28/04/2024

5G: Samsung e Nokia anunciam acordo de licenciamento de patentes

De acordo com as empresas, a fabricante sul-coreana poderá utilizar tecnologias desenvolvidas pela fabricante de equipamentos finlandesa.

Nesta segunda-feira (23), a Nokia, fabricante de equipamentos de rede finlandesa, anunciou a renovação de um acordo com a Samsung, empresa do mercado móvel sul coreana. O negócio entre as empresas envolve um acordo de licenciamento de patentes. O último contrato entre as companhias teve fim ano passado.

De acordo com o contrato, a Samsung poderá usar tecnologias desenvolvidas pela Nokia. O acordo prevê uso de patentes já em vigor, e de patentes futuras e entrou em vigor no dia 1º de janeiro e tem validade “multianual”, segundo as empresas.

Não foram informamos os detalhes financeiros do acordo, que são confidenciais. Com um montante de € 130 bilhões investidos, a Nokia possui um total de 20 mil patentes em seu nome, dentre essas, mais de 4.500 são relativas à tecnologia 5G.

Jenni Lukander, presidente da Nokia Technologies, comentou o acordo entre as duas gigantes da tecnologia. “A Samsung é líder na indústria de smartphones e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo amigável com eles. O acordo dá a ambas as empresas a liberdade de inovar e reflete a força do portfólio de patentes da Nokia, investimentos de décadas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e contribuições para padrões celulares e outras tecnologias”.

A empresa finlandesa também informou no final de 2022, outro grande negócio com sua área de patentes: a renovação do mesmo acordo de licenciamento com a Huawei, mas nesse caso há uma troca de licenças, uma vez que a fabricante chinesa também é uma fornecedora de tecnologia no ramo.

Além disso, os acordos não dizem somente a respeito da quinta geração de internet móvel ou das anteriores, mas a fabricante europeia também já trabalha no desenvolvimento tecnológico futuro, como a geração seguinte, o 6G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários