que a agência conceda um prazo [maior] para que isso seja implementado, uma régua. Se isso for implementado de uma maneira imediata como exigido no relatório, diria que os custos vão aumentar exponencialmente. Estimo que três a quatro vezes mais do que o inicial”, afirma o vice-presidente da Claro.

Além da rede standalone, outros pontos preocupam a Claro, como a migração da Banda C para a Banda Ku e o ressarcimento dos satélites, o que aumenta ainda mais os custos.

Também entra na lista a proposta da rede privativa do Governo Federal, algo que as operadoras criticam por não se ter ideia do tamanho real dessa rede, o alcance e as condições de segurança.

“Não sabemos onde estamos pisando”, completa Fabio, dizendo que o leilão ainda está no campo do abstrato e que está sendo difícil para as empresas projetar os custos de implementação do 5G no Brasil.

O evento online foi promovido pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE).

Com informações de Mobile Time.

Infovias de fibra óptica no Norte vão custar R$ 1,6 bilhão

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Investimento sairá do bolso das operadoras como parte das obrigações estabelecidas no leilão 5G; entenda como vai funcionar.

Ilustração Pixabay (Fibra óptica)
Imagem: Ilustração Pixabay (Fibra óptica)

De acordo com Vitor Menezes, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, a construção das oito infovias de fibra óptica no Norte do país terá um custo de R$ 1,6 bilhão para as operadoras.

É um valor estimado pelo Governo Federal, que estabeleceu o investimento como parte das obrigações que teles terão que cumprir para pagar as frequências do 5G.

Afinal, empresários e representantes do setor de telecomunicações pediram por um leilão não arrecadatório e mais focado no desenvolvimento da infraestrutura do país.

Algumas informações garantem que, apesar de tudo, as operadoras não ficaram felizes com a quantidade de exigências feitas e pensam até que o 5G pode ser tornar “impagável”.

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Mas, Vitor Menezes assegura que todas as obrigações impostas no edital não vão ultrapassar o valor do espectro. Para o secretário, “não existe a menor possibilidade” disso acontecer.

Das oito infovias planejadas pelo Governo Federal, duas já estão com recursos garantidos. Uma delas vai usar a sobra de dinheiro da migração da TV analógica para a digital.

Entre as outras exigências estabelecidas estão a construção de uma rede privada para o governo e órgãos públicos, assim como uma maior expansão da conectividade 4G.

Ao que tudo indica, a queda de braços será pelo implante do 5G na plenitude, enquanto as operadoras pretendiam fazer um início mais “pé no chão”, de acordo com a realidade dos custos e do país.

Com informações de Tele.Síntese

Bloqueio de servidores piratas de IPTV continua

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Indústria do cinema não é a única em combate ao sistema ilegal de IPTV que libera canais fechados e mais por valores na faixa de R$ 30.

Ilustração Pixabay - Reprodução de Streaming/IPTV
Imagem: Ilustração Pixabay

O sistema pirata de IPTV não para de crescer, mas o combate também está cada vez maior. Dessa vez, cinco fornecedores de acesso foram bloqueados de prover os serviços.

Na prática, é um mercado que funciona da seguinte maneira: o consumidor encontra alguém que vende o serviço, paga um valor pequeno mensalmente, na faixa de R$ 30/40 e acessa canais de TV por assinatura e conteúdo sob demanda por meio de um app.

Há usuários que conseguem até mesmo incluir o aplicativo na Smart TV, por meio da loja de downloads.

Os fornecedores bloqueados distribuem conteúdo sem autorização, em especial jogos esportivos.

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Segundo a estimativa divulgada, o serviço atendia mais de um milhão de acessos por mês na Itália, o que motivou o pedido da liga espanhola de futebol “La Liga” pelo bloqueio dos servidores piratas.

É importante salientar que o futebol é um esporte de grande importância para a economia da Europa, mas a competitividade tradicional fica de lado.

Afinal, os clubes precisaram se unir para enfrentar aquela que pode ser uma das maiores ameaças aos lucros obtidos com a transmissão: a IPTV pirata.

No caso da denúncia feita pela “Liga Liga”, as autoridades da Itália conseguiram trabalhar para acatar com a solicitação. Em nota, os representantes da liga de futebol manifestam que eventos esportivos merecem uma sólida proteção, com base nos direitos da propriedade intelectual.

As empresas responsáveis por transmissões e times de futebol são apenas mais uma na grande união em combate à pirataria de conteúdo.

Grandes estúdios de cinema também já entraram com iniciativas contra. Leia mais sobre:

Com informações de TorrentFreak

Oi Fibra conta com 400 mil clientes na Região Centro-Oeste

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Somente no Distrito Federal, operadora possui 80 mil clientes do serviço de internet por fibra. Confira a lista de cidades atendidas.

Oi Fibra atinge marca de 400 mil clientes no Centro-Oeste

A Oi acaba de anunciar que atingiu a marca de 400 mil clientes da Oi Fibra nos três estados que formam a Região Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

De acordo com a companhia, a Oi é líder em crescimento de clientes de internet por fibra no Centro-Oeste entre as grandes operadoras, sendo responsável por 67% das novas aquisições durante o ano de 2020.

Apenas no Distrito Federal, a Oi Fibra é utilizada por 80 mil clientes. O serviço está disponível para instalação em 370 mil casas.

Já em todo o Centro-Oeste, o serviço está disponível para contratação em 1,5 milhões de endereços.

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–> Ranking Netflix retorna com Oi Fibra na liderança

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“A Oi vem trabalhando intensamente para o crescimento da Oi Fibra. É um projeto robusto que tem dezenas de milhares de colaboradores diretos e indiretos envolvidos e conta com a participação de diversos parceiros que são referências mundiais em tecnologia de transmissão de dados”, explica o diretor de varejo e empresarial da Oi na Região Centro-Oeste, Júlio Rocha.

A Oi Fibra está disponível nas seguintes regiões administrativas do Distrito Federal: Brasília, Arniqueiras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guara, Núcleo Bandeirantes, Riacho Fundo I, Santa Maria, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires.

No Centro-Oeste, o serviço pode ser contratado por usuários das seguintes cidades:

Goiás

  • Águas Lindas de Goiás
  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Cidade Ocidental
  • Goiânia
  • Morrinhos
  • Novo Gama
  • Rio Verde

Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande
  • Dourados

Mato Grosso

  • Cuiabá
  • Rondonópolis
  • Sinop

Em dezembro de 2020, a Oi conquistou 2 milhões de clientes em todo o país no serviço de internet por fibra.

A Oi Fibra possui planos de 200 Mbps (R$ 99,90/mês) e 400 Mbps (R$149,90/mês) de velocidade de internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

‘Downloads para você’: Netflix lança novo recurso inteligente

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Saiba como ativar a ferramenta que baixa automaticamente vídeos no celular de acordo com os gostos do usuário.

Novo recurso inteligente da Netflix baixa automaticamente séries e filmes de acordo com o gosto do usuário

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Netflix anunciou o lançamento do “Downloads para você”, um novo recurso que baixa automaticamente no celular séries e filmes recomendados, de acordo com os gostos do usuário.

O recurso “Smart Download” de conteúdos para assistir offline já existe há três anos. Com ele, o app baixa os próximos episódios escolhidos pelo usuário, conforme novos episódios são lançados e exclui os que já foram assistidos.

Porém, com a nova ferramenta de indicação automática, a Netflix promete um novo filme ou série disponível no smartphone sempre que o usuário estiver fora de casa, sem que ele precise escolher títulos.

“Queremos que você descubra sua próxima série ou filme preferido de um jeito rápido e fácil, com ou sem conexão”, afirmou a plataforma em comunicado.

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Tela do novo recurso "Downloads para você", da Netflix.
Tela do novo recurso “Downloads para você”, da Netflix.

Como ativar o ‘Downloads para você’

Para ativar o recurso, basta ir na guia “Downloads” do celular e ativar a opção “Downloads para você”.

O assinante pode selecionar o volume de dados que gostaria de baixar, como 1GB, 3GB ou 5GB. Quanto maior o espaço liberado, mais recomendações a Netflix vai baixar.

Por enquanto o recurso está disponível apenas para celulares Android.

A ferramenta deve ser disponibilizada aos poucos para usuários de todo o mundo, conforme o app é atualizado.

Para iOS, a Netflix afirma que está realizando testes e que logo estará disponível para os usuários de iPhone.

Com informações de Assessoria de Imprensa Netflix.

Brasil já conta com 54 MVNOs no mercado

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Operadoras móveis virtuais já possuem mais de 1,6 milhão de usuários no país.

MVNOs no Brasil já contam com mais de 1,6 milhão de usuários.

Neste mês de fevereiro, o Brasil contava com 54 operadoras móveis virtuais (MVNOs), sendo 10 autorizadas e 44 credenciadas.

As operadoras virtuais autorizadas são aquelas que prestam o serviço móvel, mas não possuem radiofrequências, operando por meio de compartilhamento de rede com as empresas de telefonia tradicionais. Neste caso, a MVNO se relaciona diretamente com a Anatel.

Já nas credenciadas, o relacionamento com a Anatel é feito pela habilitadora de rede virtual móvel (MVNE). A MVNO é uma revendedora dos planos da operadora proprietária da rede, sem muita autonomia na precificação.

Na categoria de MVNOs autorizadas, a Vivo e a TIM contam com quatro operadoras virtuais cada, e a Claro e a Algar Telecom com uma cada.

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A Americanet é a prestadora com maior número de MVNOs credenciadas (com 16 operadoras virtuais), seguido da Surf Telecom (11), Datora/Arquia (11), Vivo (3), Telecall (2) e Claro 1.

É válido destacar que uma das credenciadas da Surf Telecom, a Dry Company, lançou várias outras MVNOs, principalmente de clubes de futebol, mas que não entram na lista de total de operadoras virtuais.

Recentemente, foi lançada a “Fala Mangueira”, voltada para fãs do Carnaval, também pela Dry Company.

De acordo com levantamento do site Teleco, em 2020, o país contava com 1,6 milhão de usuários de celulares utilizando MVNOs, crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

O site ressalta que neste total não estão os usuários das operadoras credenciadas da Vivo e da Claro.

Atualmente, cerca de 1% dos celulares ativos no Brasil utilizam MVNOs.

Nos Estados Unidos essa porcentagem é superior a 5% e pode chegar a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Com informações de Teleco.

Nova plataforma de conteúdo estreia no NOW, da Claro

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Canal conta com filmes, séries, documentários, shows, jornalismo, esportes, entre outros.

Box Brazil Play chega ao NOW da Claro

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a plataforma Box Brazil Play estreará oficialmente no NOW, plataforma streaming exclusiva dos clientes da Claro.

O serviço recém-lançado conta com conteúdo exclusivamente produzido no Brasil, que inclui séries de TV, curtas metragens, programas de entrevistas, shows musicais, partidas esportivas, cobertura jornalística, conteúdo infantil, entre outros.

A plataforma da Box Brazil Play conta com 1.500 títulos sob demanda.

Entre os longas-metragens, é possível assistir títulos como “Nois por Nois” (co-dirigido por Aly Muritiba e Jandir Santin), “Alice Júnior” (longa que gerou ótima repercussão em vários festivais) e “Moda Sem Medida” (com um panorama do universo da moda para mulheres acima do peso).

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Já na lista de shows musicais é possível assistir a “Boleros” (Alcione), “Estratosférica Ao Vivo” (Gal Costa) e “Margem, Finda a Viagem” (Adriana Calcanhotto).

Também é possível acompanhar as séries “Snow Trip” (que estreará em abril) e “Lincoln Olivetti, O Mago do Pop”.

A Box Brazil Play pode ser assinada pelo NOW com o preço de R$ 14,90 por mês.

Para quem não é assinante da Claro também é possível assinar o novo serviço de forma independente pelo mesmo valor mensal de R$ 14,90 – ou por R$ 16,90 (o que inclui canais ao vivo) – nos três primeiros meses.

O conteúdo pode ser acessado pelos clientes da Claro no celular, tablet, computador e, em breve Smart TVs.

“Estamos muito empolgados em função desta parceria com a Claro. O Now é a principal janela de conteúdo VOD no Brasil e fazer parte dele era fundamental para nós”, afirma José Wilson Fonseca, vice-presidente do Grupo Box Brazil.

O Minha Operadora ressalta que no momento da publicação desta matéria, o Box Brazil Play ainda não estava disponível para assinatura no NOW.

Com informações de Assessoria de Imprensa Grupo Box Brazil.

WhatsApp vai bloquear mensagens de quem não aceitar novas regras

Empresa detalhou o que acontecerá com aqueles usuários que não concordarem com as alterações de privacidade do aplicativo.

Novas regras do WhatApp gera polêmica entre usuários.

Mark Zuckerberg está realmente disposto a prosseguir com as novas regras de privacidade para o WhatsApp.

Em uma nova publicação no blog da plataforma, a empresa detalhou o que acontecerá com aqueles usuários que não concordarem com as mudanças.

A partir de 15 de maio de 2021, se a pessoa não aceitar a nova política de privacidade, o WhatsApp não excluirá a conta. Entretanto, algumas funcionalidades serão restritas.

Por um determinado período (de algumas semanas), o usuário ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler ou enviar mensagens pelo aplicativo.

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–> WhatsApp adia mudança após polêmica

–> Em petição, usuários pedem à TIM o uso ilimitado do Telegram

–> Qual o número do WhatsApp da Vivo?

Para quem não deseja continuar a utilizar o aplicativo, a postagem do WhatsApp recomenda exportar o histórico de bate papo e baixar um relatório da conta antes de 15 de maio.

A empresa de Mark Zuckerberg ressalta que a exclusão da conta não pode ser revertida, apaga históricos de mensagens, remove o usuário de grupos e exclui backups.

Novas regras do WhatsApp

A nova política de privacidade do WhatsApp tem sido criticada por usuários do aplicativo de mensagens instantâneas.

A ideia de Mark Zuckerberg é compartilhar dados entre o WhatsApp e o Facebook, com o objetivo de fundir as duas plataformas e lançar novas ferramentas de e-commerce.

O anúncio em janeiro passado tem feito muitos usuários migrarem para outras app rivais, como o Telegram.

Além dos usuários, as autoridades veem com preocupação o risco para a privacidade de dados pessoais.

O WhatsApp é utilizado por cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Com informações de Tech Crunch.

TIM confirma parceria com Play2Pay para bonificar clientes

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Usuários poderão ganhar bônus de internet e recargas ao jogar games ou assistir vídeos publicitários.

Play2Pay será usado pelos clientes da TIM

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, a TIM anunciou uma parceria inédita com a Play2Pay, uma plataforma global de gamificação.

De acordo com a operadora, a novidade será lançada no segundo trimestre deste ano, atendendo inicialmente os clientes pré-pagos.

O aplicativo estará disponível para downloads em lojas de aplicativos com a marca da TIM, sendo customizado para o consumidor brasileiro, e fará parte da plataforma TIM Ads.

Na prática, os usuários vão receber bônus de internet e recargas ao jogar games e ver anúncios veiculados durante as atividades.

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–> TIM reforça que 5G DSS chegará em 12 cidades até março

A parceria com a Play2Pay é vista pela TIM como uma forma de gerar benefícios adicionais para os clientes, diversificar receitas da operadora e atrair anunciantes.

“Estamos muito felizes em trazer a Play2Pay para o Brasil. E tudo isso faz parte do trabalho que iniciamos em 2020 relacionado ao nosso big data, respeitando rígidos critérios de segurança, privacidade e proteção de dados da nossa base, gerando novos negócios para a companhia e principalmente valor para nossos usuários”, afirmou Renato Ciuchini, chefe de estratégia e transformação da TIM Brasil.

Segundo a operadora, um terço da base de clientes da TIM já consentiu receber publicidade em troca de bônus de internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.