Deputado emitiu opinião favorável sobre uma possível reforma na Lei da TV Paga.
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O
debate sobre a reforma da Lei da TV paga já ganha
espaço nos diálogos políticos das redes sociais. O deputado Eduardo Bolsonaro
(PSL/SP) opinou sobre a alteração em um vídeo publicado no YouTube na última
quarta-feira. A principal questão abordada foi o fim da propriedade
cruzada entre produtores e distribuidores de conteúdo.
Para
os que ainda estão pouco familiarizados, trata-se de uma imposição da Lei da TV
Paga para impedir que produtoras de conteúdo possam distribui-los. O debate se
alastra desde que a AT&T
comprou a Warner,
mas encontrou barreiras no Brasil por ser a dona da SKY.
Para
o político, trata-se de um tema que une esquerda e direita. Na visão dele, o
veto à propriedade cruzada prejudica o consumidor e a classe artística.
Enquanto um fica com menos opções de entretenimento, o outro vê suas opções de
trabalho diminuírem.
Eduardo
cita explicitamente o caso da AT&T com a Time Warner e SKY, além das
consequências que o impedimento da atuação poderia ter. Ele destacou a medida
provisória que o governo discute e o projeto de lei do senador Vanderlan
Cardoso.
O
deputado adiantou que, dentro do governo do seu pai, há pessoas que consideram
como certa uma medida provisória para acabar com a proibição.
Quando
mencionou os efeitos negativos que a Lei do SeAC
pode ter sobre a operação da Time Warner no Brasil, Eduardo Bolsonaro disse que
o país poderá não ter mais acesso a séries como Watchmen, Game of Thrones ou Westworld,
do canal HBO, já
que a operadora teria que escolher entre manter a SKY ou as emissoras da
Warner.
Especulações
garantem que a limitação imposta surgiu do diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos,
mais precisamente das conversas entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump.
Trump
tem embates frequentes com a CNN, emissora das Warner Media, nos Estados
Unidos. A informação é que seu governo está atento aos interesses da AT&T
internacionalmente e já manifestou isso ao governo brasileiro.
James
Meza, vice-presidente executivo da AT&T e Timer Warner, declarou que
restrição imposta no Brasil não tem paralelo com nenhum outro país em que o grupo
atua. Os investimentos estão congelados até que o cenário não seja de
incertezas para a companhia.
Fortalecendo negócios no segmento B2B, startup do Paraná recebeu aporte de R$ 500 mil da operadora.
A Vivo anunciou, nesta quinta-feira (8), o investimento de cerca de meio milhão de reais através da Wayra — hub de inovação aberta da Vivo — na startup paranaense IoTag. A operadora tem investido em empresas que desenvolvem tecnologias que simplificam a vida do produtor rural.
Por meio da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a ideia é trazer informações em tempo real sobre tudo o que ocorre em sua lavoura, permitindo que o agricultor tome decisões de forma muito mais rápida.
A solução da IoTag utiliza telemetria avançada em tratores, colheitadeiras e colhedoras de cana de açúcar utilizadas na lavoura. A função é controlar a localização, consumo e a forma como o equipamento está sendo conduzido. Com a tecnologia, é possível prever falhas e melhorar a produtividade no campo.
Um diferencial é que o dispositivo também abre um hot spot Wi-Fi para conectar os demais dispositivos utilizados na cabine do equipamento.
“Assim facilitamos a vida do agricultor que passa a se preocupar apenas com seu negócio e deixa toda a complexidade de implantação, manutenção e configuração destas tecnologias conosco”, explica Débora Bortolasi, diretora de Marketing, Produtos e Inovação B2B da Telefônica Brasil.
Atualmente, o portfólio da Vivo para o agronegócio inclui aplicações como telemetria avançada do maquinário, estações meteorológicas, sensores de umidade e temperatura, bem como aplicações para automação de sistemas de irrigação.
Rapidez com a qual as informações mudam é o pano de fundo do novo marketing da empresa.
Divulgação Yahsat
Com
a chegada da internet,
as publicações impressas precisaram se reinventar, especialmente os jornais.
Afinal, quem poderia se interessar pelas mesmas notícias que puderam ser lidas
no dia anterior na internet?
Esse
é o contexto da nova campanha de marketing da Yahsat. O
imediatismo, as notícias, transmissões em tempo real e a velocidade com qual a
informação muda e se transforma.
No conteúdo, um jornal é mostrado com várias notícias, mas todas elas bem antigas e ultrapassadas, conforme mostra a imagem abaixo. No espaço de anúncio da marca, as seguintes frases constroem o sentido da ação: “Na internet, tudo fica velho muito rápido”, “Não fica sabendo o que acontece em segundo mão”.
Em
sequência, a empresa anuncia uma promoção “mais atual que nunca” e se vende
como a internet de confiança, para quem quer ficar online sempre que desejar e
uma banda larga de qualidade, que pode fazer diferença em qualquer negócio.
A
publicação impressa da ação será enviada para 600 empresários no Ceará, durante o mês
do agosto. O objetivo é chamar atenção das pequenas e médias empresas do
estado.
Entre
os pacotes ofertados, há opções com velocidades entre 12 e 24 megas disponíveis
a qualquer hora, além de bônus com volume igual para as madrugadas. Os valores
estão a partir de R$ 119,90.
A
agência responsável pela ação é a Camisa 10 Propaganda.
Com
atuação em 19 estados brasileiros e mais de mil cidades, a Yahsat é uma
multinacional de internet via satélite. Os planos da empresa podem ser conferidos
no site oficial.
Ação faz parte das comemorações pelo Dia dos Pais e conta com ofertas especiais em smartphones.
No próximo domingo é comemorado o Dia dos Pais e as operadoras já estão se movimentando para oferecer descontos especiais em planos e smartphones. A TIM pretende reunir todo o seu time de funcionários, além dos 10 mil vendedores e promotores em todo o Brasil, para reforçar o atendimento em seus pontos de venda durante o período.
Iniciativa semelhante ao que ocorreu no último Dia das Mães, a campanha #MeuDiaNoPDVPais tornará todos os funcionários da companhia em embaixadores da marca. Todos usarão bottons com o mote “pergunte-me como” para responder questões como “desconto em aparelho?” ou “quer o triplo de internet no pré?”.
Além do reforço na equipe, a operadora preparou ofertas com 25 modelos de smartphones, com desconto de até R$2.200 em aparelhos como o Samsung Galaxy S10+.
O Samsung Galaxy J4 Core, por exemplo, sai a R$ 599 nos planos TIM Controle até o dia 3 de setembro. Outro destaque é o iPhone 7 de 32GB, que pode ser adquirido por R$1.782 no TIM Black Família 60GB.
Já na compra do novo smartphone da LG, o LG G8S ThinQ, até 15/08/19, o cliente ganha uma Smart TV LED de 28 polegadas da marca. O brinde é válido para compras feitas até o dia 15 de agosto de 2019.
No plano TIM Controle, com opções a partir de R$ 49,99 por mês, os clientes têm redes sociais ilimitadas — Instagram, Twitter e Facebook — e ligações à vontade para qualquer operadora.
Já o TIM Black Família é o primeiro plano de celular no Brasil que oferece assinatura Netflix inclusa. Além disso, os clientes contam com mais de 50 milhões de músicas TIM Music by Deezer e 100 revistas no TIM banca virtual.
O plano Black Família conta, ainda, com redes sociais e WhatsApp ilimitados. A franquia de dados pode ser dividida entre o titular e seus dependentes e a internet que não for utilizada em um mês acumula para o mês seguinte.
Relatório da Telebrasil divulgou novos dados sobre a grande expansão do 4G no país.
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Muito
se discute sobre o 5G na
atualidade, mas a expansão da conectividade de quarta geração segue a todo
vapor no Brasil. De acordo com um relatório da Telebrasil, a
conexão chegou a 144 novos municípios no primeiro semestre de 2019. Já são 4.573
cidades conectadas, isso corresponde a 96% da população.
Entre
janeiro e maio, 12,3 milhões de linhas foram ativadas. Em estimativa, é
possível dizer que a cada minuto foram ativados 47 chips com a
conectividade 4G. A
expansão também contempla as redes 3G, que alcançaram
5.433 cidades, 99,7% da população.
Atualmente,
no Brasil, já existem 142 milhões de celulares 4G em uso. Em um ano, desde
junho de 2018, 24 milhões de novas linhas foram ativas. Isso representa um crescimento
de 20% no período.
São
207,6 milhões de acessos à internet por redes
fixas e móveis no país. Em maio, os números fecharam em 239,3 milhões. Sendo
31,7kk de banda larga fixa, um crescimento de 4,6% no segmento, que totalizou
1,8 milhão de novos acessos.
Recentemente,
o relatório da OpenSignal destacou que o Brasil deixou o posto de retardatário
na adoção do 4G e está perto de se tornar um dos líderes da América Latina no
implante da tecnologia.
O
desligamento do sinal da TV analógica liberou a faixa 700 MHz e ampliou o
alcance da conectividade de quarta geração.
Avaliação considera Oi, Nextel, Vivo, Claro e TIM no comparativo entre qual oferece mais vantagens pelo menor custo.
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As
linhas pós-pagas ganham, aos poucos, a mente dos consumidores. No último balanço
divulgado pela Anatel,
por exemplo, observamos que o número total diminuiu, mas as linhas móveis com
planos pós cresceram seis percentuais.
Essa
expansão acelerada se deve ao número de chips utilizados na
comunicação entre máquinas, o famoso M2M, na sigla em
inglês. Entretanto, a demanda por uma boa quantidade de dados móveis é cada vez
maior.
Por
isso, o investimento no pós-pago tornou-se estratégico para as operadoras. A Oi e a TIM, por exemplo,
confirmaram que pretendem investir no segmento, que concentra os clientes mais “caros”.
É possível dizer que o pós-pago se tornou a nova “menina dos olhos” para as
operadoras.
Entretanto,
qual delas oferece os melhores planos? Para o comparativo, consideramos os
recursos oferecidos, assim como como o custo-benefício.
Dados móveis (Custo-benefício)
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Há quem utilize mais internet do que ligações, portanto, uma boa franquia de dados é importante. Por essa lógica, qual oferece mais pelo melhor preço?
1ª: Oi – 50 GB por R$ 99,90/mês
2ª: Claro – 33 GB por R$ 179,99/mês divididos em 15 GB para o plano e 15 GB para vídeo.
Para internet, a Oi é que a mais
oferece dados pelo menor preço. Entretanto, isso não significa que é a melhor
operadora em recursos do plano, caso o consumidor tenha outras prioridades.
Streaming de vídeos
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Ter
acesso a um aplicativo VOD sem descontar da franquia também pode ser um fator
decisivo na hora da escolha por um plano pós, já que as transmissões
normalmente consomem muitos dados e podem acabar rapidamente com um consumidor
ávido.
1ª: Oi – Plano de 50GB com Netflix sem descontar da franquia, por R$ 99,90/mês.
2ª: TIM – Plano com 8 GB de internet e 8 GB exclusivos para consumo de vídeo, por R$ 119,99/mês.
3ª: Claro – Plano com 7 GB de internet e 7 GB exclusivos para vídeos, por R$ 119,99/mês.
Todas
as operadoras vendem dados próprios para o consumo de vídeos. A Oi é a única
com Netflix sem descontar da franquia. Nessa questão, a operadora leva a melhor,
mais uma vez.
Para
os viajantes de plantão, é outro ponto a ser considerado na análise. Poucas
operadoras oferecem opções interessantes para roaming internacional e muitos
clientes recorrem para a compra dos chips de viagem.
1ª: Claro – Internet do plano, ligações no país visitado e para o Brasil. Inclusão em todos os planos. (Válido para os países do passaporte Américas)
2ª: TIM – Sete dias de WhatsApp grátis e 30 minutos de ligações por mês, no plano de 30 GB, por R$ 179,99/mês.
3ª: Vivo – Vivo Travel com sete diárias no mundo inteiro para os planos de 60 GB em diante, com valores a partir de R$319,99/mês. Além de 100 minutos por mês para ligações internacionais em todos os planos.
No
roaming internacional, a Claro continua imbatível ao oferecer o serviço até nos
planos de baixo custo.
Recursos variados
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Nós
também podemos chamar de mimos, mas as operadoras adotaram a estratégia de
incluir recursos para atrair clientes. Aplicativos de vídeos gratuitos, assinaturas
e outros ilustram as ofertas.
1ª: TIM – Assinatura do TIM Music by Deezer, Banca Virtual, Backup 30 GB, Cartoon Network Já e Esporte Interativo Plus no plano de 20 GB por R$ 139,99/mês. No de 30 GB, há a inclusão do streaming Looke, no plano de R$ 179,99/mês. Todos com redes sociais sem descontar da franquia.
2ª: Claro – Assinatura do Claro Vídeo, Banca Premium, Livros digitais by Skeelo, Claro notícias e redes sociais ilimitadas em todos os planos.
3ª: Oi – Assinatura do Oi Play, redes sociais e YouTube sem descontar da franquia em todos os planos.
Menção honrosa: TIM Black Família – Assinatura Full HD da Netflix, TIM Music by Deezer, Banca Virtual com mais de 100 revistas e jornais, Looke e ChefClub, redes sociais ilimitadas e internet acumulada. Benefícios disponíveis para os planos de 60 e 180 GB com valores a partir de R$ 269,99 com inclusão de dependentes.
A TIM é a que mais tem investido em disponibilizar recursos para seus assinantes e desbancar a concorrência. Todas disponibilizam o uso de redes sociais sem descontar da franquia e aplicações próprias para o entretenimento do assinante.
Análise
geral
Apesar
da análise contemplar apenas recursos e custo-benefício, os consumidores devem
considerar também o fator mais importante de todos: a cobertura. Tema
abordado recentemente aqui no Minha Operadora.
No
geral, a Oi segue como uma boa opção para quem busca apenas uma boa quantidade
de dados móveis, especialmente para uso de redes sociais e Netflix.
Entretanto,
para quem busca outros recursos, a Claro e a TIM se destacam na
disponibilização de recursos como roaming internacional, dados móveis e redes
sociais. São pacotes mais completos e com bom custo-benefício para as mais
variadas demandas.
Algumas operadoras oferecem opções sem fidelização, por um custo maior, além de preços diferenciados para quem paga no cartão de crédito. Basta negociar e pesquisar.
*As ofertas das operadoras podem variar de acordo com a região
Comunidade virtual Electroneum oferece crédito e pacotes de dados para seus usuários. Entenda melhor.
Imagem: Divulgação Facebook Claro Brasil
Novidade na mente dos consumidores, as criptomoedas começam a ganhar espaço no Brasil. E ao que tudo indica, elas podem facilitar recargas e compra de pacotes de dados para o smartphone.
A iniciativa é da Electroneum, comunidade de criptomoedas que cresce rapidamente e chega, aos poucos, no Brasil. Ao todo, a marca já conta com 3,1 milhões de pessoas no serviço.
O diferencial do aplicativo é que ele oferece recompensas para seus usuários de até US$3 por mês em ETN. A novidade é que esse valor poderá ser revertido em recarga ou compra de pacote de dados na operadora Claro.
Para
que todos entendam melhor, as criptomoedas podem ser entendidas como moedas
virtuais, mas vão além, já que são meios de investimento. Os ganhos prometidos
são superiores ao do Mercado Ibovespa e sem
regulação do estado.
Se
a moeda física possui números de séries, as digitais utilizam criptografia como
dispositivo de segurança. São códigos difíceis de serem decifrados, que
permitem transações cada vez mais seguras.
A
negociação é toda feita pela internet, sem burocracias ou intermediários. Os
códigos das criptomoedas podem ser convertidos em valores reais. O bitcoin é um
exemplo famoso, por bater recordes de cotação.
No Brasil, o aplicativo da Electroneum está disponível para download no Android e iOS.
Banda larga mantém bom desempenho, mas telefonia móvel, fixa e TV Paga apresentam declínio.
Nos últimos dias, a Anatel divulgou uma grande quantidade de dados sobre o mercado de telecomunicações no primeiro semestre de 2019. Com a divulgação, foi possível perceber a atuação dos grandes players do país, revelando números sobre suas finanças e operações.
Hoje, as operadoras Vivo e Claro são as duas maiores empresas de telecomunicações do Brasil, com receita líquida de 21,8 bilhões de reais e 17,9 bilhões de reais, respectivamente, nos 6 primeiros meses do ano.
Ambas tiveram desempenhos semelhantes, com a receita líquida da Vivo crescendo 1,1% e a Claro 1,2%. Porém, enquanto as receitas móveis crescem, ambas experimentaram uma queda nos serviços fixos.
Banda larga fixa
A banda larga fixa continua a ser o serviço de telecomunicações de melhor desempenho. Entre junho de 2018 e junho de 2019, 1,28 milhão de novas famílias contrataram planos de banda larga fixa, totalizando 31,7 milhões de contratos ativos. Muito deste crescimento ocorreu pela expansão das conexões de fibra óptica.
A Claro lidera o segmento com 9,53 milhões de clientes, seguida pela Vivo (7,39 milhões) e Oi (5,75 milhões).
Embora a maioria das residências (33%) ainda estejam conectadas com velocidades entre 2 e 12 Mbps, quase um terço das conexões possuem planos com taxas acima de 34 Mbps. Este último grupo foi o único a apresentar crescimento, com aumento de 4,52 milhões de residências conectadas.
Telefonia móvel
Com ofertas cada vez mais agressivas, muitos usuários estão abandonando diferentes chips de operadoras para utilizar apenas um. Além disso, muitos deles estão migrando do pré-pago para o pós-pago.
No final de junho, o Brasil tinha 228,4 milhões de linhas móveis, 6,69 milhões a menos que o mesmo período do ano passado. Por outro lado, o pós-pago aumentou 11,4 milhões de linhas no período e atingiu 104,5 milhões do total, aproximando-se do pré-pago.
Vivo lidera com 73,7 milhões de linhas, seguida pela Claro (56,4 milhões), TIM (54,9 milhões) e Oi (37,5 milhões). Nos últimos 12 meses, todos eles viram reduções em suas linhas móveis.
Na telefonia fixa, mais de 3 milhões de contratos foram cancelados nos últimos 12 meses. O Brasil tinha 35,6 milhões de linhas telefônicas fixas em serviço em 30 de junho.
Entre as linhas autorizadas, a Claro teve 10 milhões do total e a Vivo 3,83 milhões. Em relação às concessionárias, a Oi tinha 10,9 milhões, seguida pela Vivo, com 7,94 milhões.
TV por assinatura
A TV paga continua a enfraquecer. Diante da recuperação econômica brasileira, muitas famílias tendem a considerar a TV por assinatura como uma despesa não prioritária.
Além disso, a popularização dos serviços de streaming sob demanda, tem mudado o comportamento de como o brasileiro assiste conteúdo. Como resultado, o país terminou junho com 16,7 milhões de acessos de TV por assinatura, perdendo 1,23 milhão de clientes ao longo do ano, de acordo com a Anatel.
A Claro lidera este mercado com 49,2% do total de clientes, seguida pela Sky (30%), Oi (9,48%) e Vivo (8,74%).
Confira o que você pode assistir sem nenhum custo adicional.
Uma boa notícia para os fãs da TV Paga. A Sky decidiu abrir o sinal de vários canais entre os dias 6 de agosto a 9 de setembro de 2019. Nesse período, os canais Discovery Turbo, Lifetime, Paramount e Space estarão liberados gratuitamente para os clientes que possuem produtos pré e pós-pagos.
Entre os destaques do canal Discovery Turbo, com sinal liberado de 6 a 15 de agosto, está um especial em comemoração ao Dia dos Pais que contará com uma seleção de episódios de séries que tem pais e filhos como protagonistas. A saga começa no domingo (11), às 20h30, com três episódios em sequência das séries “American Chopper”, “Os Reis da Sucata” e “Twin Turbos”.
Já o canal Lifetime, que estará com sinal aberto entre 14 e 23 de agosto, apresenta no dia 17 de agosto o filme “Harry & Meghan: Primeiro ano de casados”, a história do casal real britânico que roubou a cena em 2019. No dia 23 de agosto, será apresentado o episódio de estreia da oitava temporada da série “Dance Mons”.
Na Paramount, chega a aguardada temporada da premiada série “The Handmaid’s Tale”, no dia 18 de agosto. O canal estará com sinal disponível entre 16 e 26 de agosto.
E, finalmente, o Space estreia a produção original “O Doutrinador — A Série”, sobre o anti-herói brasileiro mais temido pelos políticos e empresários corruptos. A série vai ao ar todos os domingos, a partir de 1º de setembro, às 21h. O canal terá sinal liberado entre 30 de agosto a 9 de setembro.
Fique de olho nas datas:
Discovery Turbo: de 6 a 15/08/19 (*Pré-pago: apenas para clientes com equipamento HD) Lifetime: de 14 a 23/08/19 Paramount: de 16 a 26/08/19 Space: de 30/08/19 a 9/09/19
Apesar do recente adiamento, executivo da empresa está entusiasmado com o leilão de frequências para o 5G.
O CTO da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, afirmou em entrevista à Reuters que o Brasil tem “vontade política de realizar um leilão de grande espectro”, em 2020. De acordo com o executivo da empresa finlandesa, o país deve sediar o maior leilão do mundo.
A Anatel ainda está determinando as regras e a data para o leilão. Até o momento, espera-se que as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz sejam alocadas para o 5G. No entanto, existe a expectativa que outras bandas, como a 26 GHz e 700 MHz, que suportam comunicações confiáveis e de baixa latência, adequadas para uso industrial, também sejam adicionadas ao mesmo leilão.
Se todas as quatro frequências forem leiloadas, acrescentou Cardoso, será o maior leilão de espectro do mundo para 5G.
Após uma parceria com a operadora estatal uruguaia Antel, para implantar a primeira rede 5G na América Latina, a Nokia está interessada no Brasil, o maior mercado da região.
A Nokia começou a testar seus equipamentos de 5G no Brasil em fevereiro de 2018 em parceria com a TIM, além de outras operadoras — as quais recusou citar por questões de confidencialidade.
Além da Nokia, a Ericsson e a Huawei também estão colaborando com a Anatel antes do esperado leilão.
Porém, o executivo acredita que a Nokia levará vantagem contra a rival Huawei, envolta em denúncias de espionagem levantadas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Sobre este assunto, Cardoso afirmou que a empresa finlandesa está “aproveitando todas as oportunidades”.