23/04/2024

Claro levará 5G para comunidades isoladas da Amazônia

Operadora renovou contrato com a operadora de satélites SES e continuará fornecendo redes 4G e 5G para cidades amazonenses isoladas.

De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira, 27, pela operadora de satélites SES, a Claro continuará fornecendo redes 4G e 5G para comunidade isolada da Amazônia por vários anos. A SES informou que renovou o contrato com a operadora em uma negociação que foi fechada com a Embratel.

Imagem: Tekimobile

O serviço será oferecido por meio da rede O3b mPOWER, um sistema de comunicações de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração, e chegará a pelo menos oito das 23 cidades que integram a área de cobertura da operadora na região.

Com a renovação do acordo, a Embratel poderá incrementar 4 Gbps sobre a rede O3b mPOWER, estendendo seu serviço de backhaul móvel por meio da tecnologia, atendendo mais de 260 mil habitantes nas oito cidades da região amazônica. A SES ainda informou que as demais cidades locais continuam sendo atendidas pelo serviço via satélite geoestacionário (GEO).

Segundo a SES, a parceria com a Claro e a Embratel é a primeira no Brasil envolvendo a utilização da nova tecnologia.

“Nosso serviço oferece escalabilidade e flexibilidade incomparáveis, o que permite que provedores de serviços de telecomunicações gerem tráfego, seja em terra ou diretamente para a nuvem, de forma flexível, e pode ser facilmente expandido para acomodar o crescimento de dados dos clientes de celular da Claro, oferecendo uma experiência de grande qualidade, mesmo em algumas das áreas mais remotas do Brasil”, disse, em nota, Omar Trujillo, vice-presidente de Vendas de Rede para as Américas da SES.

Com o acordo, a Embratel espera estender a rede de conexão com a tecnologia O3b mPOWER, assim como fornecer um nível aprimorado de serviços móveis em alguns dos locais mais isolados do território amazônico.

A empresa faz uso dos serviços via satélite da SES para cumprir as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao suporte às comunidades amazonenses. Inclusive, a Embratel aumentou a demanda inicial (250 Mbps para quatro cidades) para 5,5 Gbps de largura de banda GEO e MEO, a fim de ampliar a rede para 23 municípios.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários