29/03/2024

5G pode aumentar custos para o consumidor, alerta Claro

Executivo da operadora critica o modo acelerado que a implantação da nova tecnologia é proposta pela Anatel.

Em evento online realizado nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, Fabio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro, afirmou que a implantação acelerada do 5G pode aumentar os custos da telefonia móvel para o consumidor final.

A fala do executivo é uma crítica à proposta do edital para o leilão, preparado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), principalmente, na parte que determina a implementação de uma rede 5G standalone.

A ideia é obrigar as operadoras a criar uma nova estrutura para o 5G sem que ela seja baseada ou limitada pela infraestrutura existente do 4G.

Andrade defende um cronograma mais confortável para a implantação da estrutura, com uma migração mais gradativa de tecnologia, para que o investimento possa ser diluído entre os consumidores.

VIU ISSO?

–> Ativação do 5G no Brasil pode ficar para 2023

–> ‘5G é inegociável’, diz Fábio Faria

–> 5G deve ficar R$ 7 bilhões mais caro após exigências do Governo

“Estamos tentando com a Anatel para que a agência conceda um prazo [maior] para que isso seja implementado, uma régua. Se isso for implementado de uma maneira imediata como exigido no relatório, diria que os custos vão aumentar exponencialmente. Estimo que três a quatro vezes mais do que o inicial”, afirma o vice-presidente da Claro.

Além da rede standalone, outros pontos preocupam a Claro, como a migração da Banda C para a Banda Ku e o ressarcimento dos satélites, o que aumenta ainda mais os custos.

Também entra na lista a proposta da rede privativa do Governo Federal, algo que as operadoras criticam por não se ter ideia do tamanho real dessa rede, o alcance e as condições de segurança.

“Não sabemos onde estamos pisando”, completa Fabio, dizendo que o leilão ainda está no campo do abstrato e que está sendo difícil para as empresas projetar os custos de implementação do 5G no Brasil.

O evento online foi promovido pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE).

Com informações de Mobile Time.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários