19/12/2025
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Nova promoção da Claro quer ‘homenagear clientes’

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Assinantes da operadora podem ganhar Smart TVs, smartphones, cafeteira, frigobar e vários outros produtos; veja como vai funcionar.

Ação da Claro
Imagem: Ação da Claro

Os assinantes da Claro cadastrados no programa de benefícios “Claro Clube” ganharam uma ação especial da operadora, que vai sortear diversos prêmios para que os clientes possam equipar a própria residência.

Todas as modalidades do pós-pagos estão inclusas na promoção, mas os consumidores que possuem um contrato mais encorpado com a operadora terão mais vantagens.

Ou seja, isso significa que os clientes com combo concorrem em todas as categorias e possuem quatro vezes mais chances de ganhar.

Produtos como almofada, pipoqueira, frigobar, cafeteira, cobertor, almofada de colo, travesseiro de pescoço, pantufas, além de um kit completo com ring light e tripé estão entre os sorteados.

Na parte de eletrônicos, o cliente terá a oportunidade de concorrer a produtos Samsung como Smart TV, smartphone (Galaxy S20), smart watch, notebook, fone de ouvido bluetooth e soundbar.

Entretanto, todos eles serão disponibilizados para sorteio apenas para clientes com combo. Assinantes da TV por assinatura concorrem a uma Smart TV 4K de 65 da Samsung.

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Já os clientes da banda larga podem ganhar um notebook Samsung S51 Pro, enquanto os consumidores de telefonia móvel da Claro concorrem a um kit com o Galaxy S20 Ultra, fone de ouvido bluetooth e o Galaxy Watch Active.

Clientes que possuem combo com esses específicos produtos no contrato também participam dos sorteios individuais de cada um deles.

O sorteio será realizado no dia 9 de outubro. Para a ação, a operadora criou um hotsite chamado “Promoção Claro Clube”, onde os assinantes poderão se cadastrar.

A divulgação do resultado será feita na mesma página.

IPTVs piratas estão liberadas na Play Store

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Aplicativos contam até mesmo com monetização; empresa não se manifestou sobre o assunto.

Imagem Ilustrativa: Freepik
Imagem Ilustrativa: Freepik

Há algumas semanas, o Minha Operadora recebeu uma denúncia anônima de que aplicativos piratas de IPTV estão disponíveis para download na Play Store, loja oficial do sistema Android, controlado pelo Google.

Na ocasião, o leitor que entrou em contato para alertar apresentou três opções para serem baixadas legalmente.

Entretanto, em uma rápida pesquisa no Google, YouTube e outros sites, é possível encontrar mais aplicativos disponíveis na loja com nomes codificados para que a operação não fique explícita.

Em testes de usabilidade, foram enviados diversos prints onde mostram anunciantes que fazem presença nos aplicativos.

Portanto, até mesmo monetização das aplicações é liberada pelo sistema de controle.

Para tentar entender melhor a situação, entramos em contato com a assessoria de imprensa responsável pelo Google Brasil no dia 18 de agosto.

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Mas, ainda não houve um posicionamento por parte da companhia. Tentamos contato também com as assessorias do SindiTelebrasil e Globosat.

A primeira representa todas operadoras, inclusive as responsáveis pela oferta legal de IPTV via rede de fibra óptica. Já a segunda é uma das maiores programadoras de TV por assinatura do país, diretamente afetada pela oferta ilegal de canais fechados.

O contato com o SindiTelebrasil ainda é recente. Com a Globosat foi feito na mesma data do que o contato com o Google, mas não houve confirmação de recebimento.

Portanto, faremos novas tentativas já que a possibilidade um ruído no processo de envio é cogitada.

Outro posicionamento solicitado é o da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Se houver uma resposta da entidade, a matéria passará por atualizações.

Disponíveis legalmente para download na Play Store, muitos usuários obtêm acesso aos milhares de canais pagos disponíveis nas IPTVs piratas por meio de uma assinatura.

A venda, obviamente, é feita por vendedores anônimos, que passam apenas um login, assim que o pagamento é efetuado.

[ATUALIZAÇÃO – 09/09/2020 16h18]:

Em contato com o Minha Operadora, a ABTA enviou o seguinte posicionamento:

A ABTA mantém um trabalho constante e prioritário de combate à pirataria de TV por assinatura, que inclui monitoramento e denúncias junto às grandes plataformas online onde usuários disponibilizam aplicativos ilegais.

Somente neste ano, entre janeiro e agosto, a principal plataforma de aplicativos para celular removeu 258 aplicativos piratas, após denúncias da ABTA.

A remoção destes aplicativos ilegais mediante denúncias demonstra uma cooperação destas lojas online no combate à pirataria. Entretanto, esperamos que estas plataformas também tomem medidas preventivas para inibir estas atividades criminosas, que violam direitos autorais (artigo 184 do Código Penal). O comércio destes e de outros itens ilegais em grandes plataformas alimenta a criminalidade.

Por fim, a ABTA contribui ainda com a Ancine e Ministério da Justiça na elaboração de uma lista de IPTV ilegais, com o objetivo de evitar a monetização destes sites a partir de anúncios em grandes plataformas.

Vivo aparece entre as 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2020

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Apesar disso, empresa perdeu 6% do seu valor de marca na comparação com o ano passado. Veja o ranking completo.

A marca de telecomunicações Vivo é a 17ª mais valiosa do Brasil, com valor estimado em US$ 934 milhões (aproximadamente 4,95 bilhões de reais).

A constatação foi feita pelo ranking BrandZ Brasil, produzido pela subsdiária brasileira da multinacional britânica WPP Group em parceria com o Grupo Kantar, também de origem inglesa. Um total de 500 marcas brasileiras foram analisadas.

De acordo com o ranking, a marca Vivo vale mais do que empresas como Seara, Extra, Casas Bahia e Caixa Econômica Federal. Apesar disso, a empresa perdeu 6% do seu valor de marca na comparação com o ano passado.

O Itaú aparece no topo do ranking pela primeira vez desde 2006, quando as pesquisas para o BrandZ Brasil começaram a ser realizadas. Em 2019 quem ocupava o primeiro lugar também era um banco, só que o Bradesco, que agora caiu para o terceiro lugar.

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Segundo a Kantar e a WPP, é considerada a rentabilidade financeira de cada marca, com base em dados da Bloomberg, mas também o “valor de contribuição” dela. Uma marca com um alto valor de contribuição geralmente é aquela que mantém um preço elevado (premium price), e mesmo assim consegue aumentar o volume de compra dos seus produtos.

Pode aparecer na lista uma marca de companhia de capital aberto ou fechado, desde que ela divulgue informações financeiras publicamente; tenha sido criada no Brasil ou seja controlada por uma empresa brasileira; ou opere majoritariamente no país, no caso de o controlador ser estrangeiro. A marca também precisa estar gerando “lucro econômico positivo”.

Veja abaixo a lista completa das marcas mais valiosas do Brasil em 2020:

  1. Itaú – US$ 8.268 bilhões (-1%)
  2. Skol – US$ 6.797 bilhões (-6%)
  3. Bradesco – US$ 6.137 bilhões (-35%)
  4. Magazine Luiza – US$ 5.111 bilhões (+124%)
  5. Brahma – US$ 3.720 bilhões (-2%)
  6. Globo – US$ 3.295 bilhões (-9%)
  7. Antarctica – US$ 2.558 bilhões (-4%)
  8. Lojas Renner – US$ 2.273 bilhões (+19%)
  9. Amil – US$ 2.050 bilhões (+11%)
  10. Sadia – US$ 1.637 bilhão (+22%)
  11. Ypê – US$ 1.570 bilhão (+13%)
  12. Natura – US$ 1.516 bilhão (0%)
  13. Pão de Açúcar – US$ 1.299 bilhão (+187%)
  14. Lojas Americanas – US$ 1.282 bilhão (+2%)
  15. Localiza – US$ 1.268 bilhão (+72%)
  16. Banco do Brasil – US$ 1.039 bilhão (+29%)
  17. Vivo – US$ 934 milhões (-6%)
  18. Seara – US$ 827 milhões (+35%)
  19. Extra – US$ 751 milhões (+219%)
  20. Porto Seguro – US$ 674 milhões (-2%)
  21. Schin – US$ 619 milhões (+3%)
  22. Ypióca – US$ 613 milhões (-39%)
  23. Assaí Atacadista – US$ 559 milhões (+192%)
  24. Caixa – US$ 389 milhões (+19%)
  25. Casas Bahia – US$ 365 milhões (-19%)

Veja como o valor das marcas evoluíram nos últimos 14 anos:

86% dos leitores já ficaram sem sinal de celular neste ano

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Veja qual operadora a maior parte deles utiliza. E ainda: conheça e vote na nova enquete da semana.

Durante sete dias, o Minha Operadora perguntou: “Seu celular já ficou SEM SINAL neste ano de 2020?”. Dos 1.293 votos recebidos, 1.113 (86%) afirmaram que sim, já tiveram problemas de conexão.

A maioria dos leitores do site que tiveram problemas para utilizar o celular informou que a operadora que utilizam é a TIM (330 votos). Em seguida aparecem os usuários da Claro (299), da Vivo (262) e da Oi (170). Outros 52 votos foram de clientes de outras operadoras.

Somente 180 internautas disseram que não notaram falta de sinal nas suas linhas telefônicas móveis.

Veja abaixo o resultado completo da pesquisa:

Já está no ar a nova enquete da semana! Ela fica válida até o próximo sábado (12). Aproveite e já vote abaixo:

[perfect_survey id=”74351″]

Novos credores receberão 30% da venda de imóveis da Oi

Proposta do Ministério Público foi aceita pela operadora em recuperação judicial.

Nesta quinta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou um parecer propondo que 30% dos recursos obtidos a partir da venda de imóveis da Oi (OIBR3 / OIBR4) sejam destinados para o pagamento de dívidas contraídas após o início do processo de recuperação judicial, em 2016.

Consultada, a Oi afirmou que “está de acordo com o percentual fixado pelo MP”.

Segundo o promotor Leonardo Marques, da 1ª Promotoria de Massas Falidas do MP-RJ, a medida não afeta a venda de ativos da Oi, que será votada na próxima semana, durante a Assembleia Geral dos Credores.

Estima-se que a operadora tenha 7 mil imóveis. Já a dívida desses novos credores chega a R$ 160 milhões.

A nova regra proposta pela MP-RJ passa a valer apenas em 1º de outubro deste ano.

Caso os pagamentos aos novos credores não sejam cumpridos, os juízos estão autorizados a determinar a penhora sem a necessidade de comunicação ao Juízo da Recuperação Judicial, para créditos até R$ 20 mil.

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Para dívidas superiores a esse valor, Marques propõe comunicação ao Juízo da Recuperação Judicial, para que ele tome alguma providência, podendo ocorrer até mesmo o sequestro do bem.

“Eu quero acabar com essa fila de milhares de credores, ela não pode existir. Credor novo tem que ser pago imediatamente. Os antigos demoram a receber porque recebem na forma do plano [de recuperação judicial]. Mas os novos têm que receber o mais rápido possível” disse o promotor.

Com informações de Telesíntese.

Anatel pode votar a favor do plano de aditamento da Oi

Agência recebeu recomendação da Advocacia Geral da União para dar sinal verde para nova proposta de reestruturação da operadora.

Nesta quarta-feira, 4, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, abriu deliberação para que os demais conselheiros votem o apoio da agência ao novo aditamento do plano de recuperação da Oi (OIBR3 / OIBR4).

A ideia é que a Anatel seja favorável à proposta apresentada pela operadora e que será votada na próxima Assembleia Geral de Credores, marcada para dia 8 de setembro.

Segundo fontes, o voto favorável da Anatel teve recomendação da Advocacia Geral da União (AGU).

Na questão da divisão de ativos dA Oi para sua posterior venda, a Anatel age não apenas como agência reguladora, mas também como credora. A União tem créditos públicos a receber da operadora no valor de R$ 12 bilhões, em multas aplicadas.

Recentemente, a AGU tentou adiar a assembleia de credores para que fosse feito um acordo dessa dívida com a operadora, algo que foi negado pela Justiça.

Em recurso, a Oi argumentou que pretende iniciar o pagamento da dívida em 180 dias, de acordo com a Lei 13.988/2020. Essa nova legislação reduz em até 50% as obrigações de empresas em recuperação judicial.

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“A avaliação da proposta da Oi sob a análise da regulação terá que ser muito cautelosa, e demandará muito estudo, até mesmo porque a separação estrutural não está prevista nas regras atuais”, disse uma fonte que não quis ser identificada.

O voto favorável ou não da Anatel deverá ser anunciado durante a Assembleia Geral de Credores da Oi.

Com informações de Folha de São Paulo e Telesíntese.

Donas da Claro e Vivo desistem de negócio em El Salvador

Operação já tinha sido aprovada por órgão regulador local.

Nesta quinta-feira, 3, a mexicana America Movil e a espanhola Telefonica, controladoras da Claro e Vivo no Brasil, respectivamente, anunciaram em comum acordo o fim de um contrato firmado em El Salvador, em 2019.

Em nota, a America Movil afirma que desistiu de comprar 99,3% das operações das subdisiárias Telefonica Móviles El Salvador e da Telefonica Multiservicios no país da América Central.

O fim do acordo foi motivado pelas condições regulatórias impostas pela Superintendência de Concorrência de El Salvador.

No mês passado, o órgão regulador aprovou o negócio desde que a America Movil respeitasse determinadas regras para manter a concorrência do mercado de telefonia móvel do país.

Entre as condições estaria que a Claro, da America Movil, não utilizasse os espectros da Movistar, da Telefonica, até que ela receba a certificação para tal. Além disso, a marca “Movistar” deveria ser mantida em campanhas de marketing pelos próximos sete anos.

“Esta decisão foi adotada após uma análise detalhada por ambas as partes das condições estabelecidas pela Superintendência de Concorrência para obter a aprovação regulatória correspondente, em sua recente resolução sobre a transação proposta”, disseram as companhias.

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Conforme noticiado pelo Minha Operadora, o negócio foi anunciado em janeiro de 2019. A companhia mexicana desembolsou US$ 315 milhões (R$ 1,7 bilhão na cotação atual) para comprar as operações da espanhola em El Salvador.

A venda de ativos da Telefonica em países da América Latina faz parte do novo plano estratégico da companhia. A ideia é manter o foco dos negócios apenas em seus principais mercados: Brasil, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

Com informações de Developing Telecoms.

MP cobra do governo decisão técnica e concorrencial sobre o 5G

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‘Eu vou decidir o 5G’, declarou Bolsonaro durante transmissão ao vivo pela internet.

Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma representação proposta pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado ao Tribunal de Contas da União (TCU) está cobrando da corte de contas uma discussão sobre os aspectos geopolíticos da implantação da tecnologia 5G no Brasil.

A preocupação é que o alinhamento entre os governos de Jair Bolsonaro e de Donald Trump possa levar ao banimento de fornecedores de infraestrutura de rede no país, como é o caso da fabricante chinesa Huawei.

Hoje, os Estados Unidos e a China travam uma disputa pela supremacia tecnológica. Como ambos são os principais parceiros comerciais do Brasil, o país acaba sendo afetado indiretamente por esse conflito.

Segundo Furtado, ainda não está claro se a perseguição dos Estados Unidos à China é realmente uma questão de segurança nacional ou apenas uma “posição protecionista e de caráter pessoal” de Trump.

Além disso, de acordo com últimas pesquisas eleitorais divulgadas, Donald Trump corre o risco de não se reeleger para o seu segundo mandato. Isso criaria dúvidas se a disputa entre EUA e China continuaria no novo governo eleito.

De acordo com o subprocurador-geral, Bolsonaro também precisa considerar “critérios técnicos e concorrenciais claros” para decidir sobre a conexão de nova geração no país, evitando-se “incertezas e inseguranças jurídicas”.

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Nesta quinta-feira, 3, durante live, o presidente brasileiro afirmou que a decisão sobre o 5G só cabe a ele.

“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente. Deixar bem claro, quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí, não. Eu vou decidir o 5G”, disse o presidente.

Apesar de vários membros do governo já terem declarado como sendo a favor da Huawei no Brasil, como o vice-presidente, Hamilton Mourão, o ministro da economia, Paulo Guedes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, Bolsonaro ainda não sinalizou sua opinião sobre o tema.

Com informações de Estadão e Farol da Bahia.

Globoplay lança novo logotipo e identidade visual

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Ideia é marcar a nova fase do serviço de streaming que passou a oferecer um pacote de canais lineares.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, o Globoplay passou a oferecer neste mês de setembro um novo pacote de assinatura que disponibiliza 19 canais ao vivo para seus assinantes. Para marcar o momento, o Grupo Globo decidiu atualizar a identidade visual do serviço de streaming, inclusive com o lançamento de um novo logo.

As mudanças são bem sutis. O “l” do “globo” ganhou um formato de perspectiva, para fazer uma alusão ao desenho de um “play”. Já o “a” recebeu uma grafia mais harmônica.

O logotipo também deixou de ser totalmente vermelho, para apresentar um degradê alaranjado. A intenção da Globo de utilizar vários tons de cores foi o de sugerir que o serviço apresenta “inúmeras experiências” e, que, “juntas formam um só lugar”.

Logotipo do Globoplay, antes e depois da atualização

O degradê alaranjado será utilizado em todas as peças de comunicação da companhia.

Vale lembrar que os tons alaranjados já foram utilizados em uma antiga versão do logotipo.

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Além disso, o novo logo deverá ser integrado às outras marcas do Grupo Globo, apontando que a ideia é tornar a plataforma a principal interface dos canais da emissora. Com isso, as composições “Globoplay + Multishow”, “Globoplay + GloboNews” ou “Globoplay + SporTV” se tornarão mais comuns ao público.

A nova identidade visual deverá ser implementada de maneira gradual no serviço de streaming nos próximos meses.

Com informações de Geek Publicitário.

Setor de telecom registra lucro de R$ 2,6 bilhões no 1º semestre

Porém, resultado é 44% inferior ao primeiro semestre de 2019.

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Economática, as empresas de telecomunicações – com exceção da Oi (que está em recuperação judicial) – listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) e que apresentaram seus resultados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) registraram um lucro líquido de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre deste ano.

Entretanto, esse resultado é 43,5% inferior ao registrado no primeiro semestre de 2019, que foi de R$ 4,7 bilhões.

Atualmente, apenas quatro empresas estão ativas na B3 no setor de telecomunicações: Oi (OIBR3/OIBR4), Vivo (VIVT3/VIVT4), TIM (TIMP3) e Telebras (TELB3/TELB4).

Entre as 218 empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores, com exceção da Vale, Braskem, Oi, Azul, Suzano e Petrobras, foi constatado um lucro líquido acumulado de R$ 8,85 bilhões, queda de 82% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

O setor de maior lucro em 2020 foi o de energia elétrica (R$ 17,1 bilhões), seguido do de telecomunicações (R$ 2,6 bilhões) e da indústria de alimentos e bebidas (R$ 2,5 bilhões).

Entre os 20 setores não financeiros analisados, o de construção civil, máquinas industriais e agronegócio foram os únicos a apresentar crescimento na lucratividade.

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Confira abaixo a tabela com os resultados dos setores analisados pela Economática.

SetoresLucro em 2019 em milhõesLucro em 2020 em milhões
Industria de alimentos e bebidas8.0492.545
Papel e celulose-150-3.575
Energia elétrica18.52217.193
Trasporte e logística966-3.868
Saneamento1.858568
Siderurgica & Metalurgica2.934-2.317
Petróleo e Gás2.815704
Varejo1.780-562
Veículos e autopeças260-3.728
Telecomunicações4.6742.639
Eletroeletrônicos539147
Saúde1.135697
Tecnologia1.088229
Outras atividades1.005-510
Máquinas industriais839937
Imobiliária e locadoras de veículos1.487-296
Educação519-432
Agro Negócio e Pesca314350
Textil653-2.142
Construção e materiais de construção-129271
Total49.1588.851

Com informações de Money Times.