27/03/2024

Anatel está com base de dados de backhaul de fibra desatualizado

Entidade está realizando levantamento das cidades cobertas para repassar para a agência reguladora.

De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a Agência Nacional de Telecomunicações não tem o conhecimento de que pelo menos 500 cidades possuem backhaul de fibra óptica.

A entidade tem feito há mais de um ano um levantamento para mapear a cobertura de internet por fibra, com o objetivo de repassar as informações ao órgão regulador.

De acordo com a diretora executiva da Abrint, Alessandra Lugato, a atualização dos dados evita a duplicação de infraestrutura de rede e serve de norte para a Anatel alocar investimentos, principalmente em um cenário da chegada do 5G.

O levantamento tem sido feito junto com os associados da Abrint.

VIU ISSO?

–> 5G deve acelerar retomada econômica pós-pandemia

–> 2021: Investimentos no 5G devem superar aqueles nas redes 4G

–> MCom quer maior revolução da década com 5G em 2021

Durante a atualização descobriu-se, por exemplo, que das 19 cidades de Rondônia que os dados da Anatel apontavam não possuir rede de fibra, foi identificado que em doze delas já tinham backhaul instalado.

Outro exemplo é o estado de Minas Gerais. Nas 431 cidades que a Anatel informa não ter backhaul, 166 delas já possuem a cobertura de fibra.

Com a iniciativa, a Abrint espera proteger os investimentos dos pequenos provedores.

Pelas regras propostas para o leilão do 5G, as operadoras que comprarem as frequências deverão levar o backhaul de fibra nas cidades onde hoje só existe acesso à internet via rádio.

Dessa forma, uma lista desatualizada faz com que as grandes operadoras tenham que levar um novo backhaul de fibra para regiões onde pequenos provedores já fizeram tal investimento, apenas para cumprir as regras do leilão.

Como o investimento em fibra será descontado dos lances de espectros 5G, a ação da Abrint evita desperdício de dinheiro público, além do desequilíbrio competitivo entre grandes e pequenas empresas.

Com informações de Abrint e Baguete.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários