19/03/2024

Conexis diz que prazo para implantação do 5G nas capitais pode ser insuficiente

Edital aprovado pela Anatel determina que a tecnologia seja implantada nas 27 capitais brasileiras até junho de 2022.

Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital.
Imagem: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press.

O presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, considera apertado o prazo para a implantação do 5G em todas as capitais do país. A entidade representa as empresas de telefonia brasileiras.

De acordo com o edital aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as 27 capitais brasileiras devem receber cobertura 5G até junho de 2022.

Neste momento, o texto está sendo apreciado pelo Tribunal de Contas de União (TCU). Já o leilão do 5G deve acontecer após esse período de análise, e está previsto para ser realizado em julho deste ano.

Um dos motivos que faz com que Ferrari considere o prazo apertado está relacionado com a limpeza de faixas, utilizadas por outros serviços, para que o 5G possa funcionar sem qualquer tipo de interferência.

Ele explica que, na época em que foi realizado o leilão do 4G, foi necessário um tempo maior para a implantação da tecnologia nas capitais, justamente por causa do processo de limpeza das faixas.

VEJA TAMBÉM:

–> SinditeleBrasil agora se chama Conexis Brasil Digital

–> Conexis Brasil Digital promove campanha de segurança digital

–> Conexis Brasil Digital define prioridades para 2021

“Nós vamos trabalhar para cumprir esse prazo [do edital], mas colocando essa ressalva de que pode ser que passe”, afirma o presidente da Conexis Brasil Digital.

Segundo Ferrari, é natural que o TCU faça a sugestão de algumas alterações no edital, com o objetivo de realizar melhorias no texto, mas nada que fuja da normalidade.

Além disso, Ferrari aponta outras questões que vão além do edital, entre elas, a infraestrutura necessária para a implantação da tecnologia. Ele lembra que, apesar de não se falar em falhas de conectividade, não há antena.

“Para cada antena de 4G, precisaremos de 5 a 10 mais quando houver o 5G. Assim, se hoje temos um gargalo de mais de 5.000 pedidos [de instalação] parados nas prefeituras, com o 5G esse número vai se avolumar”, finalizou.

Com informações de Poder 360.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários