19/04/2024

Oi fecha parceria com Huawei e anuncia tecnologia FTTR de alta velocidade

Telecom foca em atrair consumidores residenciais e corporativos com nova tecnologia de alta velocidade.

A Oi realizou nesta terça-feira (14), um evento na cidade de São Paulo, capital paulista, para apresentar novas tecnologias desenvolvidas em parceria com a Huawei, fabricante chinesa de aparelhos eletrônicos.

O encontro contou com a participação dos executivos Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi; Ricardo Drumond Andrade, diretor de Tecnologia e Operações da Oi; e Zhefeng Jin, vice-presidente da Huawei Brasil.

Atendendo ao convite da tele, o Minha Operadora marcou presença no encontro e traz em primeira mão as novidades apresentadas na coletiva de imprensa.

FTTR: tecnologia para quem busca velocidade

Conforme anunciado durante o evento, a Oi busca expandir sua área de atuação no segmento de internet residencial por fibra óptica aprimorando a conectividade FTTH (Fiber to the Home) – utilizada atualmente para uma nova modalidade de fibra de alta velocidade e baixa latência – com a chegada da Fiber to the Room (FTTR), ferramenta que busca atrair tanto usuários residenciais quanto empresariais (B2B).

Além de proporcionar melhor velocidade e conexão à Internet, a tecnologia FTTR inova por levar a fibra para todos os cômodos da residência, mantendo a velocidade contratada através do plano Oi Fibra. Atualmente, a velocidade de download e upload podem ser prejudicados dependendo da distância entre o receptor e o emissor de sinal, problema que não deve acontecer com a Fiber to the Room.

Essa iniciativa chega ao Brasil por meio de uma parceria exclusiva realizada com  a Huawei, que há cerca de quatro anos vem testando a Fiber to the Room na China, país asiático, contando com 400 mil clientes residenciais e 100 mil empresariais.

De acordo com a operadora, neste primeiro momento a Oi Fibra X está sendo testada no município de Blumenau, em Santa Catarina, com disponibilidade em todos os planos oferecidos pela empresa sem requisito mínimo de velocidade; o projeto está em desenvolvimento piloto e não tem previsão de expansão para outras cidades.

A nova rede dispõe do suporte remoto proativo em que a central de atendimento da empresa consegue identificar problemas no funcionamento de modo automático. Embora o alvo sejam residências, a FTTR também deve ser ofertada para empresas (B2B) por meio do programa Oi Soluções.

Demanda acelerada por dados

Segundo informações da Oi, os clientes do plano “Oi Fibra” demonstram forte interesse em planos de internet banda larga com velocidade acima de 400 Mbps, destacando a alta demanda de conectividade para home office, reprodução de streaming e jogos.

Neste cenário, a nova tecnologia proprietária da gigante chinesa traz fortes avanços para casas (ou empresas) que utilizam conectividade multipontos. Conforme destaca a tele, a “nova Oi” tem como visão ser líder em fibra óptica buscando colocar os clientes no centro.

Apesar do lançamento da FTTR, a companhia de telecom deve seguir progredindo com a ampliação da infraestrutura de rede FTTH (Fiber to the Home) no país.

Falas

“A nova Oi é uma empresa mais ágil, mais dinâmica e sem a necessidade de fazer fortes investimentos em rede móvel”

VISÃO: Ser líder em conexão de fibra óptica com foco em colocar o cliente no centro

“O consumidor brasileiro está cada vez mais buscando velocidade para atender a demanda de dados”

“Estamos continuamente investindo no mercado brasileiro “

Oi Fibra

  • Revolução da banda larga na “era dos vídeos”
  • Lançada a partir de 2008 em Cabo Frio
  • Projeto teve sucesso com quase 4 milhões de clientes
  • Liderança em 75 cidades, incluindo 15 capitais
  • Maioria dos planos vendidos possuem velocidade acima de 400 Mbps

FTTR

  • Foco em jogos
  • Gerenciamento proativo
  • A conexão continua funcionando mesmo se a fibra arrebentar usando mesh
  • Fibra transparente passada pelo rodapé
  • Não possui restrição de megas
  • Disponível primeiramente em Blumenau SC
  • Blumenau foi escolhida pelo perfil
  • Usa Wi-Fi 6
  • Sem cronograma
  • 59,90/mês em Blumenau

9 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários