19/12/2025
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TIM adota tecnologia do Google para facilitar envio de chips a revendedores

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Nesta sexta-feira (28), a TIM informou que passou a fazer a entrega de produtos para revendedores automáticos da plataforma TIM+Vendas de uma forma mais precisa. A operadora passou a usar a tecnologia de endereçamento digital do Google, o Plus Codes, que facilita o processo de entrega de chips.

A novidade irá garantir que mais de 30 mil revendedores ativos no aplicativo da TIM+Vendas recebam seus produtos. A empresa espera que com o Plus Codes, ocorra aumento de 30% em vendas de chips para esses revendedores.

A TIM é a primeira tele na América Latina a adotar a tecnologia desenvolvida pelo Google que gera endereços digitais. Por meio do recurso, pessoas que moram em lugares sem endereço oficial podem ser localizadas por meio de coordenada de latitude e longitude disponibilizada no Plus Codes, de modo similar a um código postal. Sendo possível assim obter a localização exata dos revendedores de maneira georreferenciada, com a ajuda do Google Maps.

De acordo com a TIM, o procedimento para inclusão do código de endereço digital na plataforma TIM + Vendas é simples e amigável. Para obter o código do Plus Codes, o autônomo precisa clicar no ícone do Google Maps e indicar o lugar correspondente à sua localização com um alfinete virtual. Será gerado um código de endereço digital que deve ser cadastrado dentro do campo destinado à localização do revendedor.

Depois, basta fazer login no aplicativo e incluir o seu código Plus Codes na tela de endereço para receber os chips em casa. Por oferecer um código alfanumérico curto, ele pode ser usado como identificador de um local específico.

“Queremos democratizar ainda mais o acesso à conectividade e trazer mais eficiência ao processo. Esta parceria elimina a dificuldade de muitos revendedores em relação à localização de suas casas. Com a possibilidade de incluir o Plus Code, eles só precisarão assinalar onde estão diretamente no mapa, possibilitando que a entrega seja mais eficiente e precisa”, explica Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Segundo a operadora, a ferramenta foi desenvolvida para promover a inclusão, um dos pilares da operadora dentro do conceito ESG. Em diversos bairros, zonas rurais e comunidades, por exemplo, é comum que residências não tenham números, mas sim a indicação de onde estão, o que pode dificultar a entrega de produtos.

Este projeto junto à TIM se alinha à nossa visão em que a tecnologia é uma habilitadora de transformações, impactando positivamente os negócios e, ao mesmo tempo, a sociedade”, diz Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil. “No Google Cloud, entendemos que a nossa atuação vai muito além de uma infraestrutura confiável e segura para os nossos clientes. Nos preocupamos em oferecer às empresas a capacidade de inovar em seus segmentos de atuação, usando a Nuvem para resolver desafios que impactam diretamente em seus negócios”.

Claro tv+ libera especiais de Halloween e canal para comemorar data

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No dia 31 de outubro, muitos brasileiros comemoram o Halloween e aproveitam a data para aderir a festa estrangeira para se fantasiar, inclusive aproveitar produções audiovisuais de terror, que é bastante comum na data. Pensando nisso, a Claro tv+ vai disponibilizar vários conteúdos para os clientes que aproveitarem.

A Claro vai disponibilizar dentro da sua plataforma de streaming uma cinelist chamada de “Promoção Halloween”, onde os clientes poderão assistir a mais de 90 filmes em promoção, que chegam até 50% de desconto, incluindo obras como as refilmagens de It O Palhaço Assassino, A Órfã, Nós, e até a saga Anjos da Noite.

Ainda há duas pastas especiais de Halloween, uma com nomenclatura homônima e com conteúdos pagos e sem custo, tanto para amantes do gênero de horror como para a criançada na pasta “Halloween Kids”.

Além disso, desde o dia 17 de outubro, a AMC está com o Fear Fest, festival de horror que promove o conteúdo do gênero – e tem a estreia da série True Demon como principal atração, além de diversos filmes de terror e suspense no canal. Juntando-se a essa celebração fantasmagórica, o serviço por assinatura dentro da Claro tv+ chamado Cindie trará, durante os dias 26 de outubro a 1 de novembro, séries exclusivas e o melhor do cinema independente, com ênfase especial nos gêneros suspense e terror também em comemoração ao Halloween.

Os clientes Claro tv+ com Alexa integrada podem acessar o conteúdo usando o comando de voz dizendo apenas “Alexa, vá para o canal Cindie”, sendo direcionado automaticamente, sem precisar digitar ou lembrar o número do canal. Esse recurso está disponível com exclusividade para clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

Além disso, Claro tv+ ainda oferece a possibilidade de o cliente turbinar os conteúdos, seja ele TV, Banda Larga ou Móvel, adicionando assinaturas de outros streamings de vídeo e de canais pay-per-view, como Netflix, Globoplay, Paramount+, HBO Max, Disney+, Star+, Premiere e muitos outros. Tudo com o conforto de ter uma só fatura, junto com os demais serviços da Claro.

Feninfra é contra medidas que Anatel tomou sobre o telemarketing ativo

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A Feninfra, Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, segue contra a maneira que a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, está lidando com as ligações de telemarketing ativo. A instituição publicou pronunciamento nesta sexta-feira, 28. 

Pessoa atendendo o celular

Para a presidente da instituição, Viven Suruagy, as medidas da agência reguladora contra o telemarketing ativo devem levar à crise para o setor, levando para um caminho de muitas demissões. 

Para ela, é necessário exigir uma discussão de uma solução que seja boa para os consumidores, mas que não leve caos ao setor chegando ao ponto de fechar empresas. 

“Acredito que neste período de um mês deva ser discutida uma solução que contemple o direito dos consumidores, mas que não cause o fechamento de empresas. O que não pode é tentar resolver um problema e criar outro pior”

A Feninfra acredita que a Anatel faz medidas cautelares com constância que têm como objetivo regular o setor. Para a instituição, as normas regulatórias devem ser precedidas por uma análise de impacto regulatório (AIR). 

A federação nacional usa os dados divulgados pela própria instituição, baseada no Caged, cadastro Geral de Empregos, de que as medidas da Anatel com o setor de telemarketing têm gerado demissões em grande número. 

Eles afirmam que desde março, quando foi implementado o uso do prefixo 0303 nas ligações de telemarketing ativo, o saldo negativo nas empresas de teleatendimento foi de 16.150 vagas de emprego. 

Suruagy ainda complementa que as novas medidas da agência reguladora criam obstáculos para oferecimento de novos serviços e também atrapalha a cobrança de pessoas inadimplentes. 

A Anatel está exigindo medidas mais rígidas para o telemarketing ativo, que é aquele que faz ligações para os consumidores. A ideia da agência é dar aos clientes maiores possibilidades de escolher se querem ou não atender uma ligação de venda, por exemplo.

Windows 11 promete conexão com internet móvel sem precisar tocar no celular

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A nova atualização do Windows 11 permite que o usuário conecte-se à internet móvel sem precisar tocar no celular. Essa é uma novidade que está sendo testada e só vale para a marca Samsung, que tem uma parceria com o sistema operacional. Veja como usar essa novidade. 

Celular e computador

Essa é uma solução pensada para rotina de qualquer pessoa que sempre tem o celular na mão, mas nem sempre está perto de um Wi-Fi de qualidade para fazer uma boa conexão. 

A Microsoft liberou esse novo recurso no Windows 11 Insider Preview Build 25231. Com o aplicativo Phone Link é possível fazer a conexão instantânea entre o celular da Samsung e o computador. 

Não é todo celular que sincroniza com atualização do Windows 11

O celular que está apto para esses testes é apenas o que possui o One UI 4.1.1. Ou seja, é uma baita novidade, que deve ser útil para muita gente, mas ainda está no começo e nem todo mundo vai ter esse acesso imediato. 

Como ativar a novidade

Segundo a Microsoft, quando o celular estiver próximo ao computador a rede móvel compartilhada vai simplesmente surgir naquela lista de redes Wi-Fi disponíveis. 

E então, bastará o usuário clicar no ponto de acesso referente a conexão do celular. Sendo assim, não precisará de todo aquele processo de ligar roteador, digitar senha e só então conseguir a conexão de internet no notebook. 

Para conseguir esse acesso a internet móvel mais fácil no computador, até o momento são necessárias as seguintes especificações:

  • Smartphone com One UI 4.1.1 (ou que venha após essa versão);
  • Windows 11, versão 22H2 com Build 22621 ou além dessa;
  • Aplicativo “Vincular ao Celular” com versão v1.22082.111.0 ou além dessa;
  • App “Vincular ao Windows” na versão v1.22082.142.0 ou além dessa no celular;
  • O computador deve estar com Wi-Fi e Bluetooth ligados;
  • O celular tem que ter um plano de internet.

Anatel discute compartilhamento de postes com Aneel e pequenos empresários

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O compartilhamento de postes foi assunto no Conecta Brasil 2022, promovido pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. O evento foi voltado especialmente para prestadoras de pequeno porte. 

Postes na cidade

Segundo a agência reguladora, esse foi um bom momento para que os empresários tivessem contato com a própria Anatel e com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Assim eles poderiam conhecer a proposta das instituições sobre o compartilhamento de postes, que já foi tema de consulta pública

Anatel e Aneel querem regular e criar boas maneiras para compartilhamento de postes, que é algo já feito por empresas de pequeno porte que usam pontos de energia para prover internet para seus clientes. 

Com tudo isso, surgiu a necessidade de atribuir responsabilidade para todos envolvidos. Veja o que a Anatel disse em comunicado para imprensa:

“as prestadoras de serviços de telecomunicações devem se adequar às normas de compartilhamento; identificar cabos e equipamentos; manter distâncias de segurança elétrica e assegurar distâncias à circulação de veículos e pedestres. As distribuidoras de energia elétrica, por sua vez, devem monitorar a ocupação e zelar pela conformidade; aprovar projetos de compartilhamento; mapear e divulgar a ocupação de postes; e submeter Oferta de Referência de preços.”

Fora essas responsabilidades, surgiu também uma novidade, que seria a integração de um explorador de infraestrutura. Segundo a agência reguladora de telecomunicações ele seria “um terceiro para o qual será possível a cessão do direito sobre a infraestrutura e que poderá fazer uso dos postes das distribuidoras de energia como um negócio, intermediando a sua utilização por parte das empresas de telecomunicações.”

Participaram do evento, com oportunidade para apresentar propostas sobre o assunto: Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática (Feninfra), a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e a EDP Espírito Santo.

Brasil é o país que mais usa AI na América Latina, diz pesquisa

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A Inteligência Artificial, ou AI, é um recurso tecnológico que vem crescendo no Brasil, tanto que esse é o país que mais usa essa tecnologia na América Latina. Segundo os dados do estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do SAS – Software de Analytics & Soluções, feito pelo IDC – International Data Corporation, 63% das empresas em solo brasileiro usam a AI, em uma média de 47% em toda a região. 

Inteligência Artificial

Os setores empresariais que mais usam a Inteligência Artificial no Brasil são o financeiro, varejo e de manufaturas. E fora que, 90% das empresas brasileiras investem em dados de analytics para encontrar padrões de consumo. 

O estudo fez a pesquisa entre líderes de TI – Tecnologia da Informação, tanto chefe como diretores e gerentes, de 33 empresas que são latino-americanas. As entrevistas foram feitas entre maio e julho deste ano entre os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Costa Rica e República Dominicana. 

Além dos dados já citados, o Brasil também é líder no quesito de uso do analytics e Inteligência Artificial para medir confiabilidade e segurança das atividades nas empresas. A média brasileira é de 54% e a porção territorial é de 73%. 

André Novo, country manager da SAS Brasil, disse que a pesquisa evidencia que o mercado brasileiro entendeu que só vai conhecer os seus clientes através de soluções mais precisas com análise de dados. 

O estudo também mostra que em 46% dos casos o diretor de Tecnologia da Informação é quem toma a decisão de usar a Inteligência Artificial e fazer análise de dados mais profunda nas empresas. 

Normalmente as aplicações onde mais são vistos o uso da Inteligência Artificial, na América Latina, são:

  • Vídeo em computador (48%);
  • Automação de processos de tomada de decisão (47%) Conhecimento (44%);
  • Reconhecimento de texto (44%);
  • Detecção de anomalia (43%);
  • Internet das Coisas – IoT (42%);
  • Reconhecimento de áudio e voz (41%).

Em contraste a esses dados, a pesquisa mostra também que 70% das empresas falham nos processos internos de tratamento de dados, para que estejam conforme com as regras de privacidade. 

Empresas lançam projeto de conectividade beneficiando alunos com notebooks

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Nesta quinta-feira (27), Qualcomm, Acer, Claro, Embratel, Calriz e Instituto Crescer anunciaram o lançamento de um projeto para levar conectividade para professores e alunos por meio de doação de notebooks Acer Chromebook511 equipados com processador Snapdragon® 7C. A ASCON (Alunos Sempre Conectado), nessa 1ª fase, beneficiará alunos do 7º ano do ensino fundamental.

De acordo com as empresas, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ensino (SME) de Goiânia e cerca de 100 estudantes e professores serão beneficiados com notebooks, que são equipados com tecnologia LTE 4G Móvel para garantir uma conexão contínua com a Internet.

Um dos principais objetivos da ASCON é fomentar um ambiente de inclusão digital para que os alunos contam com ferramentas necessárias para que todo seu potencial seja trabalhado, em uma proposta de permitir a melhoria da alfabetização digital, aproveitando o uso dos PCs em casa e fora da sala de aula, e consequentemente o aprendizado estendido que estes proporcionam.

Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, diz que “A tecnologia e a conectividade fornecem subsídios para que professores possam dar as melhores aulas, e os alunos consigam se desenvolver no sistema educacional, tornando-se cidadãos preparados para o futuro. A Embratel está muito feliz por fazer parte deste projeto, que deve gerar frutos muito importantes para o Brasil“.

No projeto, também haverá oficinas presenciais e remotas para os estudantes e professores, e terão acesso a mentoria e tutoriais oferecidos pelo Instituto Crescer. Segundo as empresas envolvidas, serão trabalhados nas oficinas temáticas segurança cibernética, cyberbullying e segurança emocional, metaverso e tecnologias inovadoras, Inteligência Artificial e tecnologias emergentes na sociedade, pesquisa e conceitos básicos de programação.

“Em um mundo mais conectado, é essencial melhorar e desenvolver habilidades digitais para que os alunos possam aproveitar todas as oportunidades que as tecnologias digitais e a conectividade podem oferecer. Quando os educadores experimentam novas formas de ensinar, eles proporcionam aos alunos oportunidades únicas e inovadoras de acesso e de produção de conhecimento, e este precisa ser acompanhado pela ética do uso adequado dos recursos tecnológicos”, explica a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan.

Nesse momento, três escolas de Goiânia serão beneficiadas com a ASCON, mas a expectativa é que o projeto seja expandido nos próximos anos. “Goiânia investe de forma estratégica no uso de tecnologia em sala de aula. Agora, em colaboração com empresas preocupadas com o futuro, vamos oferecer formação para estudantes e professores usando dispositivos com conectividade móvel. Essa inovação, cada vez mais fará parte definitiva da rotina escolar“, pontua Wellington Bessa, secretário de Educação de Goiânia.

André Teixeira, Gerente Sênior de Negócios Acer, explica que a empresa aproveitou o programa para lançar o “primeiro notebook conectado à rede 4G, que democratizará ainda mais a conectividade e a Internet para os alunos, colaborando com o futuro e o desenvolvimento do país“.

As empresas apontam ainda que no Brasil, ainda há jovens que relatam não ter habilidades básicas para o uso de computadores. “Na Qualcomm, acreditamos que a educação é um dos principais impulsionadores do crescimento econômico e do desenvolvimento profissional. Estamos entusiasmados em levar notebooks com conectividade de rede móvel para escolas no Brasil, possibilitando uma educação de qualidade para os alunos onde quer que estejam independentemente de sua situação econômica“, diz Francisco Soares, VP de Assuntos Governamentais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

Nove lojas são multadas pelo Procon de Uberaba por causa da Apple

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O problema envolvendo a venda de iPhone sem carregadores da Apple está refletindo nos negócios de lojas e estabelecimentos que comercializam o aparelho. Acontece que o Procon de Uberaba autuou e multou nove lojas por estarem vendendo o dispositivo sem o carregador na cidade do Triângulo Mineiro.

Segundo o órgão, foram visitados 10 estabelecimentos em um ação feita em parceria com o Procon-MG, onde os varejistas receberam salões de R$ 10 mil a R$ 20 mil para cada. Teve uma loja que foi autuada duas vezes, uma pelo órgão municipal e outra pelo estadual.

Conforme explica o Procon Uberaba, desde maio de 2022 foram registrados 16 reclamações de consumidores sobre a renda do smartphone sem os plugues. A partir daí, o órgão começou a notificar as lojas. Ainda há três reclamações que aguardam envio de documentação para registro e nove pessoas já buscaram informações no canal do regulado no WhatsApp.

Entenda o caso

Desde 2020 que a Apple decidiu retirar da caixa os carregadores, sob o argumento de benefícios ambientais e de que muitos utilizadores já possuem o dispositivo de gerações anteriores. No entanto, a prática vem sendo amplamente criticada, além de ter gerado diversas multas e processos contra a empresa norte-americana.

Inclusive, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) determinou a suspensão da venda dos smartphones da Apple sem os carregadores, além de ter aplicado uma multa de R$ 12,2 milhões e pedir a suspensão dos registros dos smartphones junto à Anatel e Inmetro.

Segundo o Mobile Time, em sua defesa, a Apple disse que “Todos os modelos de iPhone vendidos no Brasil estão em conformidade com os regulamentos locais e estamos empolgados em trazer a nova linha do iPhone 14 para os clientes a partir de hoje”.

A culpa é dos comerciantes?

Se a escolha de vender os smartphones sem carregadores foi da Apple, os varejistas podem sofrer sanções sobre algo que não está sob seu controle? Segundo o advogado especializado em direito do consumidor, Bruno Boris, em entrevista ao portal Hardware, dentro do seu poder, o Procon possui legitimidade para determinar que as lojas interrompam a comunicação dos iPhones, assim como qualquer outro produto que não esteja em conformidade com a legislação brasileira.

Victor Hugo Pereira Gonçalves, presidente do Instituto Sigilo, compartilha da mesma opinião: “O Procon tem como atuar e punir quem revende [o iPhone]em nome da Apple. Então, o Procon pode multar, sim, as lojas, porque estão agindo com responsabilidade solidária à própria Apple”.

Nesse caso, segundo Bruno Boris, os lojistas devem deixar claro para o cliente que o plugue não vem junto com o smartphones, o que vale também para outras marcas, já que a Apple não é a unida com essa ideia.

“Particularmente até entendo que a Apple possa vender o aparelho sem o carregador, com algum desconto ao consumidor, por exemplo, deixando à escolha dele a opção de adquirir o produto com ou sem o carregador. Todavia, pelas decisões administrativas e judiciais, essa comunicação clara ao consumidor e aos órgãos de proteção e defesa do consumidor parece ter sido insuficiente ou apresentado algum ruído”, explica o advogado.

Eleições 2022: candidatos investem milhões em propagandas na internet

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Neste domingo (30) ocorre o segundo turno das Eleições 2022 para escolher o futuro presidente do Brasil. A disputa está entre Lula e Bolsonaro. Desde que foi dada a corrida para as propagandas eleitorais, as campanhas dos candidatos para a presidência empenham investimentos na internet para levar suas ideias e propostas para os internautas. E isto gerou receita para empresas como o Google e Facebook.

De acordo com o portal “Divulgacand” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos à presidência da República investiram milhões em campanhas e anúncios no meio digital, sendo que somente o Google e o Facebook embolsaram ao menos R$ 151 milhões com post patrocinado por políticos durante o pleito deste ano.

Esse movimento mostra como o meio digital tem mostrado grande força na sociedade envolvendo política, em especial o trabalho feito nas redes sociais. De acordo com os dados, foram gastos cerca de R$ 68 milhões no Facebook, contra R$ 56 milhões em anúncios no Google.

Entre os candidatos a presidente, a que mais gastou com anúncios propagandas na internet foi a senadora Simone Tebet (MDB), desembolsando R$ 2,7 milhões. Em seguida vem o candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastando R$ 2,2 milhões. Desse valor, a maior parte dos recursos direcionados pelo candidato Lula foi para o Google, impulsionando artigos como o que alega que o ex-presidente foi inocentado de 26 acusações.

Entre os partidos, o campeão em anúncios foi o União Brasil, pagando R$ 22 milhões para propagandas na internet, seguido do PT, com R$ 20 milhões. Os mais diversos dados referentes às Eleições 2022 podem ser conferidos no site do TSE.

Bolsonaro versus Lula

De acordo com O Globo, a campanha de Jair Bolsonaro já ultrapassou o investimento em anúncios feito por Lula. Dados do Google mostram que Bolsonaro já investiu R$ 16,1 milhão na publicidade neste segundo turno. Considerando os dois turnos, já foi gasto R$ 20,6 milhões no Google Ads, R$ 3,1 milhões a mais do que o candidato do PT, com R$ 17,5 milhões.

As Eleições deste ano também têm contribuído financeiramente para a TV tradicional, mesmo que não seja de forma direta. Isto porque, por causa do debate presidencial entre os candidatos no primeiro turno, a Globo registrou sua maior audiência em 16 anos.

O debate ocorreu no dia 29 de setembro e conforme os dados do Ibope divulgados pela emissora, a transmissão marcou 25 pontos de audiência em São Paulo e 29 no Rio de Janeiro.

Além disso, também movimentou as redes sociais, sendo que durante as sete horas seguidas, a #DebateNaGlobo ficou no topo dos trending topics mundiais, enquanto que os termos “Soraya”, “Bonner”, “Ciro“, “Simone” e “Padre”, todos relacionados ao debate, completaram o top-6 de assuntos mais comentados no mundo.

Claro levará 5G para comunidades isoladas da Amazônia

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De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira, 27, pela operadora de satélites SES, a Claro continuará fornecendo redes 4G e 5G para comunidade isolada da Amazônia por vários anos. A SES informou que renovou o contrato com a operadora em uma negociação que foi fechada com a Embratel.

Imagem: Tekimobile

O serviço será oferecido por meio da rede O3b mPOWER, um sistema de comunicações de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração, e chegará a pelo menos oito das 23 cidades que integram a área de cobertura da operadora na região.

Com a renovação do acordo, a Embratel poderá incrementar 4 Gbps sobre a rede O3b mPOWER, estendendo seu serviço de backhaul móvel por meio da tecnologia, atendendo mais de 260 mil habitantes nas oito cidades da região amazônica. A SES ainda informou que as demais cidades locais continuam sendo atendidas pelo serviço via satélite geoestacionário (GEO).

Segundo a SES, a parceria com a Claro e a Embratel é a primeira no Brasil envolvendo a utilização da nova tecnologia.

“Nosso serviço oferece escalabilidade e flexibilidade incomparáveis, o que permite que provedores de serviços de telecomunicações gerem tráfego, seja em terra ou diretamente para a nuvem, de forma flexível, e pode ser facilmente expandido para acomodar o crescimento de dados dos clientes de celular da Claro, oferecendo uma experiência de grande qualidade, mesmo em algumas das áreas mais remotas do Brasil”, disse, em nota, Omar Trujillo, vice-presidente de Vendas de Rede para as Américas da SES.

Com o acordo, a Embratel espera estender a rede de conexão com a tecnologia O3b mPOWER, assim como fornecer um nível aprimorado de serviços móveis em alguns dos locais mais isolados do território amazônico.

A empresa faz uso dos serviços via satélite da SES para cumprir as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao suporte às comunidades amazonenses. Inclusive, a Embratel aumentou a demanda inicial (250 Mbps para quatro cidades) para 5,5 Gbps de largura de banda GEO e MEO, a fim de ampliar a rede para 23 municípios.