17/12/2025
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Telecom Italia recebe financiamento do governo italiano para impulsionar 5G

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A Telecom Italia conseguiu garantir do governo italiano um financiamento de 725 milhões de euros para impulsionar a implementação do 5G e conectar redes de fibra óptica em áreas carentes. De acordo com a agência encarregada de gerência dos dois projetos, a Infratel Italia, o financiamento tem como destino a implementação de links de fibra entre os sites móveis.

As obras onde será colocado o financiamento devem ser concluídas até 30 de junho de 2026, sendo que até 90% dos custos incorridos serão contribuídos pelo financiamento público.

Em março deste ano, o governo da Itália anunciou a disponibilização de mais de 2 bilhões de euros como parte dos esforços para aumentar o acesso à quinta geração de internet móvel no país. Os fundos são origens do Plano de Recuperação e Resiliência da Itália, um programa no âmbito de uma iniciativa da União Europeia que visa mitigar o impacto econômico e social da pandemia de Covid-19 (coronavírus).

De acordo com Vittorio Colao, ministro da Inovação da Itália, disse que o financiamento da empresa de telecomunicações Telecom Italiacompleta o plano do governo de conectar toda a Itália com redes de alta capacidade”. Os recursos serão utilizados em áreas onde há o interesse de investimento.

Em janeiro deste ano foi anunciado o financiamento de 3,7 bilhão de euros para impulsionar a implementação do serviço de banda larga de 1 Gbps. O financiamento para impulsionar o 5G está além desse valor.

Claro será distribuidora exclusiva do streaming F1 TV Pro no Brasil

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Nesta terça-feira (14), a Band e a Fórmula 1 confirmaram que o contrato para as próximas temporadas do evento foi renovado com a emissora até 2025. No mesmo dia, também foi divulgado um acordo de distribuição estratégica com a Claro. Com isso, a operadora se torna parceira exclusiva de distribuição da plataforma de streaming própria da principal categoria do automobilismo mundial, a F1 TV Pro, no mercado brasileiro.

O certame foi chefiado pela Liberty Media, onde a operadora será a distribuidora única oficial da F1 TV Pro, visando aumentar ainda mais a presença no país. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fórmula 1 e a América Móvil, uma das maiores provedoras de serviços de telecomunicações da América Latina, com mais de 360 ​​milhões de clientes em 18 países.

A partir de julho, a F1 TV Pro estará disponível para os clientes da Claro Brasil, sendo que a assinatura poderá ser realizada e quitada mês a mês por meio de contas pós-pagas.

Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, afirma que um dos principais ativos de marketing da operadora é o automobilismo, onde posiciona os produtos e serviços em volta do desempenho, tecnologia e inovação.

“Temos um histórico de patrocínio de pilotos e equipes de corrida, como Sergio Pérez, Pietro Fittipaldi e Red Bull Racing. Além disso, a Claro apoia a Band como patrocinadora da transmissão. Agora, estamos lançando o serviço de streaming F1 TV Pro, reforçando nossa posição como o maior hub de conteúdo da América Latina”, comentou.

“Clientes Claro e fãs de automobilismo terão acesso a todas as emoções, com a maior comodidade, podendo agregar a F1 TV aos nossos serviços de conectividade e entretenimento, possibilitando assistir e interagir com a F1 em casa, por meio da maior plataforma de banda larga do Brasil, e em qualquer outro lugar em seus smartphones, experimentando a maior qualidade de nossa rede móvel, a mais rápida do país”, finalizou o executivo.

Sobre a F1 TV Pro

A plataforma passou por uma reformulação em 2021, e segundo a mesma, se tornou “mais acessível do que nunca”, aprimorando o serviço para levar melhor experiência de visualização dos de Formula ao redor do mundo.

A F1 TV Pro possui cobertura de todas as sessões de treino e corridas ao ao vivo e sob demanda do esporte, além de acesso ao vivo de todas as câmeras de bordo dos pilotos e canais de rádio das equipes, replays e melhores momentos.

Os clientes também poderão acompanhar, ao vivo, todas as sessões de F2, F3 e Porsche Supercup, além de um arquivo que abrange mais de 2 mil horas de programação.

Vivo afirma que adicionou R$ 66,6 bi ao PIB do país em 2021

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A Vivo publicou seu relator Integrado, alinhado ao IIRC (Conselho Internacional de Relato Integrado – International Integrated Reporting Council), onde faz um levantamento do impacto econômico e social da companhia no Brasil em 2021, como forma de demonstrar a transparência e a transversalidade dos temas ambiental, social e de governança (ESG) da empresa.

O documento relaciona as informações mais relevantes da organização aos resultados, atividades operacionais e estratégias de negócio. A empresa estima que adicionou ao PIB do país ano passado o valor de R$ 66,6 bilhões.

Também foi divulgado o Informe Social, a Fundação Telefônica Vivo (FTV), que detalha as iniciativas voltadas à digitalização da escola pública. Nesse caso, foram beneficiados 2,7 milhões de pessoas em 2022, segundo estimativas da operadora.

“Como líderes em telecomunicações e conectividade, impulsionamos a infraestrutura para digitalizar o país e contribuímos para o desenvolvimento sustentável, apoiados nos pilares ambiental, social e com uma governança estruturada e forte, sem a qual não seria possível construir uma visão de longo prazo em ESG”, revela o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Impacto socioeconômico

Segundo estimativa e metodologia global “Total Impact During”, em 2021, a contribuição da Vivo para o PIB brasileiro em 2021 chegou a 12,6 bilhões de euros (R$ 66,6 bilhões), considerando os impactos diretos e indiretos de suas atividades, além do induzido, decorrente do incremento de consumo devido à renda dos empregos gerados.

Ao mesmo tempo, aproximadamente R$ 48,76 bi ou 82,2% das receitas geradas, de um total de R$59 bilhões, foram distribuídas para seus diversos stakeholders (colaboradores, fornecedores, acionistas e governo/sociedade).

Dimensão Ambiental

Desde 2018 que o consumo de energia da Vivo vem de fonte 100% renovável e vem ampliando, gradativamente, a produção da própria energia por meio do modelo de geração distribuída, utilizando fontes renováveis de origem solar (61%), hídrica (27%) e de biogás (12%).

Já são 28 usinas em funcionamento, com plano de chegar a 85 ainda em 2022. Com a expansão do projeto, até o momento, foram gerados aproximadamente mil empregos na fase de construção e mais de 200 na operacionalização destas usinas.

A Vivo também intensificou suas ações internas e com seus demais stakeholders, como fornecedores e clientes, para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Como resultado, a companhia reduziu em 19% em suas emissões diretas de CO2, de 81,2 mil toneladas de CO2, em 2020, para 63.019 mil toneladas em 2021, mesmo com a expansão de rede e aumento no número de clientes. Os números referem-se às emissões de Escopo 1, uma vez que as do Escopo 2 são iguais a zero, em função do uso de energia renovável.

Nos serviços de conexão, nuvem e Internet das Coisas (IoT), a Vivo ajudou seus clientes a evitar a geração de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2, com base na redução de deslocamentos e consumo de energia. Para trabalhar o tema junto à sua cadeia de valor. Além disso, também avançou com seu Programa Carbono na Cadeia de fornecedores.

Fundação Telefônica Vivo

Segundo a operadora, foram investidos em 2021 R$ 64,2 milhões pela Fundação Telefônica Vivo, cujo dinheiro foi para iniciativas que beneficiaram 2,7 milhões de pessoas.

Focada na escola pública, a Fundação lançou o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).

Por meio do programa de Voluntariado Corporativo da Vivo, a Fundação estimula a solidariedade, sendo que ano passado, no formato híbrido, houve a presença de 19 mil voluntários e 215 mil beneficiados.

Apple TV+ fecha acordo de direitos de 10 anos com a Major League Soccer

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A gigante da tecnologia Apple fechou um acordo de direitos de 10 anos com a Major League Soccer que tornará o aplicativo Apple TV o local exclusivo para ver todas as partidas ao vivo da MLS a partir de 2023.

Apple TV+ contrata ex-CEO da HBO
Foto: Reprodução Internet

O novo acordo de direitos vinculará a Apple ao futebol até 2032, e é o segundo acordo esportivo que fez nos últimos meses, depois de revelar um pacto em abril para mostrar os jogos de sexta à noite da Major League Baseball.

“Pela primeira vez na história do esporte, os fãs poderão acessar tudo de uma grande liga profissional de esportes em um só lugar”, disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, em comunicado.

“É um sonho tornado realidade para os fãs da MLS, fãs de futebol e todos os que amam esportes. Sem fragmentação, sem frustração – apenas a flexibilidade de se inscrever em um serviço conveniente que oferece tudo MLS, em qualquer lugar e a qualquer hora que você quiser assistir. Mal podemos esperar para tornar mais fácil para ainda mais pessoas se apaixonarem pela MLS e torcer pelo seu clube favorito”.

Os streamers estão começando a roubar os direitos de vários esportes valiosos. A Amazon deve lançar sua transmissão exclusiva do “Thursday Night Football” da NFL no outono, e a Viacom18, uma joint venture entre a Paramount Global e o rico industrial Mukesh Ambani, entre outros, conquistou os direitos de transmissão do Indian Premier League Cricket que anteriormente havia sido atribuído a Walt Disney. A Disney continua como parceira de TV do esporte.

A Apple disse que todas as partidas da MLS e da Leagues Cup incluirão locutores chamando a ação em inglês e espanhol, e todas as partidas envolvendo equipes canadenses estarão disponíveis em francês. A Apple e a MLS também fornecerão cobertura aprimorada da liga e do clube para que os fãs acompanhem facilmente a liga ou seus clubes favoritos no Apple News, com a capacidade de assistir aos destaques diretamente no aplicativo News.

TikTok ativa seu aplicativo para smart TVs na América Latina

A rede social de vídeos curtos TikTok (ByteDance) anunciou nos últimos dias a chegada à América Latina de seu aplicativo para smart TVs. “O TikTok agora está na sua TV; curta os vídeos que você ama no conforto da sua poltrona”, comunicou a rede social. O aplicativo estreou na Europa no final de 2020 e depois se expandiu gradualmente para mais territórios.

TikTok Smart TV
Foto: Reprodução Internet

Até agora, a única fabricante de televisores da América Latina que oficializou a disponibilização do aplicativo TikTok para smart TVs foi a Samsung.

A empresa sul-coreana indicou que já está habilitada no mercado mexicano, em equipamentos produzidos a partir de 2018. De acordo com a TAVI Latam, a empresa estará em breve ativa nos mercados do Brasil, Colômbia e Argentina.

Esses usuários do TikTok poderão sincronizar sua conta no aplicativo para smart TVs com a ajuda de seu dispositivo móvel e, assim, evitar ter que iniciar uma conta do zero.

TikTok também afirma que atualizou o seu software para otimizar o sistema. O aplicativo foi devolvido para levar uma melhor experiência em televisores e controles, fazendo com que seja mais fácil de navegar entre os feeds “Para você” e “Seguindo”, além de ter maior proveito do espaço de tela para incluir conteúdos mais vistos e mais curtidos em diferentes categorias.

Ainda de acordo com a rede social, o funcionamento será igual ao encontrado no aplicativo atualmente, com o usuário tendo que fazer o login na conta para poder ter acesso às publicações. No entanto, há uma novidade na versão para as TVs, que é a opção “Descobrir”, onde permitirá que os usuários encontrem mais conteúdos, criadores e categorias preferidas.

Pluto TV e Paramount+ terão os direitos da Conmebol no Brasil até 2026

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A Paramount transmitirá os torneios Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana no Brasil através da Paramount+. Simultaneamente, transmitirá gratuitamente a Conmebol Libertadores nos países de língua espanhola da América Latina através da Pluto TV e nas telas da Telefe e Chilevisión.

IPTV: Mais 3 canais desembarcam na Pluto TV
Foto: Reprodução Internet

A Paramount confirmou que transmitirá os torneios Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana no Brasil através da Paramount+.

Simultaneamente, transmitirá gratuitamente a competição Conmebol Libertadores nos países de língua espanhola da América Latina através da Pluto TV e nas telas da Telefe e Chilevisión (Argentina e Chile, respectivamente).

Os direitos de ambos os torneios começam em 2023 e vão até 2026

“Este acordo solidifica a estratégia esportiva da Paramount em toda a região, que começou com os acordos para transmitir exclusivamente a Premier League inglesa no México e na América Central e “La Roja” no Chile na Paramount +”, disse Eduardo Lebrija, vice-presidente executivo, diretor comercial da Southern Europa, América Latina, Oriente Médio e África e MD do Hub North Latam e Brasil na Paramount.

“Esses torneios vão expandir a forte oferta esportiva da empresa em toda a região. A Paramount+ no Brasil se tornará a casa da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sudamericana.”

A Paramount+ e a PlutoTV estão se expandindo rapidamente globalmente, e a oferta de esportes da empresa continua a gerar assinaturas e engajamento em todo o mundo. Essa parceria com a Conmebol Libertadores e a Conmebol Sudamericana marca a primeira oferta de esportes ao vivo dos serviços de streaming no Brasil e na América do Sul e está alinhada às estratégias na América Central, México, Estados Unidos e Austrália.

Afiliada da Globo apresenta Mindy, sua nova assistente virtual

O cliente do Grupo EP, conglomerado de mídia de afiliadas da Rede Globo, com atuação nos estados de São Paulo e Minas Gerais, ganha mais agilidade e um novo canal de atendimento e relacionamento: a Mindy, assistente virtual da área de Negócios. Ela foi criada para otimizar o atendimento e o acesso à ferramenta e está disponível na multiplataforma de soluções integradas Negócios EP.

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Foto: Reprodução Assessoria

Com a assistente virtual, o cliente passa a contar com um canal a mais de relacionamento e também para tirar dúvidas sobre o completo portfólio do Grupo EP. Ela será responsável, inicialmente, por dar as boas-vindas ao cliente e, futuramente, terá novas funções implementadas.

A assistente virtual foi inicialmente idealizada pela gerente de mercado do Grupo EP, Isabella Crepaldi, que sugeriu um canal de WhatsApp para contato com o cliente. A ideia ganhou força e se tornou um projeto liderado pelas equipes de Marketing e Tecnologia do Grupo EP. Isabella ressalta a importância de reforçar a jornada de compra, que se inicia com o atendimento consultivo dos executivos de contas, e que em breve será aprimorado com implementações de pós-venda juntamente com a Mindy.

“Como são lançadas milhares de campanhas por ano no Grupo EP, um dos objetivos é que a assistente virtual tenha condições de automatizar avisos aos clientes desde o momento em que ele sela a parceria e contribuir com a percepção de entrega para o cliente, nos aproximando ainda mais do nosso anunciante. É necessário garantir que o cliente saiba o que está acontecendo com a sua campanha, mesmo sem acompanhar ativamente, para aumentar a percepção de resultado e garantir o pós-venda”.

Atualmente, os clientes contam com atendimento consultivo das equipes Comercial, de Planejamento de Mercado e de Marketing. Este relacionamento humano importante continuará e a assistente virtual chega para acurar alguns processos e ser um novo canal disponível 24 horas, destaca Andréa Torres Lona, gerente de Marketing do Grupo EP.

“O objetivo da criação da Mindy é humanizar e modernizar a marca EP, estreitar o relacionamento com os clientes e abrir um canal de comunicação direto e ágil para que a nossa relação com esse público se fortaleça. Ela conseguirá realizar os primeiros passos do atendimento e, então, direcionará para a área responsável. Para humanizar a comunicação, desenvolvemos um personagem descontraído que é a cara do Grupo EP no ambiente digital”.

O nome Mindy foi escolhido por transmitir a ideia de mídia e soluções em comunicação. A assistente ainda ganhará novas funcionalidades, adianta Ivan Ribeiro, gerente de Tecnologia do Grupo EP, que em breve estará integrada aos sistemas de gestão da empresa. “O interessante da ferramenta é que ela tem a possibilidade de operar com chatbot e também com a interação humana, como se fosse um chat em tempo real. Ela contribuirá na captação de leads, além dos mecanismos de interação e será aperfeiçoada ao longo do tempo”.

Plataforma de negócios online

A assistente virtual do Grupo EP pode ser acessada no site Negócios EP, que é uma multiplataforma de soluções integradas do Grupo EP, e que também passou por um processo de reformulação, concentrando todas as oportunidades comerciais em um único lugar, conta Nilson Brito, coordenador de Comunicação Mercadológica do Grupo EP. “A multiplataforma de comunicação conta com um acervo completo de oportunidades para o mercado publicitário conhecê-lo e para alavancar negócios nas regiões de abrangência do grupo no interior paulista e sul de Minas Gerais. Aprimoramos os nossos canais de relacionamento com os parceiros comerciais para que eles tenham sempre à disposição uma gama completa de soluções 360 graus e com foco na jornada do consumidor”.

O site negociosep.com.br será sempre atualizado com informações sobre projetos integrados e eventos, audiência e dados de pesquisas que impactam os negócios do mercado publicitário, ferramentas para tomada de decisões, cases de sucesso dos parceiros do Grupo EP e notícias de interesse do mercado publicitário. 

Sobre o Grupo EP –

O Grupo EP é formado por empresas dos setores de mídia (EP Mídia – EPTV, sites Globo e acidade on, rádios CBN e Jovem Pan, OA Eventos e participação na Rede Bahia), agronegócio (EP Agro – Ester Agroindustrial, empresa centenária do setor sucroalcooleiro controlada pela mesma família) e investimentos digitais e de tecnologia (EP Ventures), além do Instituto EPTV, responsável pelas ações de responsabilidade social do grupo.

A EP Mídia é formada por um conglomerado de mídia fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP), há 41 anos, e com atuação nas regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Central (SP) e Sul de Minas. Fazem parte as emissoras de TV e afiliadas da Globo: EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central e EPTV Sul de Minas e sites Globo. Além da atuação em TV, o Grupo EP marca presença no rádio: CBN Ribeirão, CBN Araraquara, CBN São Carlos e Jovem Pan Ribeirão. Neste portfólio multiplataforma do Grupo EP fazem parte também o portal acidade on, com foco no hiperlocalismo, e a empresa de eventos Oceano Azul. Este conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (fonte: Cobertura EPTV 2020 | IPC Maps 2020).

Tecnologia FTTR da Oi deve contribuir para avanço do metaverso; entenda

Em um evento realizado na tarde desta terça-feira (14), a Oi Fibra apresentou ao público sua nova tecnologia FTTR (Fiber to the Room) que permite acessar à Internet com alta velocidade em toda a casa.

Tiago Fontes, Diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei.

Conforme noticiado pela manhã pelo Minha Operadora, a novidade chega para complementar a FTTH (Fiber to the Home), disponibilizada atualmente por operadoras como Claro, Vivo e a própria Oi.

Durante a coletiva à imprensa, a operadora reforçou a importância da conexão FTTR para os usuários gamers, perfil que demanda internet de alta velocidade e estável.

Em um dos momentos, o Diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, Tiago Fontes, demonstrou para a nossa equipe a integração do Oi Fibra X, plano anunciado hoje pela tele, com o metaverso, conceito que mescla mundo real e virtual.

Conforme explica Pontes, a rede FTTR deve ser excepcionalmente aproveitada pelo mercado B2B para reuniões à distância ou conferências utilizando óculos de realidade virtual.

Nesse caso, a alta velocidade e baixa latência devem proporcionar experiência ímpar tanto para streaming quanto jogos ou VR.

Apesar da evolução nessa conectividade, por ora a FTTR está limitada ao município de Blumenau, em Santa Catarina, mas deve chegar em mais cidades em breve.

Até lá, a operadora brasileira continuará aprimorando sua infraestrutura de rede FTTH a fim de abranger mais clientes satisfazendo em qualidade, velocidade e estabilidade.

Netflix quer entrar no mundo dos esportes ao vivo

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A plataforma de streaming Netflix está determinada a entrar no mercado de transmissões esportivas ao vivo. De acordo com uma reportagem da mídia digital americana Business Insider, a OTT está competindo para manter os direitos televisivos nos Estados Unidos da Fórmula 1, a maior competição de automobilismo do mundo.

Logotipo da Netflix em vermelho, com o fundo preto e imagens translúcidas de conteúdos da plataforma.
Foto: Reprodução Internet

Seus rivais são Espn, NBCUniversal e Amazon. A empresa de streaming vinha analisando essa possibilidade há algum tempo. Se eles vencerem o concurso, será a estreia absoluta da Netflix com esportes ao vivo.

Embora o pontapé inicial fosse no mercado norte-americano, a experiência geraria um ambiente favorável para a expansão desse tipo de conteúdo internacionalmente. É importante notar que muitas das plataformas de streaming que competem com a Netflix já estão transmitindo esportes ao vivo, alguns com exclusividade, em várias partes do mundo, inclusive na América Latina.

O interesse único da Netflix na Fórmula 1 decorre de sua série documental de sucesso Drive to Survive, que foi creditada por impulsionar o interesse dos americanos na competição, de acordo com relatos da mídia local.

Os direitos da Fórmula 1 que estão em jogo são os que entram em vigor a partir de 2023. A rede esportiva Espn é a que atualmente detém a licença de televisão para a competição automobilística nos Estados Unidos. Anteriormente, era realizada pela NBCUniversal.

TIM anuncia modelo de contrato simplificado para clientes pós-pagos e controle

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Buscando simplificar o processo de contratação dos seus serviços, a TIM anunciou nesta segunda-feira (13), o lançamento de um novo modelo de contrato de adesão dos planos de telefonia móvel na modalidade pós-pagos e controle. Com isso, a operadora destaca que o novo modelo tem como objetivo facilitar a compreensão dos clientes na hora de contratar um plano de celular.

O que a operadora fez foi reduzir o número de páginas que compõem o documento, que contém a s informações na hora da contratação de um plano. Com o novo modelo de contrato de adesão dos planos pós-pago e controle, este documento passa a ter apenas duas penas, sendo que o documento anterior era composto por quatro documentos de 40 laudas.

A TIM afirma que o design dos contratos também foi alterado, onde foram necessários alguns reajustes no documento, adotando uma linguagem mais fácil para ser compreendida pelos consumidores.

O novo modelo foi denominado de “contrato fácil”, sendo que recebeu uma premiação pela instituição norte-americana Corporate Legal Operation Consortium (CLOC), por conter um solução mais acessível para que uma quantidade maior de pessoas possam compreender com qualidade os termos de adesão de contrato de planos.

Foram desenvolvidas três fases para o projeto de reformulação do contrato, sendo a primeira uma análise, onde os requisitos básicos foram estabelecidos; segunda fase de revisão, onde foram definidos o que poderia ser resumido ou excluído, e por fim, o desenvolvimento do protótipo e os testes e revisões os testes e revisões, para que fosse lançado um modelo final.

De acordo com a TIM, o modelo de contrato só ficará disponível para os clientes da operadora mais adiante.

“Durante mais de um ano, designers, advogados, programadores, linguistas e especialistas em comunicação dedicaram-se a transformar quatro documentos de 40 páginas ao todo em um único contrato com duas folhas, e com foco na experiência do consumidor e não no juridiquês. Queremos que nosso cliente entenda com clareza o que está comprando e o que estamos vendendo”, explicou o vice-presidente Jurídico da TIM, Jaques Horn.