20/04/2024

Nokia antecipa que leilão de 5G do Brasil será o maior do mundo

Apesar do recente adiamento, executivo da empresa está entusiasmado com o leilão de frequências para o 5G.

O CTO da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, afirmou em entrevista à Reuters que o Brasil tem “vontade política de realizar um leilão de grande espectro”, em 2020. De acordo com o executivo da empresa finlandesa, o país deve sediar o maior leilão do mundo.

A Anatel ainda está determinando as regras e a data para o leilão. Até o momento, espera-se que as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz sejam alocadas para o 5G. No entanto, existe a expectativa que outras bandas, como a 26 GHz e 700 MHz, que suportam comunicações confiáveis e de baixa latência, adequadas para uso industrial, também sejam adicionadas ao mesmo leilão.

Se todas as quatro frequências forem leiloadas, acrescentou Cardoso, será o maior leilão de espectro do mundo para 5G.

Após uma parceria com a operadora estatal uruguaia Antel, para implantar a primeira rede 5G na América Latina, a Nokia está interessada no Brasil, o maior mercado da região.

VIU ISSO?
–> Leilão do 5G não ocorrerá em março de 2020
–> 5G pode ser o atestado de óbito da TV por assinatura; Entenda
–> Claro ainda não vê justificativas para o alto investimento no 5G

A Nokia começou a testar seus equipamentos de 5G no Brasil em fevereiro de 2018 em parceria com a TIM, além de outras operadoras — as quais recusou citar por questões de confidencialidade.

Além da Nokia, a Ericsson e a Huawei também estão colaborando com a Anatel antes do esperado leilão.

Porém, o executivo acredita que a Nokia levará vantagem contra a rival Huawei, envolta em denúncias de espionagem levantadas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Sobre este assunto, Cardoso afirmou que a empresa finlandesa está “aproveitando todas as oportunidades”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários