26/04/2024

Eleições 2022: candidatos investem milhões em propagandas na internet

Confira quanto os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já gastaram com anúncios no Google Ads durante o pleito deste ano.

Neste domingo (30) ocorre o segundo turno das Eleições 2022 para escolher o futuro presidente do Brasil. A disputa está entre Lula e Bolsonaro. Desde que foi dada a corrida para as propagandas eleitorais, as campanhas dos candidatos para a presidência empenham investimentos na internet para levar suas ideias e propostas para os internautas. E isto gerou receita para empresas como o Google e Facebook.

De acordo com o portal “Divulgacand” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos à presidência da República investiram milhões em campanhas e anúncios no meio digital, sendo que somente o Google e o Facebook embolsaram ao menos R$ 151 milhões com post patrocinado por políticos durante o pleito deste ano.

Esse movimento mostra como o meio digital tem mostrado grande força na sociedade envolvendo política, em especial o trabalho feito nas redes sociais. De acordo com os dados, foram gastos cerca de R$ 68 milhões no Facebook, contra R$ 56 milhões em anúncios no Google.

Entre os candidatos a presidente, a que mais gastou com anúncios propagandas na internet foi a senadora Simone Tebet (MDB), desembolsando R$ 2,7 milhões. Em seguida vem o candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastando R$ 2,2 milhões. Desse valor, a maior parte dos recursos direcionados pelo candidato Lula foi para o Google, impulsionando artigos como o que alega que o ex-presidente foi inocentado de 26 acusações.

Entre os partidos, o campeão em anúncios foi o União Brasil, pagando R$ 22 milhões para propagandas na internet, seguido do PT, com R$ 20 milhões. Os mais diversos dados referentes às Eleições 2022 podem ser conferidos no site do TSE.

Bolsonaro versus Lula

De acordo com O Globo, a campanha de Jair Bolsonaro já ultrapassou o investimento em anúncios feito por Lula. Dados do Google mostram que Bolsonaro já investiu R$ 16,1 milhão na publicidade neste segundo turno. Considerando os dois turnos, já foi gasto R$ 20,6 milhões no Google Ads, R$ 3,1 milhões a mais do que o candidato do PT, com R$ 17,5 milhões.

As Eleições deste ano também têm contribuído financeiramente para a TV tradicional, mesmo que não seja de forma direta. Isto porque, por causa do debate presidencial entre os candidatos no primeiro turno, a Globo registrou sua maior audiência em 16 anos.

O debate ocorreu no dia 29 de setembro e conforme os dados do Ibope divulgados pela emissora, a transmissão marcou 25 pontos de audiência em São Paulo e 29 no Rio de Janeiro.

Além disso, também movimentou as redes sociais, sendo que durante as sete horas seguidas, a #DebateNaGlobo ficou no topo dos trending topics mundiais, enquanto que os termos “Soraya”, “Bonner”, “Ciro“, “Simone” e “Padre”, todos relacionados ao debate, completaram o top-6 de assuntos mais comentados no mundo.

FonteO Globo
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