De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira, 27, pela operadora de satélites SES, a Claro continuará fornecendo redes 4G e 5G para comunidade isolada da Amazônia por vários anos. A SES informou que renovou o contrato com a operadora em uma negociação que foi fechada com a Embratel.
Imagem: Tekimobile
O serviço será oferecido por meio da rede O3b mPOWER, um sistema de comunicações de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração, e chegará a pelo menos oito das 23 cidades que integram a área de cobertura da operadora na região.
Com a renovação do acordo, a Embratel poderá incrementar 4 Gbps sobre a rede O3b mPOWER, estendendo seu serviço de backhaul móvel por meio da tecnologia, atendendo mais de 260 mil habitantes nas oito cidades da região amazônica. A SES ainda informou que as demais cidades locais continuam sendo atendidas pelo serviço via satélite geoestacionário (GEO).
Segundo a SES, a parceria com a Claro e a Embratel é a primeira no Brasil envolvendo a utilização da nova tecnologia.
“Nosso serviço oferece escalabilidade e flexibilidade incomparáveis, o que permite que provedores de serviços de telecomunicações gerem tráfego, seja em terra ou diretamente para a nuvem, de forma flexível, e pode ser facilmente expandido para acomodar o crescimento de dados dos clientes de celular da Claro, oferecendo uma experiência de grande qualidade, mesmo em algumas das áreas mais remotas do Brasil”, disse, em nota, Omar Trujillo, vice-presidente de Vendas de Rede para as Américas da SES.
Com o acordo, a Embratel espera estender a rede de conexão com a tecnologia O3b mPOWER, assim como fornecer um nível aprimorado de serviços móveis em alguns dos locais mais isolados do território amazônico.
A empresa faz uso dos serviços via satélite da SES para cumprir as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao suporte às comunidades amazonenses. Inclusive, a Embratel aumentou a demanda inicial (250 Mbps para quatro cidades) para 5,5 Gbps de largura de banda GEO e MEO, a fim de ampliar a rede para 23 municípios.
Nesta quinta-feira (27), a Oi comunicou ao mercado que contratou a consultoria financeira Moelis & Co. para auxiliar no processo de renegociação das dívidas com os credores. Segundo a empresa, a consultoria foi contratada para “auxiliá-la em tratativas com credores da Companhia visando otimizar o seu perfil de endividamento”.
Entretanto, a Oi não dá detalhes dessas tratativas, nem explica porque está sendo necessário renegociação de valores que já foram definidos até o momento no processo de recuperação judicial.
“As tratativas a serem empreendidas pela Oi estão em consonância com a proposta apresentada e aprovada pelos credores da Companhia em Assembleia Geral de Credores realizada em 08 de Setembro de 2020 e visam garantir o seu compromisso em continuar a implementação de seu plano estratégico de crescimento no mercado brasileiro através do provimento de serviços de banda larga de alta velocidade, soluções corporativas e de TI e geração de novas receitas, além da busca continua por eficiência em custos”, diz a empresa, no comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários.
Desde junho de 2016, que a Oi pediu proteção judicial de credores, quando possuía uma dívida de R$ 65 bilhões. À época, a Moelis reuniu credores para uma negociação conjunta e chegou a trazer proposta de compra da Oi por um bilionário egípicio.
Em agosto de 2002 chegou próximo de sair do processo de recuperação judicial, chegando a informar ao Ministério Público do Rio de Janeiro que chegaria a R$ 11 bilhões de caixa em 2023, o que garantiria a capacidade de honrar pagamentos por ao menos três anos.
No entanto, o trio que comprou sua unidade móvel está questionando o valor da compra e a quantidade de clientes móveis existentes na carteira adquirida. Por exemplo, segundo a Vivo, do total de 12,5 milhões de usuários recebidos, foram desligados cerca de 3 milhões de clientes Oi considerados inativos.
Aprender inglês corporativo como segunda língua quebra as barreiras linguísticas para abrir novos horizontes em qualquer lugar do mundo. Por isso, contar com uma equipe bilíngue treinada em inglês de negócios torna-se um valor agregado transcendental ao aproveitar as oportunidades comerciais e de expansão que surgem no mercado internacional.
Uma equipe interna ou externa fluente no idioma inglês pode se comunicar de forma eficaz com clientes, parceiros e fornecedores, independentemente de sua nacionalidade ou idioma nativo. A possibilidade de compreender plenamente a mensagem e de que entendam a nossa facilitará as negociações, o que redundará num ambiente de trabalho de confiança e segurança.
Treinamento de Inglês para Negócios
O inglês está no topo das línguas mais faladas, sendo por excelência a língua comercial mais utilizada no mundo empresarial, independentemente da localização geográfica da empresa.
Há que destacar que o inglês é falado de forma oficial em 53 países, o que abre caminhos ao desenvolvimento de novas oportunidades de negócio para as empresas que treinam em inglês o pessoal.
Está demonstrado que as relações comerciais internacionais da companhia melhoram com a capacitação através de cursos de inglês para empresas de Preply business, em virtude de que se abre todo um leque de opções de negócio.
Maior projeção internacional
As empresas que se treinam em inglês têm mais possibilidades de se expandir para o exterior, pois têm as ferramentas para capitalizar oportunidades chave.
Uma língua como o inglês permite dar a conhecer o seu negócio ou empreendimento a grupos de interesse, já que existe a possibilidade de transmitir a ideia do projeto a potenciais parceiros numa língua que muitos entendem.
É também estratégico o conhecimento da língua inglesa para criar parcerias com investidores e promover o máximo desenvolvimento do pessoal a nível internacional.
Conhecimento do mercado
Para expandir e aumentar a influência econômica de uma empresa é necessário conhecer muito bem o mercado, a concorrência e as tendências atuais.
Esta investigação preliminar prepara-nos para enfrentar e compreender melhor a realidade do país que pretendemos abranger. Grande parte do material informativo está escrito em inglês, portanto, aprender o idioma permite ter acesso a uma ampla variedade de fontes, conteúdos e dados relevantes sobre o mercado.
Networking e promoção de redes em todo o mundo
Muitas empresas multinacionais e transnacionais dedicadas à produção de bens e serviços operam na América Latina. A maioria contrata pessoal bilíngue para ter uma comunicação assertiva com trabalhadores, fornecedores e parceiros.
O objetivo da contratação de profissionais com fluência em inglês é estabelecer um ambiente de trabalho mais favorável ao desenvolvimento das atividades comerciais de compra, venda e fabricação em seus países.
Hoje, saber inglês se tornou um requisito essencial nos principais portais de busca de profissionais.
Esta habilidade deve ser indicada no perfil para competir com aspirantes a vagas bem remuneradas na modalidade de trabalho remoto. Em suma, o inglês é um aval que permite aproveitar múltiplas oportunidades da oferta de trabalho.
Maior impulso da marca
A melhor maneira de dar impulso a uma marca é fazer conhecê-la. Os cursos corporativos ensinam os empregados a criar consciência de marca e a sensibilizar o consumidor para ganhar notoriedade no público-alvo.
As melhores marcas do mundo transmitem sua mensagem em inglês e startups emergentes o promovem como um idioma secundário, mas essencial para o crescimento dos negócios.
Os empregados bilíngues podem educar os clientes sobre a marca em inglês, e transmitir uma imagem de companhia multinacional. Além disso, a equipe pode projetar-se como embaixadora da marca, converter-se em influencers e multiplicar a mensagem que caracteriza a companhia.
O pessoal estará em capacidade de compartilhar conteúdo em inglês tanto a seus perfis pessoais como nas redes sociais da organização.
Ter um pessoal que domine o inglês demonstra força e solidez no mercado. Os profissionais que têm habilidades linguísticas podem representar a empresa em conferências, reuniões de negócios, lançamentos de projetos, fazer networking e lançar uma campanha impulsionadora da marca.
Maior capacidade de negociação
Os empregadores que investem em seus funcionários para treiná-los em inglês têm melhores habilidades de negociação e, embora dominar a língua inglesa exija tempo, esforço e prática, valerá a pena aproveitar todos os benefícios e resultados financeiros que este importante passo pode gerar para a empresa.
O domínio do inglês ajuda à incursão nas importações e exportações, aumenta a competitividade, e permite conectar-se com investidores em encontros internacionais.
Ao aprender a língua dos negócios no curso de inglês para empresas os funcionários podem compreender o vocabulário e praticar com professores nativos qualificados para desenvolver-se com maior confiança ao negociar.
Os progressos linguísticos terão impacto nos lucros da empresa e permitirão aproveitar todas as oportunidades a partir de diferentes domínios.
É importante a segurança que emana dos profissionais para enfrentar uma situação emergente à medida que avançam na aprendizagem.
Da mesma forma, poderão solicitar ou fornecer informações relacionadas à empresa, fechar um acordo, gerando confiança em terceiros.
A internacionalização é alcançada com a expansão do negócio, mas devemos comprometer nossa equipe de trabalho, prepará-la, e facilitar-lhe as ferramentas, tanto para seu crescimento pessoal como laboral.
Em suma, há que treinar em inglês de negócios e liderar uma equipe internacional preparada para novos desafios, apto para o atendimento a clientes estrangeiros, capaz de assumir responsabilidades, resolver problemas que ocorrem no mercado internacional e consolidar o seu desempenho laboral.
Neste sábado (29), acontece a partida final da Libertadores, onde se enfrentarão os times Flamengo e Athletico Paranaense. Com o intuito de levar mais benefícios para os seus clientes, em especial para os amantes do futebol, a Claro decidiu oferecer zero rating durante o jogo.
Com a novidade, os clientes pré, controle e pós-pago poderão curtir o jogo sem que seja descontado da franquia de dados móveis. A final da Libertadores ficará disponível no aplicativo da Claro tv+ e pela TV, no canal do SBT, e pelo canal da ESPN (canal 570) a partir das 17:00.
Ainda de acordo com a Claro, os clientes da Claro tv+ poderão acessar o conteúdo usando o comando de voz Alexa, que está integrada no equipamento de TV, dizendo apenas “Alexa, vá para o canal SBT”, sendo direcionado automaticamente, sem precisar digitar ou lembrar o número do canal – recurso disponível com exclusividade para clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.
O app da Claro tv+ também pode ser acessado via smartphones e tablets (Android e IOs), Smart TVs Samsung, LG e Android TV (TCL, Semp, Philips, Sony e Panasonic, além de boxes e sticks), pelo Google Chromecast, pelo navegador via web e pelo site www.clarotvmais.com.br.
Disponível em todo o Brasil por R$59,90 mensais, a assinatura da Claro tv+ soma o melhor da TV e do streaming, além de permitir cinco dispositivos de acesso, reprodução simultânea em até duas telas, download para assistir offline, Replay TV e espelhamento via Chromecast. Quem não é cliente Claro também pode fazer o download do app Claro tv+, se cadastrar e experimentar muitos conteúdos de onde estiver, com milhares de filmes, séries e outros canais em degustação.
Sobre a Claro
A Claro é uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis.
Se você é cliente ou pretende ser do plano Easy da Vivo, uma modalidade da operadora que costuma ser um excelente custo-benefício para o consumidor, agora passará a contar com mais uma opção de pagamento. Antes, o plano só aceitava pagamento via cartão de crédito, o que afastava potenciais interessados.
Mas agora mudou. Acontece que a Vivo já está disponibilizando a opção de pagamento via Pix na compra de pacotes e serviços. Com isso, o Vivo Easy passa a ser mais democrático, já que o pagamento por cartão de crédito deixou de ser obrigatório.
Com a nova opção, o processo de pagamento não muda e permanece o mesmo, sendo que via Pix será gerado um código de Copia e Cola após o fechamento da compra. Com esse código, o cliente pode pagar diretamente no aplicativo o seu banco ou carteira digital.
Conforme explica a operadora, a compra é validada instante depois da transação. A opção de pagamento via Pix também está disponível para pagamentos de pacotes avulsos, assim como no plano Vivo Easy Prime.
Sobre o Vivo Easy
O plano da Vivo é um dos mais baratos da operadora e pode ter um bom custo-benefício, pois sua principal vantagem é o acúmulo de internet que não for usada. Ou seja, se o cliente comprar uma franquia de 50 GB, ele pode usar por quanto tempo quiser, pois não expiram. Pode durar um mês ou um ano, enquanto não for consumida toda, ficará disponível para uso.
A Vivo ainda tem uma versão Prime, onde o pacote de internet também não expira, mas é um plano que se aproxima mais dos convencionais, pois o pagamento deve ser feito mensalmente, como um planos Controle.
O plano é ideal para aquelas pessoas que usam pouca internet móvel, não faz ligações todos os dias e só quer usar o aplicativo de mensagem instantânea. Além disso, o cliente ainda tem direito de R$ 10 em cashback, que pode ser convertido em mais gigas ou diárias ilimitadas de aplicativos.
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, diz que não ficará sem posicionamento no caso da cobrança da Enel, no estado do Ceará. O conselheiro da agência, Moisés Moreira, falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 26, durante o Conecta Brasil 2022.
Moisés criticou a cobrança de CTOs – equipamentos instalados em postes, que foi anunciada pela Enel do Ceará, segundo ele essa situação não passa de oportunismo e garante que a Anatel vai reagir sobre o caso.
Anatel considera errada a postura da Enel Ceará
Ele afirmou também que a cobrança de pontos de fixação deixam ainda mais caros o acesso aos postes e não facilitam em nada o negócio de pequenas empresas que estão levando a capilaridade de banda larga pelo Brasil.
Moisés lembrou que o artigo da Lei Geral de Telecomunicações (LGT) prevê que o compartilhamento das distribuidoras de energia elétrica deve ser feito com preços justos. E essa prática vai de encontro às diretrizes legais.
“Isso confirma para mim um verdadeiro oportunismo nesse momento em que estamos debatendo com muita seriedade, as duas agências (Anatel e Aneel), uma grande oportunidade de colocar um freio nessa bagunça e partir para um novo mundo, mais organizado, responsável, seguro. Então, esse oportunismo é intolerável e a Anatel está atenta e tomaremos providências, sim, fique certo disso”, afirmou.
Entenda o caso da Enel
A Enel do Ceará anunciou que vai cobrar por equipamento que será instalado em postes a partir do próximo mês. Isso impacta diretamente os provedores de internet, afinal são eles que vão ter que pagar essa conta.
As empresas pequenas que vendem internet banda larga fixa, prevê que o trabalho ficará inviável por causa da alta do custo do serviço.
O Presidente do Link Cariri (comissão de associações de provedores), Elgton Lucena, provedores de internet tentaram fazer uma contraproposta para Enel, mas ela não deu retorno.
A proposta da instituição é fazer uma tabela de escalonamento de uso de dispositivos nos postes. Conforme os pontos aumentarem, o valor de cobrança tende a diminuir.
Registro do debate promovido por vários meios de comunicação, transmitido pela Band.
Descubra aqui onde, como e quanto você pode assistir ao debate dos presidenciáveis, o último do segundo turno das Eleições 2022. Confira também nesta matéria onde assistir a programação para os candidatos ao governo.
Veja onde, como e quando assisti o último debate entre Lula e Bolsonaro, na Globo
O horário marcado para o começo do debate entre Lula e Bolsonaro é às 21h30, logo após a novela da Globo, “Travessia”. Sendo assim, será exibido em TV aberta e transmitido para todo o país.
Acompanhe também por outros canais. Assista através do G1, portal de notícias da Globo ou no Globoplay, que passa TV ao vivo sem custos, basta ter um login. Essas duas opções são pela internet, para quem não pode ou prefere não assistir na TV tradicional.
Mas quem desejar ainda uma terceira opção, pode ouvir o debate entre Lula e Bolsonaro através da rádio CBN, que vai transmitir a programação ao vivo.
Esse será o último confronto oficial entre os presidenciáveis antes das eleições que acontecem neste próximo domingo, 30.
Como assistir aos debates de governo do estado do segundo turno
Nos estados em que houve segundo turno para governo do estado também vai haver debate. Porém vão acontecer na quinta-feira, 27, às 21h30. Para cada região a condução será transmitida pela filial ou repassadora de sinal da Rede Globo.
Veja abaixo a lista completa das cidades e de onde assistir aos debates de governadores. Sabendo que todos vão ser transmitidos ao vivo também no G1, através da internet. Porém, cada estado tem um link dedicado (veja abaixo como encontrar):
Alagoas – TV Gazeta de Alagoas, debate entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha;
Amazonas – Rede Amazônica, debate entre Eduardo Braga e Wilson Lima;
Bahia – TV Bahia, debate entre ACM Neto e Jerônimo;
Espírito Santo – TV Gazeta, debate entre Manato e Casagrande;
Mato Grosso do Sul – TV Morena, debate entre Contar e Riedel;
Paraíba – TVs Cabo Branco e Paraíba, debate entre João Azevêdo e Pedro Cunha;
Pernambuco – TV Globo, debate entre Raquel e Marília;
Rio Grande do Sul – RBS TV, debate entre Leite e Onyx;
Rondônia – Rede Amazônica, debate entre Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério;
Santa Catarina – NSC TV, Jorginho Mello e Décio Lima;
São Paulo – TV Globo, debate entre Haddad e Tarcísio;
Sergipe – Debate foi cancelado por causa da apresentação de atestado médico do candidato Fábio, que está em disputa com Rogério Carvalho.
Elon Musk oficializou nesta quinta-feira, 27, a compra do Twitter. O homem mais rico do mundo publicou em seu perfil no Twitter que comprou a rede social pois acredita ser importante para a civilização ter uma praça pública comum, para debater crenças de forma saudável e sem violência.
“Seja bem vindo ao Twitter”, é o que diz na tela do celular.
Entre idas e vindas Elon Musk finalmente comprou o Twitter
O empresário, que é dono da Tesla e SpaceX (empresa que comanda a internet via satélite Satlink), ofereceu US$ 54,20 por cada ação da empresa de rede social. Na época, o valor total da compra ficou por volta de Us$ 44 bilhões.
Porém, mesmo com tudo indo bem, por causa de problemas do Twitter com contas falsas e suas políticas internas sobre essa pauta, Musk começou a recuar no negócio.
A rede social, por sua vez, negou o problema e esse impasse seguiu por várias semanas e meses até chegar em outubro, com essa notícia de venda concretizada.
Elon Musk chegou a pedir para avaliar as contas que supostamente seriam falsas e o caso foi para a justiça. O assunto seria julgado no final de outubro, mas o comprador voltou atrás e anunciou que iria completar a compra.
Demissão em massa
Em meio a tudo isso há ainda outros problemas, como por exemplo o rumor de demissão em massa e protestos por parte dos funcionários.
Surgiu a notícia de que Musk iria demitir 75% da empresa. O assunto foi pauta de uma matéria do Washington Post, que dizia que haveria um corte de 5.500 pessoas da empresa. Com isso os funcionários fizeram uma carta aberta em protesto a essa notícia de demissão.
O documento não foi publicado oficialmente, mas circula dentro da empresa. Ele diz que os funcionários alegam que uma demissão em massa poderia comprometer a capacidade do Twitter em atender à conversa pública, fato que ele disse defender recentemente.
Na quarta-feira, o empresário visitou a empresa carregando uma pia nas mãos, fazendo um trocadilho com uma expressão em inglês. O ditado “caiu a ficha”, em inglês fica “let that sink in”. Porém, sink pode significar tanto “pia”, quanto “assimilar”. Daí a brincadeira.
A Covid-19 causou interrupção na produção da maior fábrica de iPhones do mundo. Milhões de pessoas na China foram colocadas sob restrições nesta quarta-feira, 26, para combater surtos da doença.
A situação na fábrica que produz para Apple se deu pois a China ainda é um dos poucos locais do mundo que fazem quarentena e tomam medidas drásticas em relação a Covid-19. O país tenta erradicar o vírus do seu território.
Entenda o caso de covid-19 na maior fábrica de iPhones do mundo
Na quarta-feira foram registrados 1.241 casos da doença, a maioria assintomáticos, segundo a Comissão Nacional de Saúde.
Entre esses milhões de casos, está o surto em uma fábrica em Zhengzhou, cidade ao centro da China, que emprega por volta de 300 mil pessoas. Lá é o maior centro de fabricação de iPhones do mundo.
A administradora da fábrica, a Fox Conn Technology Group, reconheceu o surto e disse que a parte operacional e produção de produtos está estável. Com isso, as medidas de saúde e segurança serão mantidas.
Surgiu um rumor de que haviam milhares de infectados na fábrica de iPhones, porém a administradora negou essa informação e afirmou que é pequeno o número de funcionários com vírus.
Esse surto impactou também a cidade de Pequim, que precisou fechar temporariamente o parque temático Universal Resort, para aplicar os requisitos de controle epidêmico. E mesmo com a diminuição de infecção, as autoridades chinesas não estão dispostas a flexibilizar medidas.
Até então a Apple não deu nenhum parecer sobre o caso, nem emitiu nenhuma nota sobre esse assunto.
Essa não é a primeira vez que a maior fábrica de iPhones do mundo toma esse tipo de medidas diante da contaminação de pessoas com a covid-19, mesmo após a flexibilização das medidas de segurança por todo o mundo. Até então, sempre há surtos, ainda que localizados, as autoridades chinesas retomam os protocolos epidêmicos de quarentena.
Cidade de Brasília tem o 5G mais rápido entre as capitais brasileiras que já passaram pela ativação do sinal. Esse dado foi divulgado no relatório da Opensignal, que saiu nesta quinta-feira, 27. Além de ser a melhor do país, em relação ao mundo, a capital federal é a segunda melhor, só fica atrás de Seul, capital da Coreia do Sul.
A velocidade registrada no uso do 5G de Brasília superou todas as outras capitais pelo mundo, exceto Seul. O relatório registrou uma velocidade de download, em Brasília, 2,5 vezes mais rápida que nas outras nove capitais pesquisadas.
5G de qualidade em Brasília impactou no sinal do 4G
Gráficos do comparativo do 5G em várias cidades pelo mundo.
Além dos resultados positivos sobre o sinal e uso do 5G, o povo de Brasília percebeu também uma melhora no 4G. E segundo o relatório, a velocidade média do LTE é de 24,3 Mbps, e isso influencia no 5G, deixando ele um pouco mais rápido.
Já no comparativo entre o 5G não standalone e o DSS, que tem o compartilhamento de espectro, a pesquisa da Opensignal notou melhora de 2,4 vezes. Assim como o download, o upload da capital federal também foi o segundo maior do mundo, registrando 30,8 Mbps.
Sinal bom, mas pouco uso
Porém, em contraste com esses bons resultados, os moradores da cidade brasileira foram os que tiveram menos contato com o 5G. Em média, os celulares estão em apenas 12,6% do tempo analisado em conexão com o 5G, só estando à frente de Ottawa (cidade do Canadá) e Cidade do México (capital mexicana).
Embora tenha uma das melhores capacidades na sua usabilidade, a rede em Brasília é menos usada do que nas outras pesquisadas por estar menos disponível.
Por fim, no comparativo brasileiro, Brasília ganha no download e perde em upload. A melhor cidade nesse último quesito, dentro do Brasil, é a vizinha Goiânia.
Gráficos comparativos do 5G no Brasil.
A rede 5G está presente em vários outros países, como por exemplo na Coreia do Sul, México, Alemanha, Chile, Estados Unidos e outros. E no Brasil já foi feita ativação em todas as capitais dos estados e em breve começará a liberação em cidades com mais de 500 mil habitantes.