20/04/2024

Ministério das Comunicações mantém quadro técnico da gestão de Bolsonaro

MCom, o Ministério das Comunicações, preferiu manter alguns nomes que já estavam antes para a nova gestão neste novo governo.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, preferiu manter o quadro técnico do setor, com isso Maximiliano Martinhão e Wilson Wellisch vão permanecer no MCom. O primeiro como Secretário de Telecomunicações e o segundo dentro da secretaria de radiodifusão

Rede de comunicações

Martinhão era o secretário de Radiodifusão do governo anterior e já esteve presente na secretaria de Telecomunicações no mandato de Dilma Rousseff. 

Já Wellisch, que até já foi presidente da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, saiu da ação direta na regulação durante a gestão passada e ocupava a vaga de diretor de telecomunicações. Mas ele também já trabalhou em uma das diretorias de radiodifusão do governo. 

O projeto Bolsa Internet será um dos desafios da área técnica do Ministério das Comunicações 

Mais especificamente coordenado por Martinhão, o Bolsa Internet é um projeto que garante recursos para distribuição de conectividade para pessoas de baixa renda. Essa foi uma das propostas levantadas pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral. 

Caberá a Martinhão organizar essa distribuição de fundos para que o projeto vá adiante e seja realmente posto em prática. 

Nos últimos anos, impulsionado pela pandemia da Covid-19, foi possível ter noção da grande diferença de acesso à internet que há para as pessoas de baixa renda. Esse fato atrapalha diretamente a ministração da educação pública básica que precisou recorrer a aulas on-line para manter o calendário escolar. 

Alunos de escolas públicas não tinham como acompanhar as aulas pois a qualidade de internet era inferior ao necessário. Em sua maioria os planos de internet móvel eram só duravam 15 dias. 

Com isso, o Governo de Transição abordou muito essa questão de como pessoas de baixa renda podem ter acesso a uma internet melhor. Até então não há grandes definições sobre como será essa disponibilidade de serviço, mas já foi entendido que o mais viável é a internet fixa, nas casas e não a internet móvel. 

Os desafios para Wellisch

Para o outro braço técnico do governo não vão haver grandes mudanças. E no que diz respeito a área que ele vai comandar, deve acontecer um trabalho maior para o avanço da TV digital no país. 

A ideia é que o sinal chegue aos interiores, já que as emissoras, na maioria, foram instaladas com recursos das prefeituras. Portanto, se faz necessário um apoio do MCom para melhorar essa questão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários