28/04/2024

TV aberta tem mais audiência que os streamings no Brasil, diz IBOPE

No Brasil as pessoas ainda assistem muito mais a TV aberta tradicional do que as plataformas de streamings.

A audiência da TV aberta em relação aos streamings ainda é alta. Mesmo com a crescente popularidade das plataformas de conteúdos on demand e uma diversidade de escolhas cada vez maior no mercado, os brasileiros ainda são mais adeptos a televisão tradicional, segundo a Kantar IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Media. 

TV

Com tradição em medir a audiência da TV, o IBOPE lançou uma ferramenta chamada Cross Platform View, o CPV, que serve para medir os números de todos os serviços: TVs abertas e fechadas e streamings por todo o Brasil. 

O brasileiro assiste mais TV aberta do que streaming

Segundo dados recentes coletados pelo CPV, a TV aberta lidera a audiência. A medição foi feita em dezembro de 2022, em 15 regiões metropolitanas que tem cobertura da Kantar e somente em TVs. 

75,7% do público analisado assistiu a TV aberta no período, 11,1% TV fechada, 7,6% YouTube e 5,6% streamings. É válido ressaltar que a Netflix teve 4,2% de audiência medida em dezembro. Já o Prime Video, que normalmente é considerada a segunda plataforma principal, teve o pior índice com 0,45%. 

Como é feita a medição 

Para conseguir coletar esses dados de audiência, e chegar a essa conclusão de comparativo entre a TV aberta e os streamings, a Kantar IBOPE conta com a ajuda direta dos consumidores. Isso porque é necessária a instalação de um aparelho físico que faz a contagem do que está sendo assistido na televisão. 

Assim como é o contato para medição tradicional da audiência, é feito nesse caso. Porém, para esse caso a Kantar possui um recurso chamado focal meter que é instalado nos roteadores domésticos. Dessa forma eles conseguem ter acesso não só ao consumo de televisão, mas também do que é visto na internet. 

Lembrando que essa pesquisa é feita apenas em televisores. Ou seja, o que os consumidores assistem em celulares ou computadores não foram contabilizados pela instituição, portanto não entra nesse comparativo em relação a televisão aberta versus as plataformas de streamings.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários