24/04/2024

Baixa latência e eventos ao vivo via internet

Nos últimos anos, é inegável que o streaming está substituindo as tecnologias antigas como forma de consumo de vídeos e conteúdos audiovisuais. Esse formato permite a melhor experiência do usuário consumindo de distintos lugares, diversos dispositivos, sem as amarras que a TV tradicional (seja antena, cabo ou satélite) proporciona.

O novo hábito faz com que o público migre para as distintas plataformas (são muitas!!) no mercado. Além disso, os custos para lançar uma nova plataforma reduziram drasticamente, permitindo um maior acesso por parte dos produtores de conteúdo sem intermediários.

Porém, existe um aspecto onde o streaming perde na competição com as antigas tecnologias, e o público é altamente impactado nos eventos de maior audiência simultânea: o atraso em relação ao acontecimento em tempo real.

Seja em um evento esportivo do seu time ou seleção, na final do BBB ou na divulgação dos resultados de uma eleição, os telespectadores transpiram a emoção do momento. E nada mais frustrante do que saber do resultado após o seu vizinho ou por outros meios, sem seus olhos testemunharem a história acontecendo.

MAIS ARTIGOS DE OPINIÃO:

–> O Presente e Futuro da TV Por Assinatura no Brasil

–> MVNO no Brasil – Realidade ou Ilusão?

–> Pirataria Digital e desafios para o crescimento da IPTV no Brasil

Essa é a realidade do streaming atualmente. Quem consome conteúdo nesse formato escuta o vizinho gritar gol 30 segundos antes, sem nem saber se foi do seu time ou do adversário. O Twitter já está cheio de comentários antes mesmo do consumidor saber o que aconteceu. Toda a adrenalina dá lugar a uma sensação de frustração.

A boa notícia é que a tecnologia está evoluindo! Muito em breve teremos uma latência total igual ou menor que as tecnologias tradicionais. Novos protocolos já existem, testes estão sendo feitos, plataformas estão sendo adaptadas.

É o que falta para o streaming assumir o protagonismo completo das transmissões de TV, pois o interesse do público em um produto melhor, já existe. Agora, só falta transformar esses desejos em realidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários