20/04/2024

Claro tem a melhor internet móvel do Brasil, segundo a nPerf

Operadora é líder em cinco indicadores de performance, deixando Vivo, TIM e Oi para trás.

De acordo com medições realizadas pela empresa francesa nPerf, a Claro apresentou o melhor desempenho na internet móvel no Brasil ao longo do ano de 2020.

No ranking geral, a Claro atingiu 34.393 pontos nas redes 2G, 3G e 4G, seguido da Vivo (29.613), TIM (24.525) e Oi (17.494).

A operadora liderou em cinco indicadores, sendo a taxa de sucesso, velocidade de download, velocidade de upload, teste de navegação e teste de streaming.

No download, por exemplo, a Claro atingiu na internet móvel média de 17,93 Mbps. A Vivo apresentou velocidades de 13,07 Mbps, TIM de 3,16 Mbps e Oi de 6,32 Mbps.

VIU ISSO?

–> Claro é a operadora mais bem avaliada entre os brasileiros

–> Vivo possui a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf

–> Vivo foi a operadora que mais teve problemas na rede em fevereiro

A Claro perdeu para as rivais apenas em latência, que registrou 74.68 ms, ficando a Vivo em primeiro lugar com o menor tempo de resposta, de 72.45 ms.

Já no teste de streaming, a partir da medição da qualidade de visualização de um vídeo no YouTube, a Claro permaneceu em primeiro lugar, enquanto a Oi ficou em último.

No geral, a nPerf afirma que o desempenho da internet móvel das operadoras no ano passado apresentou uma queda de 15% no download e 20% no upload em relação a 2019.

Com isso, a qualidade da internet móvel no Brasil caiu ao mesmo patamar que era experimentado no ano de 2017.

O confinamento da população, por conta da pandemia da Covid-19, é apontado como a causa para a perda de desempenho móvel das operadoras.

“Será necessário esperar vários meses antes que os usuários de Internet móvel possam novamente se beneficiar do desempenho em 2019”, afirmou a nPerf.

Para chegar a esses resultados, a empresa realizou 684,2 mil testes entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

As medições foram feitas pelos próprios usuários das operadoras, utilizando o aplicativo da nPerf.

Além da velocidade, também é medido a experiência do usuário no streaming e navegação na internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa nPerf.

21 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
21 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários