21/04/2024

Anatel pede ajuda de provedores para mapear fibra no país

Informação será essencial para expandir a oferta de banda larga e a chegada da tecnologia 5G.

Anatel pede ajuda de provedores para mapear fibra no país

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma nova consulta pública com o objetivo de recolher notificações de empresas de telecom sobre a existência de redes de transporte de alta capacidade (backhaul) em localidades não sede de municípios.

O objetivo da agência é mapear as redes de fibra óptica em todo o país, reunindo subsídios para definir as metas de implantação da infraestrutura no edital do leilão de frequências do 5G.

Com isso, evita-se o risco de sobreposição, priorizando a instalação de backhaul em localidades que ainda não contam com a rede de fibra.

Pelas regras do edital do 5G, as operadoras que comprarem as frequências móveis terão como compromisso levar a infraestrutura para as localidades onde hoje a tecnologia ainda não está implantada.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel está com base de dados de backhaul de fibra desatualizado

–> Quase 9 mil localidades no Brasil ainda não contam com 3G ou 4G

–> Anatel e BID lançam programa para mapear demanda de conectividade no Brasil

Assim, evita-se que as operadoras tenham que investir em regiões onde os pequenos provedores já levaram a fibra, apenas para cumprir as regras do leilão.

As empresas podem informar a existência de backhaul por meio do site de consultas públicas da Anatel.

Os provedores deverão informar o CNPJ da empresa, o nome da empresa, a tecnologia do backhaul (fibra, rádio ou satélite), a capacidade instalada e a localidade atendida (conforme os códigos utilizados pelo IBGE).

As contribuições podem ser enviadas até o dia 10 de junho de 2021.

A iniciativa é um atendimento ao Decreto nº 10.610/2021, que aprovou o Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU V).

Recentemente, a Anatel divulgou uma lista do PGMU V com 380 sedes de municípios e 2.151 localidades que ainda não dispõem de backhaul.

As concessionárias de telefonia fixa terão até o final de 2024 para instalar o backhaul em todos os municípios e localidades da lista.

Com informações de Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários