26/04/2024

Donas da Claro e Vivo desistem de negócio em El Salvador

Operação já tinha sido aprovada por órgão regulador local.

Nesta quinta-feira, 3, a mexicana America Movil e a espanhola Telefonica, controladoras da Claro e Vivo no Brasil, respectivamente, anunciaram em comum acordo o fim de um contrato firmado em El Salvador, em 2019.

Em nota, a America Movil afirma que desistiu de comprar 99,3% das operações das subdisiárias Telefonica Móviles El Salvador e da Telefonica Multiservicios no país da América Central.

O fim do acordo foi motivado pelas condições regulatórias impostas pela Superintendência de Concorrência de El Salvador.

No mês passado, o órgão regulador aprovou o negócio desde que a America Movil respeitasse determinadas regras para manter a concorrência do mercado de telefonia móvel do país.

Entre as condições estaria que a Claro, da America Movil, não utilizasse os espectros da Movistar, da Telefonica, até que ela receba a certificação para tal. Além disso, a marca “Movistar” deveria ser mantida em campanhas de marketing pelos próximos sete anos.

“Esta decisão foi adotada após uma análise detalhada por ambas as partes das condições estabelecidas pela Superintendência de Concorrência para obter a aprovação regulatória correspondente, em sua recente resolução sobre a transação proposta”, disseram as companhias.

VIU ISSO?

–> Dona da Vivo pretende priorizar negócios no Brasil

–> Dona da Vivo vende sua operação móvel na Costa Rica

–> Dona da Vivo e Liberty Global negociam possível fusão

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, o negócio foi anunciado em janeiro de 2019. A companhia mexicana desembolsou US$ 315 milhões (R$ 1,7 bilhão na cotação atual) para comprar as operações da espanhola em El Salvador.

A venda de ativos da Telefonica em países da América Latina faz parte do novo plano estratégico da companhia. A ideia é manter o foco dos negócios apenas em seus principais mercados: Brasil, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

Com informações de Developing Telecoms.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários