17/04/2024

Celular na assistência? Samsung lança recurso para proteger seus dados

Empresa libera o Modo de Manutenção para que usuários possam colocar seus aparelhos em conserto sem se preocupar em expor seus dados.

Ninguém gosta de levar seu smartphone para conserto em uma assistência técnica, pois além de ficar alguns dias sem o aparelho, ainda corre o risco ao expor seus dados e informações pessoais a um estranho. No entanto, essa exposição será um problema a menos para o usuário, pois a Samsung está liberando um novo recurso de segurança: Modo de Manutenção.

A empresa sul-coreana afirma que a ferramenta protegerá informações pessoais, como fotos, mensagens e agenda de contatos, enquanto o dispositivo estiver na mão de terceiros. A função tinha sido vista anteriormente nas versões beta da One UI 5, e agora foi oficializada pela companhia.

A novidade está no Android 13 e na One UI 5, e segundo a Samsung, chegará de forma gradual para os aparelhos da marca a partir do Galaxy S22, que foi lançado no início do ano.

O Modo de Manutenção funciona da seguinte forma: será possível criar uma conta de usuários separada para quando o aparelho estiver em reparo. Dessa forma, o dispositivo poderá ser reparado e testado na assistência, mas não será possível acessar as informações privadas que estão na conta original do dono.

Para ativar, o usuário precisa selecionar o recurso no menu “Cuidados com a bateria e o dispositivo” dentro do aplicativo de configurações e reiniciar seu smartphone. Dessa forma, assim que o smartphone for reiniciado, todas as informações pessoais ficarão restritas. Com o modo ativo, não será possível recuperar aplicativos instalados pelo dono do celular.

Além disso, dados e contas que forem criados quando o aparelho estiver no Modo de Manutenção serão excluídas automaticamente assim que o proprietário desativar o recurso. O mesmo ocorrerá, se os técnicos baixarem aplicativos na Galaxy Store.

“Este é apenas o exemplo mais recente de nossos esforços constantes para introduzir novas maneiras de fazer as pessoas se sentirem seguras e no controle”, contou a empresa em comunicado.

Embora o anúncio inicial seja que o recurso está disponível nos modelos Galaxy S22 e posteriores (porque o Modo de Manutenção foi testado inicialmente na linha S21), é provável que a função seja liberada para outros dispositivos da marca com o Android 13 e a interface One UI 5. O processo de liberação da ferramenta continuará ao longo de 2023, de acordo com a empresa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários