14/03/2024

Crescimento do Globoplay pode gerar mudança na Netflix

Grupo Globo não é visto como ameaça para a ‘gigante do streaming’, mas pode servir de referência; entenda.

Imagem: Interface Netflix – Série brasileira

A Netflix segue a todo vapor com a produção de séries brasileiras, mas um fato paira sobre a mente dos executivos: nenhuma conquistou o almejado sucesso global.

O sucesso mais expressivo é distopia 3%, mas não chega perto de sucessos estrangeiros que conquistaram o mundo como “La Casa de Papel”, “Lupin” e “Dark”.

Há quem diga que o problema seja o modelo de negócios adotado pela Netflix no Brasil, ainda muito importado da cultura dos Estados Unidos.

A empresa costuma comprar ideias de produtoras e montar salas de roteiro para a produção das séries, alinhada com a questão representativa na seleção de profissionais.

VIU ISSO?

–> Netflix adota estratégia ‘agressiva’ contra concorrentes em 2021

–> Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas

–> Globoplay golpeia a Netflix em negociação

No entanto, conforme apurou o jornalista Daniel César, é um modelo que ainda não agrada a alta cúpula da empresa nos Estados Unidos e nem mesmo conquistou os brasileiros.

Portanto, tudo indica que a intenção dos executivos estrangeiros da marca é se adequar aos “moldes” de produção que fazem sucesso no país, ou seja, as telenovelas.

Ainda mais após a explosão do número de assinantes do Globoplay, assim que a plataforma incluiu “novelas antigas” no catálogo.

Mas, tudo indica que filial brasileira da “empresa do Tudum” ainda não está animada em seguir o modelo.

Conversas com antigos autores da Globo não avançaram e a empresa sabe que a produção de uma novela não funcionaria no formato de sala de roteiro aplicado.

Portanto, o conflito é que as produtoras já acreditam que uma mudança está a caminho para a Netflix Brasil, ou seja, a direção pode estar em busca de alguém para negociar com a vasta quantidade de autores disponíveis no mercado.

No entanto, não é nada oficial. Apesar de não emplacar séries brasileiras, o Brasil carrega a segunda maior base de clientes da Netflix mundialmente.

Com informações de Na Telinha (UOL)

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários