26/04/2024

WhatsApp lança ‘Comunidades’ no Brasil; saiba como funciona

Finalmente o recurso Comunidades no WhatsApp chegou no Brasil! Conheça mais sobre essa nova atualização do mensageiro.

O recurso “Comunidades” finalmente será liberado no WhatsApp Brasil. A data de liberação para a novidade é esta quinta-feira, 26. Porém, como de costume, a empresa não vai liberar todas atualizações de vez, aos poucos os usuários começarão a notar a nova função. 

Pessoa usando o WhatsApp

As “Comunidades” do WhatsApp é um recurso lançado em abril do ano passado, porém não foi implementado no Brasil durante 2022, pois a Justiça eleitoral temia que a novidade prejudicasse as eleições de 2022. 

O que traz de novo as “Comunidades” do WhatsApp

A grande novidade da Meta, empresa dona do aplicativo de mensagens, é que esse recurso funcione como um “guarda-chuva” de grupos. Uma grande comunidade, junta diversos grupos. 

Para que entenda melhor, outro exemplo. Pensando em uma empresa que tem um grupo de recursos humanos, outro do financeiro, mais um de vendas e outro geral. Todos esses grupos fazem parte da comunidade dessa empresa. 

Seguindo nesse mesmo pensamento é possível fazer esse guarda-chuva com condomínios residenciais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e etc. 

Porém, é importante explicar que quem tem acesso a esse mecanismo de guarda-chuva é o administrador dos grupos e consequentemente da Comunidade. Todas as comunidades terão um megafone que permite ao ADM enviar mensagens para todas as pessoas. 

Sendo assim, fica muito mais fácil enviar uma mensagem para muitas pessoas de uma só vez, sem ter a necessidade de ficar compartilhando de contato em contato ou de grupo em grupo. 

O administrador poderá enviar mensagens para todos os membros da comunidade, inserir ou remover pessoas, criar subgrupos e apagar mensagens de terceiros quando considerar  necessário. 

A novidade não muda nada nos grupos 

A nova atualização do WhatsApp não vai interferir na experiência que os usuários já têm com os grupos, isso permanece igual. O mesmo vale para as conversas individuais, o famoso “privado”. 

Em relação ao novo recurso, os usuários que não são administradores poderão decidir quem pode adicionar ou não em uma comunidade (como já acontece com grupos), denunciar práticas abusivas, fazer o bloqueio de contatos e sair da comunidade.

Para usar a novidade, basta pressionar sobre um dos grupos que deseja começar a comunidade e seguir o passo a passo do aplicativo. Caso não apareça nada diferente, é porque seu aplicativo ainda não foi atualizado.

ViaUol

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários