15/12/2025
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Telefônica Brasil aprova distribuição de R$ 5,85 bilhões em juros e dividendos

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Nesta terça-feira (26), a Vivo (Telefônica Brasil) realizou assembleia ordinária e extraordinária onde decidiu que vai distribuir R$ 5,85 bilhões em dividendos e juros sobre capital para seus acionistas até 18 de outubro. O montante corresponde ao lucro de R$ 6,23 bilhões obtido em 2021, já descontadas as reservas legais e para incentivos.

Desse valor, R$ 2 bilhões serão distribuídos em dividendos para quem tinha ações da empresa na data de 26 de abril. Enquanto que o restante de juros sobre capital já foram concluídos ao longo dos últimos doze meses.

A companhia optou por pagar de uma vez todos os juros sobre capital (JSCP) em 19 de julho. Em 18 de outubro, vai distribuir os dividendos. Em JSCP, vai transferir ao todo R$ 2,32 bilhões. Em dividendos, o total será de R$ 3,52 bilhões.

A Vivo também informou que elegeu o conselho de administração, incluindo o atual presidente da operadora, Christina Gebara, e o ex-presidente, Eduardo Navarro; e o conselho fiscal, que contou com a eleição de Gabriela Soares Pedercini como membro efetivo do colegiado e Alexandre Pedercini Issa como suplente.

Na assembleia geral extraordinária foi aprovada alteração no estatuto social refletindo novo número de ações em virtude do cancelamento de parte das ações ordinárias mantidas em tesouraria. São efeitos de deliberação tomada pelo conselho de administração da operadora em fevereiro e que decidiu pelo cancelamento de 14,046 milhões de ações ordinárias.

Nesta reunião foi aprovado todas as contas e relatórios fiscais da Telefônica Brasil que foram apresentados pelos diretores.

A empresa também informou a aprovação de um segundo aditamento ao contrato com a Telefônica Global Solutions Brasil (TGS) para a prestação de serviços de comunicação via satélite. A subsidiária utiliza capacidade satelital do SGDC da Telebras, em acordo com a Viasat.

O aditivo possibilitou a prorrogação do contrato vigente para até 30 de novembro de 2024, com valor fixo de R$ 141,4 milhões. Com isso, o total do contrato é de R$ 361,3 milhões.

De acordo com a Vivo, o TGC teve o melhor preço na comparação feita com outros fornecedores, assumo como ter as melhores condições comerciais e prestações de serviços mais vantajosas para a empresa.

Confira o calendário do pagamento de juro em julho e outubro de 2022:

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Roubo de cabos de telecom causa prejuízo anual de R$ 1 bilhão no Brasil

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De acordo com levantamento realizado pela Conexis, associação que representa as operadoras de telecom de vários estados brasileiros, sobre o roubo de cabos de telecomunicações em 2021, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro são os estados onde mais tem roubo de cabos. O estudo aponta que a ação causa prejuízos anuais de R$ 1 bilhões em todo o país.

Foto: Reprodução/TV Globo

No ranking, o São Paulo é o líder da lista com 1,08 milhão de metros de cabos roubados, seguindo Paraná que ultrapassou o Rio de Janeiro e ficou no segundo lugar com 608,5 mil metros, onde prejudica 608 mil paranaense e por em risco a vida de cerca de 6 milhões de pessoas. Enquanto que o estado carioca ocupa a terceira posição com 504, 1 mil metros.

Na quarta posição ficou o Rio Grande do Sul, tendo um aumento na quantidade de cabos furtados para 75% em 2021, em comparação ao ano anterior. Passou de 187.676 metros para 328.959 metros

No Brasil, de acordo com o levantamento, foram furtados ou roubados 4,12 milhões de metros de cabos de telecom, uma quantidade suficiente para cobrir uma distância entre Oiapoque, no extremo norte do Brasil, até Chuí, no extremo sul. Tais ações criminosas deixam clientes sem acesso a serviços de comunicação, e, portanto, privados de contato com serviços essenciais, como polícia, bombeiros e emergência médica.

Nos últimos seis meses, somente no Paraná, a Ligga Telecom registrou mais de 120 boletins de concorrência, o correspondente a mais que o dobro de BOs abertos nos meses anteriores. Com isso, mais de 30 mil clientes foram prejudicados por atos de vandalismo mensalmente, ficando uma média de 12h e 24h sem serviços de internet.

De acordo com Wendell Oliveira, diretor-presidente da Ligga Telecom afirma que os cirminossoa buscam por cabos de cobre, pois é um amterial que pode ser revendido de forma ilegal, mas como os cabos de teleocm nao possuem cobre e, sim fibra óptica. cujo material não tem valor comercial em desmanches clandestinos. Com isso, é comum que após o engano, eles abandonem os cabos cortados.

O executivo afirma que tem se encontrado em reuniões com autoridades estaduais e municipais do Paraná, das Secretarias Estaduais e Municipais de Segurança Pública; e que levou ao governador Ratinho Jr. propostas de mudanças na legislação para enfrentar esta prática criminosa.

Claro lança aplicativo do streaming NOW nas smart TVs da LG

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Assinar um serviço de streaming e não ter suporte na sua smartv para adicionar o aplicativo pode limitar o crescimento da plataforma, assim como desanima o consumidor a adquirir o produto. O Claro NOW que antes só era possível assistir pelo smartphones, tablet ou computador via navegador, agora está disponível nas smart TVs da LG.

A operadora deu um passo à frente ao lançar o app para smarts TVs da marca LG. O aplicativo está disponível na LG Content Store, lojas de aplicativos da smart TVs da marca com sistema operacional webOS. Segundo a descrição, com o Claro NOW é possível assistir aos conteúdos on demand, assim como canais ao vivo, desde que faça login com a conta da Claro.

Embora seja um avanço, infelizmente o aplicativo ainda só está disponível nas TVS da marca LG. Com isso, os usuários de outras fabricantes ainda estão desassistidos. A operadora foi questionada pelo portal Tecnoblog sobre a disponibilidade em outras marcas, mas a Claro apenas confirmou a chegada nas TVs LGs e não revelou mais detalhes.

Streaming Claro NOW

Uma das maneiras para ter acesso aos canais ao vivo do streaming é por meio do pacote Top Streaming, que custa R$ 59,90/mês. É uma opção para quem não quer Claro Box TV, já que possuem a mesma grade. O único problema é que o serviço está disponível apenas para clientes banda larga fixa, TV ou celular pós-pago, não tendo a opção de contratação avulsa.

Se o aplicativo foi aprovado pelos usuários, uma vez que há informações de que a experiência por celulares e tablets não é boa, talvez a novidade fará com que a Claro NOW seja mais competitiva no mercado, como DIRECTV GO e Guigo TV.

Há alguns dias a Vivo também lançou o Vivo Play App, mas segue a mesma linha da Claro ao não permitir a contratação de consumidores que não são seus clientes, já que apenas assinantes de celular pós-pago e controle podem assinar o streaming.

Globo usa rede 5G da Claro para transmitir o Carnaval de São Paulo

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Neste último fim de semana aconteceu a primeira etapa do Carnaval 2022 com desfiles no Rio de Janeiro e São Paulo. Embora muitas pessoas não tenham notado, a transmissão realizada pela Rede Globo do Grupo Especial de São Paulo foi feita com o auxílio da rede 5G. O desfile contou com uma cinegrafista em meio aos passistas, exibindo a imagem sucatadas em tempo real e alta resolução.

A cobertura foi feita por meio do 5G em ondas milimétricas, onde foi usado uma “Mochilink”, uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão, que acessava a rede. Com isso, o profissional pode seguir todo o percurso do desfile sem precisar ficar preso a cabos. Na transmissão foi utilizado equipamentos com a rede 5G mmWave da Claro em parceria com a Ericsson.

O kit do Mochilink se conectou à rede na frequência de 26 GHz com velocidade superiores a 2,5 Gbps, onde a Claro foi uma das compradores desse espectro no leilão realizado em novembro de 2021 pela Anatel. O uso dessa tecnologia é defendida pela Claro em eventos de grande volume de pessoas, uma vez que as redes baseadas em ondas milimétricas tem o poder de processamento de dados e baixas latências.

“Com a rede de quinta geração, a Claro quer trazer ainda mais possibilidades e melhorar a experiência para as programadoras, além de aprimorar a forma como o telespectador se relaciona com as transmissões ao vivo. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país”, comenta Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

Para que a transmissão acontecesse foi instalada a rede 5G no Sambódromo do Anhembi em colaboração com a Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm que apoiaram as demonstração com dispositivos (CPEs, APs Wi-Fi e Smartphones). Foi usado no Mochilink um smartphone da linha Edge da Motorola com Snapdragon 8 Gen 1, com sistema de modem-RF Snapdragon X65, da Qualcomm.

Durante o evento, a Claro montou um espaço especial no camarote Confraria, onde instalou internet fixa baseada no 5G por meio de modems conectados que captava o sinal de banda larga da operadora e retransmitia a capacidade para pontos de acessos WiFi tradicionais.

Vivo fala sobre a migração de clientes Oi Móvel para sua base

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Com a finalização da venda da unidade móvel da Oi para a TIM, Vivo e Claro, muitos clientes que serão migrados para as novas operadoras ainda estão sem muitas informações de como ocorrerá o processo e se seus atuais planos serão alterados após a transferência. Por causa disso, as operadoras estão se manifestando sobre o assunto, dessa vez foi a Vivo.

Em entrevista dada ao portal O POVO, Marcos Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas para o segmento Consumer da Vivo no Brasil, falou sobre a manutenção da promoção e quais usuários receberão o primeiro contato sobre a migração.

O executivo falou que os cerca de 3 milhões de usuários da Oi Móvel no Ceará irão receber mensagens nas próximas semanas. A operadora adianta que “agora, não muda nada para o cliente que vem da Oi”, e que a migração deve ser mais efetiva próximo do final de 2022.

Fabbris afirma que a qualidade de serviço manterá os clientes da Oi na operadora, cujo preços eram mais agressivos. A notícia boa é que a Vivo continuará com a manutenção das ofertas. Ou seja, “já está definido que os clientes da Oi vão continuar pagando os mesmos preços que pagam hoje até o término do contrato, com ajustes de inflação ano contra ano”.

Após o término do contrato, as novas negociações estão em cima das ofertas da Vivo. Ele foi questionado sobre a implementação de um portfólio louco, com preços diferenciados para o mercado do Ceará, mas ele disse que não.

“Esse cliente vai ficar numa melhor situação porque a Oi compensava talvez o menor investimento na rede por ofertas mais baratas. O cliente consegue ter uma rede de melhor qualidade com a Vivo e vai continuar pagando o mesmo que pagava com a Oi”, afirmou.

O que acontecerá com os chips 31 anos?

De acordo com Fabris, os clientes do plano Oi 31 anos continuaram com a garantia de manutenção. “Mas o que acontece é que os nossos planos de voz são ilimitados. Naquela época, a ligação era a mais visada, mas nós temos planos melhores e não vai ser problema. Damos ligação de forma ilimitada, nacional. Mas vai ter que usar, após a migração, o DDD 15. Mas será mantido, sim”, assegurou.

Outro ponto respondido pelo executivo foi sobre a troca de chips da Oi para a Vivo. Ele afirmou que não será necessário realizar a troca de chips, pois o uso da rede para os novos clientes será por roaming internacional, que é quando o usuário usa o sinal de uma parceira quando não há sinal da operadora dele. No entanto, o cliente pode optar por uma oferta do portfólio da Vivo por meio da portabilidade, já que a migração não começou efetivamente.

A mudança efetiva dos clientes, com novos chips e o uso obrigatório do DDD 15, segundo Fabbris, ocorrerá “mais para o fim do ano”, e acontecerá “em ondas semanais”, sem priorizar nenhuma região ou cidade.

“Não tem priorização geográfica. Vamos fazer primeiro os clientes pré-pagos, que consideramos mais simples e, depois, vamos migrar os clientes pós-pagos, que possuem faturas”, informou.

Assim como já foi declarado pela Claro e TIM, a Vivo também já está preparando um site específico para recepcionar e tirar as dúvidas dos clientes vindos da Oi Móvel. Algo que também foi feito pela Oi para orientar os assinantes em possíveis problemas.

Claro cresce no serviço móvel e tem receita de R$ 10 bilhões no 1T22

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Nesta terça-feira (26), a Claro, controlada pela mexicana América Móvil, divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2022, onde a companhia apresentou um crescimento de 11% na receita vindas de serviços móveis, mas houve um encolhimento de 4,1% nos serviços fixos, devido ao desligamento na TV por assinatura.

A Claro obteve uma receita líquida total de R$ 10,08 bilhões no primeiro trimestre deste ano, representando uma alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro antes de impostos, depreciações, juros e amortizações (EBITDA) ficou em 4,08 bilhões, 1,4% acima do visto de janeiro a março de 2021. A margem Ebitda foi de 40,5%, apresentando uma leve queda de 0,5 pontos percentuais (pp), sendo que em 2021 foi de 41%. O lucro líquido não foi divulgado.

Dessa forma, a Claro informa que “segue focada na implementação de ganhos de eficiência operacional, sinergias, simplificação e digitalização de processos”.

Segundo documento publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a operadora afirma que terminou o mês de março com 71,8 milhões dos clientes móveis, liderando o saldo líquido de portabilidade no período, com 325 mil linhas. De acordo com a Claro, a base de assinantes aumentou 11,7%, representando uma adição de 4,8 milhões de clientes na base de pós-pago no último ano.

Na base pré-pago, o empresa fechou o 1T22 com 29,4 milhões de clientes, adicionais 0,32 p.p. em participação de mercado nos últimos doze meses findos em fevereiro de 2022.

A Claro diz que retomou o crescimento de banda larga fixa no trimestre, atingindo 24,4% de participação no mercado, mantendo-se líder, afirma a companhia. A cobertura total de rede fixa alcançou 36 milhões de domicílios em 392 cidades. Lançou rede de fibra óptica até o domicílio (FTTH) em 20 novas cidades no trimestre, totalizando assim 188 cidades, que atendem 3,5 milhões de domicílios nessa tecnologia.

No segmento corporativo, houve um crescimento de receita de 116,5% em Cloud, 35,9% em banda larga móvel, 35,8% em segurança, 17,3% em M2M/IoT, 14,8% em Plataforma de Conectividade com Internet e 11,3% em Plataforma de Mobilidade. No ramo de TV por assinatura, a empresa de telecomunicações afirma que alcançou 42,9% de participação no mercado.

Pela segunda vez, Oi adia divulgação de resultados do quarto trimestre de 2021

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A Oi adiou pela segunda vez a apresentação de seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2021. Agora, a divulgação oficial serpa no dia 4 de maio. Inicialmente, os resultados deveriam ter sido apresentados no dia 29 de março, mas foram adiados para 27 de abril.

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Foto: Reprodução Internet

Da primeira vez que anunciou o adiamento, a empresa afirmou que o motivo é continuar trabalhando separação dos ativos, incluindo as demonstrações da própria unidade produtiva isolada (UPI) da Oi Móvel, além das três sociedades de propósito específico (SPEs) que a compõem – Cozani, Garliava e Jonava RJ, que serão incorporadas por, respectivamente, TIMVivo e Claro.

No comunicado, a Oi disse ainda que os impactos da venda do controle da InfraCo nos trabalhos também adicionaram complexidade que levaram a empresa a decidir pelo adiamento.

Nesta terça-feira (26), a empresa voltou a afirmar que precisa de mais tempo para solucionar essas questões, que seguem pendentes. 

Em um comunicado oficial, a Oi disse: “Em virtude a complexidade dos trabalhos de segregação de ativos nas três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis, incluindo a necessidade de elaboração de suas demonstrações financeiras, na data base de fevereiro de 2022; a necessidade de obtenção de pareceres dos auditores independentes para as demonstrações financeiras das três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis; bem como os impactos da venda da UPI Ativos Móveis e da venda do controle da UPI InfraCo nos trabalhos de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia, e, consequentemente, no parecer dos auditores independentes com relação às demonstrações financeiras da Oi, a Companhia informa que será necessário mais tempo que o inicialmente estimado para a conclusão dos trabalhos”.

“A Companhia reitera que a conclusão tempestiva das alienações da UPI Ativos Móveis e do controle da UPI InfraCo são etapas fundamentais para a implementação das operações e cumprimento das obrigações previstas no Plano de Recuperação Judicial da Oi e está em linha com a execução do seu Plano Estratégico de transformação”.

Os dados preliminares divulgados mostraram piora da operação, exceto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do quarto trimestre de 2021. Já a receita líquida caiu tanto no quarto trimestre de 2021 quanto no ano inteiro. 

Nesta terça-feira (26), a Oi reapresentou os mesmos números não auditados.

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A Companhia disse ainda que tais informações são preliminares e que ainda estão sujeitas à conclusão das análises pelos auditores independentes da Companhia.

A Oi manterá seus acionistas e o mercado informados sobre o desenvolvimento dos assuntos objeto deste Fato Relevante.

SpaceX assina acordo de Wi-Fi a bordo da Starlink com a transportadora JSX

A SpaceX assinou seu primeiro acordo para adicionar a internet via satélite Starlink à frota de aviões de uma transportadora aérea com a empresa de fretamento semiprivada JSX, à medida que a empresa de Elon Musk entra no mercado de Wi-Fi a bordo.

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Foto: Reprodução Internet

O CEO da JSX, Alex Wilcox, disse à CNBC que o acordo com a SpaceX cobre o serviço em até 100 aviões. A JSX possui atualmente 77 jatos Embraer de 30 assentos em sua frota.

“Seremos os primeiros a ter [Starlink] em um avião”, disse Wilcox. O cofundador da JSX, Wilcox foi o ex-chefe de desenvolvimento de produtos da JetBlue Airways.

O serviço Starlink da SpaceX em voos JSX está pendente de aprovação regulatória, mas Wilcox disse que espera que esteja disponível até o quarto trimestre, se não antes. Atualmente, uma antena de aeronave Starlink é instalada em um avião JSX para fins de teste.

“Os engenheiros da SpaceX são inacreditáveis”, disse Wilcox.

Wilcox se recusou a fornecer detalhes financeiros sobre o contrato da JSX com a SpaceX. Ele observou que a JSX fornecerá o serviço Starlink gratuitamente aos passageiros, sem a necessidade de telas de login para acessar a rede.

Starlink no JSX “será como em casa, só que mais rápido”, disse Wilcox.

A conectividade em voo é um mercado que a SpaceX falou sobre a interrupção desde que a empresa começou a oferecer seu serviço de internet via satélite, com o vice-presidente da Starlink, Jonathan Hofeller, enfatizando recentemente que o mercado de Wi-Fi de aviação “está pronto para uma revisão”.

A SpaceX começou a testar uma versão específica da aviação de sua antena, ou terminal Starlink, há mais de um ano. Até o momento, a SpaceX lançou cerca de 2.000 satélites Starlink para apoiar sua rede global.

A empresa tem cerca de 250.000 assinantes totais da Starlink, que incluem consumidores e clientes corporativos. Os usuários pagam US$ 110 por mês pelo serviço padrão e US$ 500 por mês pelo nível premium.

Oi apresenta nova marca que foca na internet por fibra

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A Oi apresentou sua nova marca nesta terça-feira (26), a Nova Oi. Através de um vídeo compartilhado no YouTube e nas redes sociais, a empresa anunciou um reposicionamento de marca direcionado para o serviço de internet por fibra.

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Foto: Reprodução Internet

“Você pensa, muda, evolui. E a Oi se transformou para te acompanhar. Chegou a nova Oi. Para fazer com você, do simples ao extraordinário”, escreveu a Oi.

Após a venda da rede móvel da Oi para a TIM, Claro e Vivo, a Nova Oi quer resgatar a proximidade com os clientes, além de contribuir no crescimento do acesso dos brasileiros à internet residencial. A novidade acontece após a inclusão de parcerias com players de educação, entretenimento e instituições financeiras nos planos oferecidos aos usuários.

“A gente deixa de ser uma empresa totalmente focada em telecom e se transforma, caminhando para uma plataforma digital, que vai estar conectada por meio da fibra. A gente vai plugar diferentes serviços, de diversas áreas. Essas parcerias vão aparecer mais a partir do terceiro trimestre do ano”, disse a diretora de marca, Livia Marquez.

“A Oi mudou. Queremos mostrar a simplicidade da empresa, a forma clara e assertiva que ela trabalha, e queremos uma nova chance de sermos avaliados pelas pessoas. Não é só uma campanha, estamos iniciando uma jornada”, acrescenta Livia.

Confira o vídeo da Oi:

VENDA DA OI

Na quarta-feira (20), as empresas de telecomunicação envolvidas na operação da venda da Oi MóvelTIMVivo e Claro, informaram que a conclusão do processo foi finalizada. A unidade móvel (UPI Ativos Móveis) da operadora, que estava em recuperação judicial foi vendida por R$ 16,5 bilhões para a Vivo, TIM e Claro, no final do ano passado.

A assinatura dos contratos aconteceu na manhã desta quarta-feira e a venda foi feita às rivais TIM, Vivo e Claro, que pagaram R$ 15,92 bilhões. Agora, os antigos clientes da Oi Móvel serão migrados conforme o DDD. Cada operadora fará uma campanha de comunicação para orientar o consumidor a respeito da migração de seu número e opções de transferência.

Segundo comunicado emitido pelas operadoras, dos R$ 15,92 bilhões, R$ 14,47 bilhões já foram recebidos. Outros R$ 1,45 bilhões serão retidos por até 120 dias, “para que se conclua a avaliação de eventuais ajustes adicionais, como é comum em operações dessa natureza”.

Cinemas querem reproduzir filmes da Netflix caso streaming monetize suas produções

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O presidente e CEO da National Association of Theatre Owners, John Fithian, disse, em entrevista recente, que as operadoras de cinema estão abertas a reproduzir filmes da Netflix caso o streaming queira monetizar seus filmes originais.

Produtora de Steven Spielberg fecha acordo com a Netflix
Foto: Reprodução Internet

Seus comentários aconteceram durante o CinemaCon, onde as empresas cinematográficas estão divulgando suas próximas listas para os expositores. A convenção de Las Vegas acontece dias depois que a Netflix disse que havia perdido 200.000 assinantes no primeiro trimestre.

Nesta segunda-feira (26), o recém-instalado chefe da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, disse, em uma teleconferência de resultados, que o conglomerado não “gastaria demais” para garantir o crescimento de assinantes de streaming. Em vez disso, as plataformas de streaming integradas do estúdio “complementarão” plataformas de TV e cinema tradicionais e existentes, como filmes e séries de TV da Warner Bros. e HBO.

Questionado sobre os comentários de Zaslav em uma entrevista coletiva, Fithian disse: “Zaslav definiu o que significa ter um filme funcionando nos cinemas. Abre o mercado doméstico.”

Durante anos, a Netflix se recusou a cumprir um lançamento teatral tradicional. “Nós amamos esses caras [Netflix]. [Co-CEO] Ted Sarandos conhece filmes e TV melhor do que ninguém em Hollywood. Nossas portas estão abertas para dar mais amplitude aos filmes da Netflix. Adoraríamos fazer mais filmes deles”, disse Fithian.

No momento, os filmes da Netflix normalmente não são exibidos em grandes redes. Uma exceção é o Cinemark, que mostrou títulos como o filme de ação de Dwayne Johnson, Red Notice.

O presidente da Motion Picture Association, Charles Rivkin, disse que não poderia comentar o assunto, já que suas empresas associadas incluem os estúdios e a Netflix. “Cada empresa tem sua própria estratégia”, disse Fithian.

Durante seu discurso no encontro anual de donos de cinemas, Fithian mirou diretamente nos lançamentos diários dos conglomerados. “Tenho o prazer de anunciar que o lançamento simultâneo está morto como um modelo de negócios sério, e a pirataria é o que o matou”, disse Fithian. “Quando uma cópia original de um filme chega à Internet e se espalha, isso tem um impacto muito prejudicial em nossa indústria.”

Enquanto isso, Rivkin ressaltou como a pirataria é desenfreada para filmes que são lançados simultaneamente em streaming e nos cinemas. Em seu discurso, Rivkin observou que estava “encorajado por nosso progresso nessa luta contínua contra a pirataria, e também estou encorajado pelos aumentos que estamos vendo atualmente nas bilheterias globais. Esses sucessos atuais de bilheteria mostram que os espectadores ainda apreciam a santidade e a embriaguez social do espaço compartilhado.”