17/12/2025
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Governo do Rio tem dívida de R$ 300 milhões com a Oi

Operadora cortou serviços nesta terça-feira e deixou operações das secretarias de Educação, Fazenda e Saúde fora do ar.

Imagem: Ilustração Pixabay

Ao que tudo indica, a terça-feira está caótica para os serviços de telecomunicações do Governo do Rio de Janeiro, por causa de um corte da Oi.

A operadora cortou o serviço de internet fornecido para as repartições públicas do Estado. Secretarias de Educação, Fazenda, Saúde e outras estão sem internet.

Primeiramente, o que foi divulgado é que a suspensão do serviço tem relação com uma investigação do Governo, na qual há uma suspeita de sobrepreço em 80% no contrato assinado.

Em reunião, a operadora não quis negociar, de acordo com o colunista Ancelmo Gois.

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A fim de entender melhor a situação, o Minha Operadora entrou em contato diretamente com a assessoria de imprensa da Oi, que enviou esclarecimentos.

Em nota, a empresa destaca que a suspensão foi unilateral por parte do Governo e descontinuou a regularidade de um contrato em vigência.

A Oi enfatiza que a dívida do Rio de Janeiro chega a R$ 300 milhões, uma inadimplência que consiste desde 2017, mas que ainda assim motivou uma atuação colaborativa e de boa fé por parte da companhia.

Tentativas sem sucesso foram feitas durante meses, para que os serviços fossem regularizados e os contratos encerrados sem impacto na prestação de serviços.

Confira a pronunciamento completo do Grupo:

A Oi informa que não resolveu unilateralmente suspender a prestação de serviços com o governo do Estado. Na verdade, o governo do estado do Rio, por meio do Proderj, é que decidiu, unilateralmente, não renovar o contrato com a Oi, descontinuando a regularidade contratual que estava sob vigência até então. Sem suporte contratual, e a despeito de todas as comunicações formalmente enviadas pela Oi a Proderj e ao Governo do Estado, a Oi seu viu obrigada a descontinuar a prestação do fornecimento de linhas telefônicas e links de dados que atendem áreas administrativas do Governo. A companhia manterá, mesmo sem contrato, os serviços ativos considerados essenciais à população, como os que atendem aos bombeiros, polícia militar e civil, hospitais, presídios e Degase.

A empresa ressalta ainda que, a despeito de inadimplência consistente desde 2017 e que chega a R$ 300 milhões em dívidas, tem atuado de boa fé e de forma colaborativa, fornecendo serviços customizados de alto nível técnico na forma e com preços estabelecidos em especificações de edital de licitação pública, tendo a companhia sido vencedora do certame em disputa concorrencial e mantido a prestação dos serviços nos mesmos padrões sempre que chamada pelo estado a participar de novas contratações. Importante ressaltar que a companhia cumpriu com todas as suas obrigações contratuais, mesmo enfrentando, ao longo dos últimos anos, situações de inadimplência grave por parte do Governo do Estado.

Vale destacar ainda que a Oi tem buscado a regularização dos pagamentos de forma transparente e legítima ao longo deste período, obtendo apenas pagamentos pontuais. Além disso, tem recorrentemente formalizado a sua posição sobre a necessidade de o Estado realizar novo processo licitatório dos referidos serviços.

A Oi esclarece que, há meses, tem realizado diversas tratativas para que a inadimplência e o encerramento dos contratos existentes não gerem impacto na prestação de serviço, não tendo obtido sucesso. E a Oi, como não poderia deixar de ser, após maciços investimentos para se tornar a maior prestadora de serviços de comunicação por banda larga de fibra ótica no Estado do Rio, já informou ao Governo do Estado a sua intenção de participar do certame recentemente anunciado, com a análise da documentação que o formaliza.

A companhia se mantém à disposição do Governo para buscar alternativas para a continuidade dos serviços e uma solução para quitação das faturas em aberto, que perduram até o momento atual.

Com informações de O Globo e Assessoria de Imprensa Oi

Bolsonaro apoia compra de vacinas por parte das empresas

Lista que circulou na última segunda-feira envolvia operadoras de telefonia, apesar de maioria ter negado participação.

Flickr Palácio do Planalto
Imagem: Flickr Palácio do Planalto

A suposta lista com o nome de 12 empresas interessadas na compra das vacinas de Oxford/AstraZeneca gerou polêmica.

Apesar de diversos veículos de imprensa terem divulgado sobre reuniões on-line entre os empresários interessados no assunto, iniciou-se uma corrida das companhias envolvidas para desmentir ou destacar que não têm interesse.

Um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro potencializou a informação, já que o presidente afirmou que deu “sinal verde” para os empresários.

Informações divulgadas nesta terça-feira garantem que as conversas iniciais foram incentivadas pela Gerdau e JBS

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Mas, o grande problema foi que houve um “racha”, já que parte do grupo queria dividir as vacinas entre funcionários e doações para o SUS e outras empresas envolvidas queriam doar na totalidade.

Um medo que rondou também foi a recepção por parte dos consumidores, pois muitos empresários acreditavam que poderiam receber críticas pela iniciativa.

As operadoras Vivo e Claro, por exemplo, negaram interesse ou participação no grupo.

Empresas como Petrobras, Vale, JBS, Bradesco, Santander e Itaú não aceitaram o modelo proposto.

Afinal, seria crítico concentrar metade das doses das vacinas enquanto a pandemia está no auge e vacinação contra a COVID-19 no país ainda engatinha.

Com informações de O Globo (1,2) e CNN Brasil

Globoplay registrou falha na estreia do BBB21

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Liberação das câmeras em Pay-Per-View do Big Brother Brasil foi problemática para os assinantes; entenda o ocorrido.

Transmissão do BBB21
Imagem: Transmissão do BBB21

A badalada estreia do BBB21 na noite da última segunda-feira, 26, deu o que falar e, obviamente, o Globoplay esteve entre os principais assuntos.

O motivo foi uma instabilidade registrada logo nos primeiros minutos após a exibição do programa na TV Globo.

Diversos assinantes que correram para acompanhar o reality no formato Pay-Per-View, em várias câmeras, tiveram uma surpresa desagradável.

Alguns encontraram mensagens de erro na exibição e outros se deparavam com um aviso de que “não eram assinantes” quando clicavam na transmissão, mesmo com assinaturas ativas.

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A repercussão, obviamente, foi imediata e muitos acreditaram até que era necessário assinar o plano “Globoplay + Canais ao Vivo”.

Mas, se fosse o caso, o fato geraria transtorno, já que a informação não havia sido destacada em nenhuma divulgação da plataforma.

Entretanto, em questão de minutos, vários usuários conseguiram normalizar seus acessos com procedimentos básicos.

Alguns relatam que bastou reiniciar o app até o corrigir o problema e outros somente aguardaram.

No Twitter, a própria plataforma fez piada com a falha técnica. Confira:

Abaixo, confira a repercussão entre os assinantes:

Aproveite e confira a matéria do Minha Cultura sobre a estreia do BBB21:

Twitter exibirá conteúdo premium da NBCUniversal

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Parceria inclui a transmissão de vídeos exclusivos de mais de 30 eventos ao vivo.

Nesta segunda-feira, 25, a NBCUniversal anunciou uma parceria com o Twitter, com o objetivo de transmitir conteúdos premium da empresa de mídia no microblog.

A ideia é que os títulos disponibilizados sejam bem variados, indo de premiações até eventos esportivos.

A expectativa é que mais de 30 eventos ao vivo estão inclusos na parceira.

Como exemplo, a NBCUniversal citou o Globo de Ouro, que terá vídeos exclusivos sendo exibidos no Twitter simultaneamente com a transmissão da premiação na NBC.

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O conteúdo será exibido no perfil oficial da NBC.

O Twitter, por sua vez, dará suporte de vendas para os parceiros publicitários da NBCUniversal.

Com informações de Canaltech.

TV Globo exibe comercial da Netflix durante a estreia do BBB21

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Inserção publicitária gerou alvoroço nas redes sociais.

Nesta segunda-feira, 25, durante a estreia do Big Brother Brasil 21, a TV Globo exibiu um comercial da Netflix durante o primeiro intervalo do reality show.

O que chamou a atenção é que a Netflix é a principal concorrente do serviço de streaming da Globo, o Globoplay.

Além disso, a emissora carioca se aliou ao recém-lançado Disney+, como forma de bater de frente com a Netflix.

Estima-se que a compra de um espaço publicitário para exibir um comercial de 30 segundos durante o BBB custe mais de R$ 500 mil.

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No Twitter, os usuários especularam o motivo da Globo exibir o comercial do serviço de streaming rival.

https://twitter.com/SeriesBrasil/status/1353891585742798850

Carlos Slim está com Covid-19

Magnata das telecomunicações, ele é um dos homens mais ricos do mundo.

Nesta segunda-feira, 25, o empresário Carlos Slim Domit afirmou no Twitter que o pai, o magnata mexicano Carlos Slim Helú, está se recuperando da Covid-19.

Carlos Slim, de 80 anos, é fundador da América Móvil, a maior empresa de Telecomunicações do México e também a controladora da Claro no Brasil.

Com um patrimônio estimado em 2020 de US$52,1 bilhões (R$ 283,18 bilhões na cotação atual), ele é o homem mais rico do México e o décimo segundo mais rico do mundo.

Inclusive, ele já foi listado como o maior bilionário do planeta.

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Segundo o filho do bilionário, Carlos Slim está há mais de uma semana com sintomas leves da doença.

“Ele está muito bem e teve uma evolução muito favorável depois de mais de uma semana de sintomas leves”, disse Domit.

O empresário passou por um acompanhamento e tratamento preventivo no Instituto Nacional de Nutrición, na Cidade do México.

Spock aparece no mais novo comercial do Paramount+

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Plataforma de streaming chega ao Brasil em 4 de março. Confira o vídeo!

A ViacomCBS acaba de lançar uma nova campanha nos Estados Unidos, iniciando a divulgação do mais novo serviço de streaming, o Paramount+.

Em 4 de março de 2021, o serviço CBS All Access (não disponível no Brasil) passa a ser chamado de Paramount+.

No mesmo dia, a plataforma de streaming chega na América Latina e Brasil.

O Paramount+ já era disponibilizado no país na forma de um pacote adicional por operadoras de TV por assinatura e outras plataformas de streaming.

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Agora, o serviço será repaginado e receberá novos conteúdos.

No novo comercial do serviço, aparece parte do elenco de programas e séries da ViacomCBS, subindo a icônica montanha que ilustra os filmes da Paramount.

Entre os personagens, estão o Capitão Pike e o comandante Spock, da franquia Star Trek, um dos carros-chefe do grupo de mídia.

Apesar da chegada do novo serviço, as mais recentes séries de Star Trek, como Discovery e Picard, continuam a ser exibidas na Netflix e Amazon Prime Vídeo, respectivamente.

No próximo dia 24 de fevereiro, a ViacomCBS pretende realizar um evento para apresentar os resultados financeiros do último trimestre, além de anunciar mais novidades sobre o Paramount Plus, do Pluto TV e do Showtime OTT.

Confira abaixo o mais novo comercial do serviço Paramount+.

Com informações de TrekBrasilis.

Sercomtel anuncia programa de demissão voluntária

Empresa reservou R$ 25 milhões para o pagamento de rescisões.

Após a privatização da companhia, a Sercomtel anunciou um programa de demissão voluntária nesta segunda-feira, 25 de janeiro.

O plano inclui a reserva de R$ 25 milhões para o pagamento de rescisões, remunerações extras e plano de saúde durante oito meses para os funcionários que deixarem a empresa voluntariamente.

Pode aderir ao programa qualquer um dos 450 colaboradores da Sercomtel, independentemente do cargo, estabilidade ou forma de contratação.

Os interessados têm até 2 de fevereiro para aderir ao plano de demissão voluntária.

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Não há um número definido de funcionários que deverão participar do programa.

“Isso vai depender dos valores a serem pagos a cada colaborador, já que o plano prevê o pagamento escalonado, de acordo com o tempo de casa e salário que cada um recebe”, explicou o presidente da Sercomtel, Márcio Tiago Arruda.

O executivo argumenta que as demissões são necessárias para que a empresa se torne competitiva e volte a crescer no mercado.

Endividada, a operadora Sercomtel foi vendida no final do ano passado por R$ 130 milhões para o Bordeaux Fundo de Investimentos, em leilão realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Com informações de G1.

Região da Bahia ganha fibra óptica da Vivo

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Conexão de ultra velocidade operadora vai atender localidade turística a partir de agora; saiba os detalhes.

Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

Nos últimos dias, a Vivo anunciou a chegada de sua conexão de fibra óptica em mais uma região da Bahia.

A partir de agora, moradores e turistas de Trancoso, distrito de Porto Seguro, poderão explorar a conexão de ultra velocidade da operadora.

Em nota, a empresa destaca que já está disponível em diversos pontos do Litoral e chegará no Quadrado e no Centro até o fim de fevereiro.

A ideia é atender condomínios, pousadas, hotéis, comércio, empresas locais, além de toda a comunidade e visitantes.

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Ao contratar uma conexão da Vivo, o cliente tem a infraestrutura de fibra levada até a própria residência, com garantia de maior estabilidade.

Os bairros atendidos pela internet fixa recém-chegada ainda não foram divulgados.

Na Bahia, a fibra óptica da prestadora está disponível em cinco cidades (Salvador, Lauro de Freitas, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista).

Já na telefonia móvel, o cenário é de liderança tanto no pré-pago quanto no pós, em porcentagens acima de 30%.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo

TV Globo passará por transformação histórica

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Tudo indica que a emissora prepara mudanças relevantes para a grade de programação; entenda.

Divulgação Rede Globo
Imagem: Divulgação Rede Globo

Foi-se o tempo em que a Rede Globo era vista como uma emissora imune às mudanças. A partir de 2022, a saída do apresentador Fausto Silva deve provocar mudanças históricas na TV aos domingos.

De acordo com o que foi divulgado nesta segunda-feira, Faustão não quer renovar seu contrato por escolha própria.

Foi feita até mesmo uma tentativa de oferecer um novo programa para o comunicador, nas noites de quinta-feira, mas tudo indica que a resposta dele será negativa.

Com a saída do apresentador, a ideia é que a Globo promova uma programação de domingo inteiramente diferente no próximo ano.

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Por sinal, é importante observar que Grupo Globo como um todo passar por um momento de mudanças.

Recentemente, a companhia se intitulou como uma “media tech”, ou seja, junção de mídia e tecnologia, não apenas uma das partes.

Com uma prometida renovação para a grade aos domingos, há quem especule novos apresentadores para a função de Faustão, mas os caminhos podem ser outros.

Nesse caso, ficará uma data livre para promover uma maior sinergia do Globoplay com a TV aberta, além de novos e lucrativos formatos.

Leia mais sobre a saída do apresentador pelo Minha Cultura:

https://cultura.minha.com.br/2021/01/faustao-nao-renova-contrato-com-a-rede-globo-apos-32-anos/

Com informações de Flávio Ricco (R7)