23/04/2024

Oi e Claro podem comprar vacinas de Oxford/AstraZeneca

Operadoras foram convidadas para integrar um consórcio que negocia a aquisição dos imunizantes; saiba mais detalhes.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

As operadoras Oi e Claro podem estar entre as empresas que tentam adquirir as vacinas contra a COVID-19, desenvolvidas pela Universidade de Oxford e a fabricante AstraZeneca.

O movimento, mesmo sem qualquer declaração do tipo, é visto até como um posicionamento contra o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.

As outras companhias envolvidas na ação são Petrobrás, Gerdau, JBS, Ambev, Whirpool e ADN Liga. Um total de nove corporações.

A ideia é que todas, juntas, consigam importar 33 milhões de imunizantes contra o novo coronavírus.

VIU ISSO?

–> Claro net libera canal na TV por assinatura e NOW

–> Oi TV fibra ganha acesso à Netflix

–> Oi confirma recebimento de propostas pela InfraCo     

Metade desse número seria destinado ao SUS e a outra parte seria enviada para funcionários e familiares das empresas envolvidas.

Marcas como Vale, Itaú, Santander e Vivo também foram convidadas, mas já negaram que tenham interesse em participar da ação. As outras não se manifestaram.

A negociação, obviamente, é feita com o Ministério da Saúde. Mais empresas devem ser convidadas para uma participação na iniciativa.

Por trás, há o interesse de garantir imunização pelo menos para parte das equipes de colaboradores e continuar as atividades comerciais.

O movimento ganhou ainda mais força depois que a imprensa divulgou sobre as dificuldades que o Governo Federal enfrenta para comprar os insumos necessários para a produção das vacinas.

A quantidade desejada pelas empresas é exatamente o número divulgado pela AstraZeneca com estoque para chegar ao Brasil em fevereiro.

No entanto, Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, já destacou que a prioridade é o SUS. As empresas só poderão adquirir quando a demanda do sistema for suprida.

[ATUALIZAÇÃO – 25/01/2021 16h39]:

Em contato com o Minha Operadora, a assessoria de imprensa responsável pela Claro negou que a empresa faz parte do referido grupo.

Com informações de Folha de S.Paulo

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários