17/12/2025
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Telecom Italia busca soluções para diminuir dívida da empresa

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A Telecom Italia, após desistir de uma possível venda da operação brasileira, intensificou as negociações com o governo italiano sobre a venda de sua rede fixa, onde busca diminuir suas dívidas de 20 bilhões de euros, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que preferiram não se identificar.

Segundo essas fontes, o CEO do Grupo TIM, Pietro Labriola, vai se reunir com autoridades do governo italiano para discutir o esboço de um acordo preliminar, assim como analisar um possível impacto de incentivos públicos e alívio fiscal que Roma avalia para o setor de telecomunicações.

Deverão participar da reunião, executivos do grupo Vivendi e do banco estatal italiano Cassa Depositi e Prestiti, que são os dois dos maiores acionistas da Telecom Italia. Representantes da Telecom Itália, Vivendi e Cassa Depositi não quiseram comentar. Um porta-voz do governo italiano também disse que não comenta.

Ainda de acordo com as fontes, a possibilidade de venda da TIM Brasil, que é o segundo ativo mais importante da empresa, foi discutida no mês passado por executivos da Telecom Italia e do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, mas a ideia foi logo descartada.

Considerando essa possibilidade, para que fosse possível diminuir a dívida da Telecom Itália, a operação no Brasil, que contribui com cerca de 30% do lucro do grupo, teria que ser vendida por um preço quase o dobro do valor atual da ação, que é de cerca de R$ 11 reais.

No entanto, a venda da TIM Brasil não reduziria a dívida da empresa, não sendo assim justificável perder essa fonte de lucros. O atual valor de mercado da TIM é de cerca de R$ 27,8 bilhões, ou € 4,9 bilhões. A controladora italiana detém 67% do capital da unidade brasileira.

Há cerca de ano que Labriola assumiu a liderança da empresa e tem trabalho para mudar a situação e diminuir a dívida em meio ao aumento dos custos de financiamento e uma queda na participação de mercado.

Acionistas da Oi pedem AGE para trocar conselho de administração

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Nesta quinta-feira (26), por meio de Fato Relevante, a Oi informou que recebeu uma solicitação de um grupo de acionistas para a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre uma eventual destituição e redução do Conselho de Administração da empresa. O pedido de AGE foi formulado pelos acionistas Tempo Capital, Victor Adler e Vic DTVM.

De acordo com o documento, os três acionistas são detentores de “mais de 1% do capital social da companhia”. Eles defendem a reforma do artigo 22 Estatuto Social da Oi para reduzir o número de membros do Conselho de Administração de nove para sete.

O trio pede também a destituição do Conselho de Administração da Companhia e se for a destituição for aprovada, querem uma eleição dos membros, com mandato unificado de 2 (dois anos) a partir da eleição.

No Fato Relevante, a Oi informou que os requerentes não forneceram todos os documentos necessários para a convocação da Assembleia Geral Extraordinária requerida. Entretanto, afirmou que vai solicitar as informações e documentações pendentes. “Tão logo recebidos, o Conselho de Administração da Companhia tomará as medidas cabíveis para dar regular processamento ao requerido pelos referidos acionistas”.

O requerimento do trio de acionistas foi comunicado pela companhia como acontecimento atípico. Os mandatos dos atuais conselheiros vai até o final de abril, quando está prevista a Assembleia Ordinária de recomposição do conselho.

Oscilações na Bolsa de Valores

No comunicado, a Oi também informou que recebeu um ofício B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) referente às oscilações registradas com os valores mobiliários de sua emissão, o número de negócios e a quantidade negociada.

Com resposta aos acontecimentos das ações da tele, a mesma acredita que as oscilações possam ser resultado do requerimento dos acionistas. “Embora não seja possível para a Companhia precisar, é possível que as oscilações atípicas acima mencionadas estejam, de alguma maneira, relacionadas a esse requerimento e à posição acionária apresentada pelos requerentes“, afirmou a empresa.

Caso da Boate Kiss vira tema de séries na Netflix e no Globoplay

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O caso da Boate Kiss gerou a produção de materiais que estreiam durante a semana de 10 anos da tragédia. Tanto o Globoplay quanto a Netflix preparam produções especiais contando mais detalhes sobre essa história que chocou o Brasil em 27 de janeiro de 2013. 

Boate Kiss

“Todo dia a mesma noite” é o nome da minissérie ficcional  baseada na tragédia da Boate Kiss feita pela Netflix, que é assinada pela cineasta Julia Rezende. Já o Globoplay conta com a série documental “Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria”, dirigida pelo jornalista Marcelo Canellas da TV Globo.

A produção da Netflix estreou na última quarta-feira, 25, com cinco episódios e do Globoplay será lançada nesta quinta-feira, 26, também com cinco episódios. 

Streamings mostram a injustiça causada após a tragédia da Boate Kiss

As duas séries dos streamings têm formatos diferentes, mas a proposta é basicamente a mesma. 10 anos depois da tragédia ninguém foi responsabilizado. Foram 242 mortos e mais de 600 feridos graças a um incêndio que aconteceu na boate Kiss, que ficava na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 

Houve um júri popular em dezembro de 2021 que condenou os sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha, porém o processo foi anulado em 2022 e não há data para novo julgamento. 

O Jornalista Canellas comentou sobre esse “esquecimento” da justiça e como é importante que esse assunto não seja tratado dessa maneira:

“Não haver uma resposta a centenas de pais e mães mostra que, para a nossa sociedade, o esquecimento é uma virtude. Fizemos isso com a ditadura militar, depois houve as tragédias de Mariana, de Brumadinho, do Ninho do Urubu”.

Série da Netflix é baseada em um livro do mesmo nome 

“Todo dia a mesma noite” foi um livro feito pela jornalista Daniela Arbex, publicado em 2018. Para ela, voltar a esse tema é importante, necessário para a sociedade. 

“É uma recusa ao esquecimento, serve para a gente se repensar como sociedade, repensar a cultura da impunidade e pensar numa cultura de prevenção e de como podemos melhorar o futuro”.

Todas essas informações foram colhidas pelo site do jornal O Globo. As séries já estão disponíveis para os assinantes em suas respectivas plataformas.

TV aberta tem mais audiência que os streamings no Brasil, diz IBOPE

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A audiência da TV aberta em relação aos streamings ainda é alta. Mesmo com a crescente popularidade das plataformas de conteúdos on demand e uma diversidade de escolhas cada vez maior no mercado, os brasileiros ainda são mais adeptos a televisão tradicional, segundo a Kantar IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Media. 

TV

Com tradição em medir a audiência da TV, o IBOPE lançou uma ferramenta chamada Cross Platform View, o CPV, que serve para medir os números de todos os serviços: TVs abertas e fechadas e streamings por todo o Brasil. 

O brasileiro assiste mais TV aberta do que streaming

Segundo dados recentes coletados pelo CPV, a TV aberta lidera a audiência. A medição foi feita em dezembro de 2022, em 15 regiões metropolitanas que tem cobertura da Kantar e somente em TVs. 

75,7% do público analisado assistiu a TV aberta no período, 11,1% TV fechada, 7,6% YouTube e 5,6% streamings. É válido ressaltar que a Netflix teve 4,2% de audiência medida em dezembro. Já o Prime Video, que normalmente é considerada a segunda plataforma principal, teve o pior índice com 0,45%. 

Como é feita a medição 

Para conseguir coletar esses dados de audiência, e chegar a essa conclusão de comparativo entre a TV aberta e os streamings, a Kantar IBOPE conta com a ajuda direta dos consumidores. Isso porque é necessária a instalação de um aparelho físico que faz a contagem do que está sendo assistido na televisão. 

Assim como é o contato para medição tradicional da audiência, é feito nesse caso. Porém, para esse caso a Kantar possui um recurso chamado focal meter que é instalado nos roteadores domésticos. Dessa forma eles conseguem ter acesso não só ao consumo de televisão, mas também do que é visto na internet. 

Lembrando que essa pesquisa é feita apenas em televisores. Ou seja, o que os consumidores assistem em celulares ou computadores não foram contabilizados pela instituição, portanto não entra nesse comparativo em relação a televisão aberta versus as plataformas de streamings.

WhatsApp lança ‘Comunidades’ no Brasil; saiba como funciona

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O recurso “Comunidades” finalmente será liberado no WhatsApp Brasil. A data de liberação para a novidade é esta quinta-feira, 26. Porém, como de costume, a empresa não vai liberar todas atualizações de vez, aos poucos os usuários começarão a notar a nova função. 

Pessoa usando o WhatsApp

As “Comunidades” do WhatsApp é um recurso lançado em abril do ano passado, porém não foi implementado no Brasil durante 2022, pois a Justiça eleitoral temia que a novidade prejudicasse as eleições de 2022. 

O que traz de novo as “Comunidades” do WhatsApp

A grande novidade da Meta, empresa dona do aplicativo de mensagens, é que esse recurso funcione como um “guarda-chuva” de grupos. Uma grande comunidade, junta diversos grupos. 

Para que entenda melhor, outro exemplo. Pensando em uma empresa que tem um grupo de recursos humanos, outro do financeiro, mais um de vendas e outro geral. Todos esses grupos fazem parte da comunidade dessa empresa. 

Seguindo nesse mesmo pensamento é possível fazer esse guarda-chuva com condomínios residenciais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e etc. 

Porém, é importante explicar que quem tem acesso a esse mecanismo de guarda-chuva é o administrador dos grupos e consequentemente da Comunidade. Todas as comunidades terão um megafone que permite ao ADM enviar mensagens para todas as pessoas. 

Sendo assim, fica muito mais fácil enviar uma mensagem para muitas pessoas de uma só vez, sem ter a necessidade de ficar compartilhando de contato em contato ou de grupo em grupo. 

O administrador poderá enviar mensagens para todos os membros da comunidade, inserir ou remover pessoas, criar subgrupos e apagar mensagens de terceiros quando considerar  necessário. 

A novidade não muda nada nos grupos 

A nova atualização do WhatsApp não vai interferir na experiência que os usuários já têm com os grupos, isso permanece igual. O mesmo vale para as conversas individuais, o famoso “privado”. 

Em relação ao novo recurso, os usuários que não são administradores poderão decidir quem pode adicionar ou não em uma comunidade (como já acontece com grupos), denunciar práticas abusivas, fazer o bloqueio de contatos e sair da comunidade.

Para usar a novidade, basta pressionar sobre um dos grupos que deseja começar a comunidade e seguir o passo a passo do aplicativo. Caso não apareça nada diferente, é porque seu aplicativo ainda não foi atualizado.

MTur pede que MCom invista no 5G em destinos turísticos

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O 5G deve ser investido em destinos turísticos, sugere o Ministério do Turismo, o MTur. A ideia é oferecer dados de conectividade pública gratuita. O assunto foi discutido na última terça-feira, 24, em reunião entre Daniela Carneiro, responsável pela pasta, e Juscelino Filho, ministro das Comunicações

Turista

Para o Ministério do Turismo, é necessário fazer um estudo atualizado sobre a conectividade nas cidades turísticas e quem deve solicitar isso é o Ministério das Comunicações. 

Sendo assim, com um estudo em mãos será possível criar rotas de destinos para levar o 5G para regiões turísticas. 

O MTur já fez um levantamento sobre conectividade, porém foi em 2020. Na ocasião identificou que 74% das 30 rotas que definiram como estratégicas (distribuídas em 158 cidades), não tinham internet gratuita nos maiores pontos turísticos. 

Segundo a pasta, esse problema foi causado pela falta de planejamento e estrutura dos municípios em questão. 

A ministra sugeriu que fosse feito um Grupo de Trabalho para conversar sobre o assunto e dar andamento a implementação da tecnologia 5G em cidades turísticas pelo país. 

Juscelino Filho disse que o estudo vai ajudar em diversas questões técnicas que são necessárias para que a internet pública gratuita seja viável nessas cidades:

“onde é que precisa chegar com a fibra, com o satélite, como é que resolve; aonde é rodovia, onde é praça e planejar a execução: o que o ministério consegue executar por meio da Telebras, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou abrir parceria com os pequenos provedores ou as grandes operadoras”.

Porém, o MCom reforça que o foco maior do ministério, neste momento, é a inclusão digital. Há uma possibilidade de olhar com mais atenção esse assunto das rotas turísticas, porém, muitas partes do país, como porções da região Norte, não tem nem cobertura das grandes operadoras de telefonia. E essa é uma demanda que a pasta já disse que vai trabalhar com mais ênfase.

Samsung Galaxy A14 4G já pode ser comercializado no mercado brasileiro

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O novo smartphone baratinho da Samsung já pode ser vendido no Brasil. O Galaxy A14 foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vem com duas versões: SM-A145M e SM-A145MB. O dispositivo integra uma linha de entrada e intermediários da marca, além de ser produzido em unidades fabris brasileiras e outra parte importada de outros países.

O smartphone da linha A não é compatível com o 5G, talvez seja por isso que venha com um valor mais acessível, mas a versão com a quinta geração de internet móvel já foi lançada nos Estados Unidos e Europa, cujos modelos são equipados com o MediaTek Dimensity 700.

Durante a CES 2023, a Samsung anunciou que o Galaxy A14 5G virá com uma configuração de 4G de memória e 64 GB de armazenamento, mas pode chegar a 1 TB de armazenamento com micro SD. Essas especificações não devem alterar entre os dois modelos.

Entretanto, há a possibilidade da Samsung lançar uma versão com mais armazenamento, uma vez que no documento de homologação existem dois modelos: SM-A145M/DS e SM-A145MB/DS.

De acordo com dados encontrados em testes no Geekbench, haverá alteração de configuração entre a versão 5G e 4G. Enquanto o primeiro vem com o processador MediaTek Dimensity 700, o segundo pode ser equipado com o chip MediaTek Helio G88. Mas o restantes das configurações devem ser idênticas, incluindo o conjunto traseiro de câmeras composto de sensor principal de 50 MP + 2 MP + 2 MP.

Preço e disponibilidade

De acordo com o documento, assim como já falamos, o Galaxy A14 4G será manufaturado em território nacional, especificamente em unidades de manufatura localizadas em Campinas, no estado de São Paulo, e Manaus, no estado do Amazonas.

A versão 5G lançada nos Estados Unidos tinha o preço de US$ US$ 199,99 (R$ 1016 em conversão direta). Embora a Samsung não tenha divulgado o preço oficial da versão 4G no Brasil, devido às taxas, é esperado que o smartphone seja comercializado no mercado brasileiro por um preço acima do obtido na conversão direta.

Brisanet inaugura sua 3ª loja física no Piauí

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Buscando expandir cada vez mais seu atendimento, a Brisanet, telecom nordestina focada em operações de internet por fibra óptica, anunciou a inauguração de sua terceira loja física no Piauí, localizada na cidade de Piripiri no próximo dia 27 de janeiro. A iniciativa faz parte do plano de expansão da companhia, que deve inaugurar em breve novas lojas pelo nordeste.

No espaço, os moradores da cidade e da região poderão contratar os serviços de internet fibra óptica, brisamusic, brisafixo e brisamóvel. A loja se junta aos mais de 100 estabelecimentos da Brisanet e soma mais de 1,1 milhão de assinantes distribuídos por todo o Nordeste.

Para o diretor comercial da companhia, Jordão Estevam, as lojas físicas reforçam o compromisso do Grupo em estar perto dos clientes. “Sentimos que os nossos clientes gostam de ter um lugar para ir e poder receber atendimento presencial de qualidade. Apesar de termos um atendimento virtual eficiente, entendemos que o investimento nos espaços físicos é indispensável. Vale a pena estar junto das pessoas”, afirma.

De acordo com a empresa, sete cidades do estado do Piauí são atendidos pelos seus serviços: Altos, Campo Maior, Luís Correia, Parnaíba, Picos, Piripiri e na capital Teresina. Além de buscar a excelência na prestação de seus serviços, a empresa impacta positivamente nas cidades atendidas ao levar inclusão digital, desenvolvimento tecnológico e geração de emprego.

A inauguração acontecerá nesta sexta-feira, no horário das 8h, na loja que fica localizada na Rua Santos Dumont, 323, Centro.

Sobre a Brisanet

Com 24 anos de mercado, a Brisanet é sediada na cidade de Pereiro (CE) e atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. Segundo dados divulgados pela Anatel, a Brisanet é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste.

A companhia de telecom nordestina promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende em 154 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1.1 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica. Em julho de 2021 a Brisanet estreou na B3. A empresa arrematou três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Anatel.

Apple busca empresa para criar conteúdo VR para headset; Disney é cotada

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De acordo com informações da Bloomberg News desta segunda-feira (23), a Apple está conversando com vários conglomerados de mídia, incluindo a Walt Disney Company, para desenvolver conteúdo de realidade virtual (VR) para seu fone de ouvido de realidade mista.

O futuro headset de realidade mista da Apple é desenvolvido com o Sony Grupo e virá equipado com dois monitores de ultra-alta resolução para lidar com os aspectos de realidade virtual e uma coleção de câmeras externas para permitir um “modo de passagem” de realidade aumentada.

Além disso, a Bloomberg News acrescentou que a empresa norte-americana estava trabalhando para atualizar o serviço de streaming, a Apple TV+, para que possa funcionar com o fone de ouvido.

No início deste mês, a Bloomberg também divulgou que a Apple estava planejando lançar sua primeira fone de ouvido de realidade mista este ano. Assim como o nome da tecnologia revela, o dispositivo seria uma mistura do real com o virtual, onde pode permitir que os usuários usem um objeto do mundo real para desencadear uma reação no mundo virtual.

O portal Reuters tentou contato com a Disney, Apple e Sony para comentar sobre os assuntos, mas nenhuma das empresas responderam.

Possível valor do headset

A expectativa é que o novo headset da Apple (sob o nome de Reality Pro.) seja lançado durante o evento de primavera da marca. A ideia do dispositivo é trazer uma forma inédita de abordagem para reuniões virtuais e vídeos imersivos, o que significa uma indústria de VR totalmente renovada para a frente com a Meta Platforms.

Segundo a Reuters, o próprio dispositivo será lançado por cerca de U$ 3 mil, aproximadamente R$ 15,5 mil, o dobro do headset Quest Pro virtual e MR da Neta lançado ano passado.

Netflix faz parceria inusitada com aplicativo de relacionamentos

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Nesta semana, a Netflix anunciou uma parceria inusitada com um aplicativo de relacionamento, a Bumble. A ideia do negócio é incentivar as pessoas a encontrarem parceiros que tenham os mesmos gostos para filmes e séries. “Encontre alguém que goste de você tanto quanto gosta de Emily In Paris“, diz o comunicado da plataforma.

De acordo com a parceria entre as empresas, a partir do dia 30 de janeiro, os usuários do aplicativo de relacionamento terão acesso ao Netflix Nights In, um jogo de perguntas dentro do Bumble.

Por meio das perguntas, os usuários poderão testar seus conhecimentos sobre algumas das produções mais famosas da Netflix, como ‘Stranger Things‘, ‘Round 6‘, ‘Casamento às Cegas’, entre outros. No final dos questionamentos, o jogo irá mostrar a compatibilidade que há entre os casais com base nas respostas.

O Netflix Nights In ficará disponível para os usuários do aplicativo até o dia 13 de março, sendo que todas as segundas-feiras serão lançadas novas perguntas. Por enquanto, a nova funcionalidade está disponível apenas para os usuários nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. No entanto, nada impede que futuramente, o recurso seja expandido para outras regiões e com outros aplicativos de relacionamentos.

De acordo com dados de uma pesquisa feitas pelo Bumble, 42% das pessoas compartilhariam teorias sobre alguma série durante um encontro, sendo que 86% das pessoas afirmaram que gostariam de ter o mesmo gosto por filmes e séries do seu parceiro. Além disso, o levantamento ainda aponta que 83% dos usuários do aplicativo também assinam a Netflix.