27/04/2024

Empresas lançam projeto de conectividade beneficiando alunos com notebooks

Qualcomm, Acer, Claro, Embratel, Calriz e Instituto Crescer lançaram a ASCON (Alunos Sempre Conectados) para fomentar a inclusão digital.

Nesta quinta-feira (27), Qualcomm, Acer, Claro, Embratel, Calriz e Instituto Crescer anunciaram o lançamento de um projeto para levar conectividade para professores e alunos por meio de doação de notebooks Acer Chromebook511 equipados com processador Snapdragon® 7C. A ASCON (Alunos Sempre Conectado), nessa 1ª fase, beneficiará alunos do 7º ano do ensino fundamental.

De acordo com as empresas, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ensino (SME) de Goiânia e cerca de 100 estudantes e professores serão beneficiados com notebooks, que são equipados com tecnologia LTE 4G Móvel para garantir uma conexão contínua com a Internet.

Um dos principais objetivos da ASCON é fomentar um ambiente de inclusão digital para que os alunos contam com ferramentas necessárias para que todo seu potencial seja trabalhado, em uma proposta de permitir a melhoria da alfabetização digital, aproveitando o uso dos PCs em casa e fora da sala de aula, e consequentemente o aprendizado estendido que estes proporcionam.

Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, diz que “A tecnologia e a conectividade fornecem subsídios para que professores possam dar as melhores aulas, e os alunos consigam se desenvolver no sistema educacional, tornando-se cidadãos preparados para o futuro. A Embratel está muito feliz por fazer parte deste projeto, que deve gerar frutos muito importantes para o Brasil“.

No projeto, também haverá oficinas presenciais e remotas para os estudantes e professores, e terão acesso a mentoria e tutoriais oferecidos pelo Instituto Crescer. Segundo as empresas envolvidas, serão trabalhados nas oficinas temáticas segurança cibernética, cyberbullying e segurança emocional, metaverso e tecnologias inovadoras, Inteligência Artificial e tecnologias emergentes na sociedade, pesquisa e conceitos básicos de programação.

“Em um mundo mais conectado, é essencial melhorar e desenvolver habilidades digitais para que os alunos possam aproveitar todas as oportunidades que as tecnologias digitais e a conectividade podem oferecer. Quando os educadores experimentam novas formas de ensinar, eles proporcionam aos alunos oportunidades únicas e inovadoras de acesso e de produção de conhecimento, e este precisa ser acompanhado pela ética do uso adequado dos recursos tecnológicos”, explica a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan.

Nesse momento, três escolas de Goiânia serão beneficiadas com a ASCON, mas a expectativa é que o projeto seja expandido nos próximos anos. “Goiânia investe de forma estratégica no uso de tecnologia em sala de aula. Agora, em colaboração com empresas preocupadas com o futuro, vamos oferecer formação para estudantes e professores usando dispositivos com conectividade móvel. Essa inovação, cada vez mais fará parte definitiva da rotina escolar“, pontua Wellington Bessa, secretário de Educação de Goiânia.

André Teixeira, Gerente Sênior de Negócios Acer, explica que a empresa aproveitou o programa para lançar o “primeiro notebook conectado à rede 4G, que democratizará ainda mais a conectividade e a Internet para os alunos, colaborando com o futuro e o desenvolvimento do país“.

As empresas apontam ainda que no Brasil, ainda há jovens que relatam não ter habilidades básicas para o uso de computadores. “Na Qualcomm, acreditamos que a educação é um dos principais impulsionadores do crescimento econômico e do desenvolvimento profissional. Estamos entusiasmados em levar notebooks com conectividade de rede móvel para escolas no Brasil, possibilitando uma educação de qualidade para os alunos onde quer que estejam independentemente de sua situação econômica“, diz Francisco Soares, VP de Assuntos Governamentais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários