14/12/2025
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DirecTV lançará seu próprio canal de notícias na América Latina

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O DirecTV anunciou na última sexta-feira (1º), investimentos em um canal próprio para a divulgação de notícias através da TV a cabo e de sua plataforma de streaming para smartphones e computador, novidade que chega para ampliar o portfólio de conteúdos oferecidos pela empresa aos seus clientes da América Latina, região que deve ser a primeira a receber o “DNews”.

Directv Go adiciona novo canal premium na grade

Segundo informações, o canal será transmitido em “todos os mercados de língua espanhola onde a DirecTV tem operações”, por meio do serviço de TV via satélite nos canais 700 (SD) e 1700 (HD), na Twitch, canal do YouTube e pelo aplicativo DirecTV GO, serviço que está disponível no Brasil incluindo no catálogo filmes, séries, esportes e programação ao vivo.

Além de todos esses conteúdos presentes no acervo, a empresa também está direcionando seus esforços para um programa especial que abordará transmissões ao vivo, documentários especiais e “extensa programação com segmentos de educação, saúde, tecnologia, sustentabilidade, música e esportes”, reforçando se tratar de um canal semelhante ao que emissoras concorrentes.

O destaque está divulgação da programação do canal DNews através da plataforma on demand ou de outras redes, alcançando um público maior por meio de diferentes formas de transmissão.

De acordo com a TAVI Latam, por ora não há detalhes sobre a previsão de lançamento do DNews nos países da América Latina ou informações sobre a equipe jornalística responsável pela apresentação dos programas.

Planos do DirecTV GO no Brasil

Enquanto o canal não é lançado, os brasileiros podem assinar um dos dois planos originais oferecidos pelo DirecTV GO ou em combos do Disney Plus, Star Plus, Telecine, Starzplay, HBO Max, entre outros.

A assinatura pode ser realizada por meio do site do DirecTV GO ou de seus parceiros comerciais.

  • Plano mensal: R$ 79,90 (+ de 70 canais de TV ao vivo e dois acessos simultâneos);
  • Plano anual: R$ 799 à vista (desconto de 2 meses equivalente a R$ 139,80 considerando a contratação mensal).

WhatsApp permitirá esconder o “online” em breve

Desde que foi lançado no Brasil em 2009, o WhatsApp sofreu inúmeras mudanças que o tornaram o mensageiro favorito entre os brasileiros. A maioria das melhorias no aplicativo foram implementadas após 2014, ano em que a plataforma foi comprada pelo Facebook Inc. — atualmente conhecido como “Meta” — pela quantia de US$ 22 bilhões, sendo anunciado por Mark Zuckerberg, CEO da empresa, que a nova era seria focada em “interação e privacidade” para os usuários.

Vivo terá que indenizar cliente por famoso golpe no WhatsApp

Neste ano, a desenvolvedora liberou para o aplicativo novos recursos e funcionalidade que aprimoraram a experiência com relação à privacidade, permitindo esconder o “visto por último” para usuários específicos ou impedir que determinadas pessoas te coloquem em grupos na rede social.

Apesar de todas essas novidades, o aplicativo ainda não introduziu a possibilidade de restringir a visualização do status “online” — exibido quando o usuário está com o WhatsApp aberto — para todos.

Entretanto, vazamentos recentes revelam que o aplicativo pode receber ainda neste semestre essa nova ferramenta de privacidade, chegando para competir diretamente com rivais como Telegram e Signal, que disponibilizam essa praticidade aos usuários.

Conforme mostram imagens divulgadas pelo portal WABetaInfo, website especializado em investigar novidades no aplicativo, o código-fonte do WhatsApp traz uma nova seção nomeada “Who can see when i’m online” (“quem pode ver quando estou online”, em português), com uma opção que permite desativar o status de online.

Tal como no visto por último, caso opte por impedir que os outros vejam seu status de atividade o mesmo será aplicado a você, ou seja, também não conseguirá ver quando seus contatos estiverem usando o mensageiro.

Embora tenha sido encontrado no WhatsApp, o “modo furtivo” não foi confirmado pela Meta e também não teve informações sobre sua disponibilidade divulgados, porém a presença dessa função no Instagram sugere que a empresa adotará o recurso em mais serviços.

A captura de tela acima foi registrada no sistema operacional iOS, mas é provável que a função seja liberada em multiplataforma com disponibilidade inicial para os inscritos no programa de testadores beta na App Store e Google Play.

AXXEL Telecom leva banda larga fixa para Maringá e Cascavel, no Paraná

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Recém-chegada no segmento de internet banda larga, a AXXEL Telecom vem anunciando fortes investimentos em sua infraestrutura de rede no Paraná expandindo os pacotes ofertados pela operadora para mais usuários de diferentes municípios, incluindo na última semana a cidade de Ponta Grossa e, mais recentemente, Cascavel e Maringá, cidade localizada a 425 km de Curitiba, capital do estado.

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De acordo com a provedora, a conectividade será oferecida utilizando a rede neutra de fibra óptica fim a fim da V.tal, mesma tecnologia adotada pela empresa em outras cidades no Sul do Brasil para garantir estabilidade e altíssimas velocidades de internet tanto para download quanto upload.

Em Maringá, a companhia está presente em 165 mil endereços e 69 bairros, enquanto em Cascavel com 138 mil casas, localizadas em 29 bairros da cidade, levando a conectividade fiber to the home (FTTH) para os moradores.

No total, a AXXEL Telecom expandiu seu alcance para doze municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Araucária, Cascavel, Colombo, Curitiba, Guaratuba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Crescimento no Paraná

Segundo informações da empresa, desde sua estreia no Paraná a base de clientes da companhia teve crescimento de 25%, número que pode ter sido impulsionado pelos planos de lançamento com velocidades de 200 Mega por R$ 89,90/mês e 500 Mega por R$ 99,90/mês, valores abaixo da média cobrada por concorrentes.

Além da internet, a AXXEL também prioriza a experiência dos consumidores como um todo focando não apenas nas velocidades e pacotes ofertados, mas também no atendimento humanizado nos diferentes portais da empresa.

“A ideia será acompanhar a jornada do usuário ao longo de toda a prestação de serviço, para mudar paradigmas do mercado quanto ao atendimento prestado pelas operadoras. Para isso, a AXXEL vai contar com um atendimento desburocratizado e personalizado, telefone 0800, WhatsApp e e-mail, além de disponibilizar concierges de atendimento, que serão responsáveis por determinadas carteiras de clientes, onde será possível realizar um acompanhamento proativo, rápido e eficaz.”, afirma a axxel telecom.

Mais cidades também devem receber os serviços de internet da provedora nos próximos meses, sendo esperado um investimento de R$ 50 milhões no Sul até 2023 para levar internet para 80 cidades alcançando uma base de 100 mil usuários, número que deve crescer progressivamente nos próximos anos.

FCC aprova uso da internet via satélite Starlink em veículos

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A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) aprovou a requisição da SpaceX, empresa de exploração aeroespacial de Elon Musk, concedendo a permissão para que a Starlink leve sua internet via satélite para veículos através de um kit de instalação vendido pela empresa.

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Esse deferimento permite que a companhia prossiga com seus planos de utilizar a malha de satélites na órbita baixa da Terra para levar internet banda larga a aviões comerciais, navios, caminhões e carros de passeio, alcançando um setor da indústria que carece de conectividade eficiente em determinadas regiões.

Conforme revelado por Elon Musk em entrevistas, as metas da empresa continuam sendo de levar internet para localidades remotas, entretanto, a Starlink deve levar esse conceito para mais usuários além dos planos residenciais, algo que ainda não tem previsão para acontecer, mas que deve começar a ser desenvolvido nos próximos meses.

Estaremos em aviões muito em breve e espero que os passageiros fiquem impressionados com a experiência”, afirmou o diretor comercial da Starlink, Jonathan Hofeller, em conferência do setor aéreo realizada mais cedo neste mês.

Nos Estados Unidos, o serviço de internet da Starlink é caro tem mensalidade a partir de US$ 99 (~ R$ 530 na conversão direta), enquanto o preço dos equipamentos de instalação pode ultrapassar os US$ 599, cerca de R$ 3.200.

Além dos países da América do Norte, o bilionário também tem outras localidades em mente para implementar seu serviço de internet por satélite. No Brasil, já é possível conferir os preços em real e o montante cobrado no primeiro ano assusta: mensalidades, kit e impostos totalizam R$ 11.480 em doze meses.

Embora seja uma tecnologia em ascensão, o alto custo cobrado pela Starlink é um dos principais pontos negativos do serviço tanto no Brasil quanto em outros países na categoria de plano residencial.

No entanto, é possível que o mercado de transporte aéreo e terrestre se interesse pela opção de internet banda larga mesmo em zonas remotas. Devemos acompanhar o desenrolar dessa trama.

Preço da Starlink no Brasil

Portal da Anatel e outros serviços do governo estarão indisponíveis até as eleições

Em um comunicado divulgado na última sexta-feira (1º), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou aos cidadãos sobre a adaptação que será implementada no portal da entidade a partir deste sábado, 2, em cumprimento à legislação eleitoral e recomendações da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) durante às Eleições de 2022, marcada para acontecer nos dias 2 e 30 de outubro, caso haja segundo turno para o cargo de presidente da República.

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Segundo o órgão regulador, todos os perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) serão temporariamente desativados até o final do pleito deste ano, com exceção do canal da Anatel no YouTube, que continuará sendo usado para transmitir as reuniões mensais do Conselho Diretor.

Apesar da restrição quanto a divulgação de notícias e estatísticas, a agência reforça que os canais de atendimento aos consumidores brasileiros continuam ativos e operando normalmente mesmo no período eleitoral, permitindo realizar denúncias contra operadoras de telefonia, provedores de internet e outras empresas do segmento de telecom.

A regulamentação que impede a divulgação de notícias por serviços públicos afeta não somente a Anatel, mas todas as entidades ligadas ao governo federal, incluindo os ministérios e polícias. Essa decisão é pautada na Lei n.º 9.504/1997, conhecida como “Lei das Eleições”, que delibera sobre ações do Executivo no período eleitoral.

Conforme consta na Lei, três meses antes do primeiro turno é vedada a postagem de “publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta”, a fim de não favorecer nenhum candidato.

Governo cria canais paralelos

Em resposta à Secom, o governo federal anunciou a criação de “canais secundários” para que a população possa se manter informada sobre os acontecimentos relevantes promovidos pelo Estado.

Essa decisão dribla a lei das eleições por permitir que conteúdos publicitários continuem sendo divulgados mesmo antecedendo a votação.

Filmes mais populares no HBO Max nos últimos 12 meses

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Popular na América do Norte, o serviço de streaming HBO Max chegou ao Brasil no ano passado trazendo um forte acervo de filmes e séries com produções originais e títulos recém-lançados nas telonas e consagrados entre crítica especializada, como Escape Room 2, Matrix Ressurections e, mais recentemente, Morbius, filme protagonizado por Jared Leto (Michael Morbius) e dirigido por Daniel Espinosa.

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Além desses títulos populares na plataforma nas últimas semanas, o catálogo também conta com produções que fizera, enorme sucesso entre os assinantes brasileiros nos últimos 12 meses, abrangendo diferentes categorias e gêneros, como ação, ficção científica e aventura, por exemplo.

Em resposta ao Minha Operadora, a plataforma JustWatch — serviço que atua como buscador de filmes e séries — enviou uma lista que mostra quais foram as produções mais populares no HBO Max entre 2021 e 2022.

O compilado engloba tanto títulos lançados há bastante tempo — como “O Espetacular Homem-Aranha” e “Interestelar”, por exemplo — quanto obras que estrearam há poucos meses nas telonas, como “The Batman”, protagonizado por Robert Pattinson (Batman), e Duna, que tem no elenco nomes como Zendaya (Chani), Josh Brolin (Gurney) e Jason Momoa (Duncan Idaho).

Filmes mais populares

10º The Fallout

9º Space Jam: Uma Nova Era

8º O Esquadrão Suicida

7º O Espetacular Homem-Aranha

6º Interestelar

5º Ghostbusters: Mais Além

4º Venom: Tempo de Carnificina

3º The Batman

2º King Richard: Criando Campeãs

1º Duna

Outras produções populares

Além dos filmes elencados acima, alguns seriados também se destacaram em número de visualizações no último ano. O ranking possui produções animadas e obras pertencentes a outros gêneros.

Veja:

10º Supernatural
9º Superman e Lois
8º Steven Universe
7º Young Sheldon
6º Friends
5º O Pacificador
4º Legacies
3º A Teoria do Big Bang
2º Euphoria
1º Rick and Morty

Vivo realiza emissão de R$ 3,5 bi em debêntures para metas sustentáveis e sociais

A Telefónica Brasil, empresa matriz da Vivo, anunciou na última sexta-feira (1º), a emissão de R$ 3,5 bilhões em debêntures com o intuito de cumprir as metas sustentáveis e sociais que devem ser cumpridas pela empresa até 2027, ano em que a companhia pretende alcançar a redução de 40% das emissões diretas de gases de efeito estufa se comparado com os números registrados em 2021.

Vivo expande serviço de fibra para dez novas cidades

Além de priorizar investimentos no meio-ambiente, a Telefónica também propôs propõe atingir um indicador maior ou igual a 30% de negros em cargos de liderança nos próximos cinco anos, iniciativa que faz parte dos esforços da tele para aumentar a inclusão em seu quadro de funcionários através de incentivos internos.

A comunidade LGBTQIA+ também será beneficiada com os aportes da empresa, especialmente através do “Programa Vivo Diversidade”, que estimula a contratação e aprimoramento profissional de minorias no país.

Segundo informações, os recursos serão utilizados integralmente para “reforço de caixa, atendendo aos negócios de gestão ordinária da empresa”. Esses tópicos englobam o Plano de Negócio Responsável da Vivo (PNR), que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

As metas que assumimos em nossa primeira emissão, vinculada a desafios ESG, dialogam com nossas ações internas voltadas à promoção da diversidade e atuação pela economia de baixo carbono. Isso demonstra o quanto a sustentabilidade permeia nossa estratégia de negócios, trajetória e visão de longo prazo”, afirma o CEO da Vivo, Christian Gebara.

Números positivos da Vivo

Além das métricas estimadas para os próximos anos, a Vivo revelou seus números positivos na contribuição para o desenvolvimento de um “futuro verde” mirando na redução dos gases que contribuem para o efeito estufa e, consequentemente, aquecimento global.

De acordo com os dados divulgados à imprensa, em 2021, a Vivo emitiu 63 mil toneladas de CO2, uma redução de 19% em suas emissões diretas em relação a 2020, destacando os esforços em adotar práticas ecologicamente corretas.

Baseado nesses números, estima-se que em 2027 a Vivo emita na atmosfera o equivalente a 37,8 mil toneladas de gás carbônico, correspondendo a uma diminuição de 40% se contraposto com o relatório do ano passado.

Claro diz que irá lançar o 5G+ assim que a faixa 3,5 GHz for liberada

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Durante evento realizado em Brasília nesta quinta-feira (30) para inaugurar as estratégias com o 5G após a liberação da faixa de 3,5 GHz, a Claro anunciou que está pronta para lançar a nova rede no Brasil, começando por Brasília, que será a primeira capital a receber a tecnologia ainda este mês.

Segundo a operadora, nesse início, o 5G+ da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, e será gradativamente expandida para outras áreas do Distrito Federal. Nas outras regiões, a operadora afirma estar preparada para lançar a tecnologia à medida que o espectro 3,5 GHz for liberado em cada estado.

“Para Claro, é bastante representativo que este novo e importante passo aconteça novamente em Brasília, a nossa capital federal e região onde detemos a liderança absoluta de mercado. Trata-se de um ciclo evolutivo e início de uma nova era de inovação e transformação. […] afirma José Félix, presidente da Claro.

Com isso, a Claro apresenta o 5G+, garantindo mais velocidade, capacidade e inovação. “Uma tecnologia de conectividade que muda o modo como pessoas e empresas vivem, aprendem e se relacionam. Uma transformação que está só começando e que será construída de forma aberta e colaborativa, junto com nossos clientes, fornecedores e parceiros”.

De acordo com a operadora, os clientes que possuem plano ativo da Claro e um celular compatível com a tecnologia passarão a usar o novo 5G+ assim que o lançado. Os telefones comercializados e compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz serão automaticamente compatíveis com a nova rede.

A Claro afirma que possui hoje mais de 2 milhões de smartphones compatíveis em operação, o que representa 4% de sua base, liderando a adoção da tecnologia no país em volume de dispositivos, conforme informações disponibilizadas pela Anatel. Inicialmente, a expectativa é o alcance de velocidades de até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

5G para o consumidor

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com 5G+ sendo que cada vez mais haverá mais aparelhos, afirma a empresa. Seguindo esse pensamento, durante o evento, a operadora lançou no mercado, em parceria com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, que já está preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis.

A venda do smartphone está prevista para ser iniciada no dia 14 de julho e estará disponível nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.

A tele também afirma estar trabalhando na aplicação do Core standalone no FWA, rede de acesso fixo através da rede móvel 5G+, que será testada como solução alternativa para complementar a cobertura das redes de fibra e banda larga fixa.

SKY abre o sinal de oito canais neste mês de julho; confira quais são

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A SKY irá liberar novamente o sinal de vários canais da sua programação. O destaque dos canais que a empresa deixará aberto é que é uma lista voltada para o conteúdo infantil, uma vez que o mês de julho costuma ser o período em que as escolas dão férias aos estudantes.

Com isso, a operadora de TV por assinatura deixará aberto o sinal de oito canais para que esse público possa aproveitar o melhor da programação da SKY. Começando hoje (1º), será aberto o sinal dos seguintes canais: Disney Channel, Discovery Kids, Nickelodeon, Nick Junior, Gloob e Gloobinho, sendo que só ficará aberto até o dia 10 de julho. Já entre os dias 21 a 28 de julho, vai liberar o sinal dos conteúdos da Cartoon Network e Cartoonito.

Com isso, a criança poderá aproveitar suas férias curtindo a programação da SKY, sendo que no Disney Channel, os destaques vão para os novos episódios de PL Masks e a estreia de HELP, I SHRUNK MY FRIENDS. No canal do Discovery, a programação conta com desenhos como Ba Da Bean, Ghostforce, Topo Gigio e os novos episódios da terceira temporada de Mini Beat Power Rockers.

Na grade dos canais Nickelodeon e Nick Jr, a criança contará com episódios de diversos conteudos, como Rugrats, Os Casagrandes, Maratona de Animação: Kamp Koral e Smurfs, Baby Shark, Blaze and the Monster Machine e Especial Patrulha Canina.

Já no Gloob e Gloobinho, com a abertura do sinal, estarão disponíveis ao público atrações como Detetives do Prédio Azul, Miraculous e Bugados. Enquanto que nos canais Cartoon Network e o Cartoonito, serão exibidos as travessuras do Gato Galáctico e Bugs Bunny Builders, respectivamente.

De acordo com o TudoCelular, todas as emissoras integrantes do sinal aberto também poderão ser assistidas pelo streaming, através da plataforma DIRECTV GO, com acesso da SKY.

Claro afirma que seu 5G chegará com toda potência que a rede pode oferecer

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Nesta quinta-feira (30), a Claro anunciou que irá chegar com toda força para oferecer o melhor serviço de internet relacionado ao 5G. A operadora afirmou que levará a nova rede para as capitais brasileiras com o máximo de velocidade que a rede pode oferecer, usando o bem mais valioso, uma grande quantidade de espectro, que será direcionado para aumentar a qualidade e velocidade da tecnologia.

Nas próximas semanas, a Claro já iniciará o lançamento do 5G em Brasília, assim que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar o funcionamento nas frequências de 3,5 GHz, juntamente com a frequência 2,3 GHz. A operadora explica que ficará disponível para a nova rede nada menos do que 150 MHz (100 MHz da faixa de 3,5 GHz e 50 MHz da faixa de 2,3 GHz).

Estamos dando um salto, com uma rede bastante superior, para ampliar a experiência do cliente”, afirmou Paulo César Teixeira, presidente da Unidade de Consumo da companhia. Ele afirma que a operadora quer otimizar investimentos, e por isso, em todas as cidades de responsabilidade da Claro, os investimentos deixaram de ser do 4G, mas para a nova rede, unido às duas frequências.

Além disso, o executivo afirma que se o consumo de dados aumentar, a operadora deverá agregar mais 20 MHz da faixa de 2,1 GHz. Ele argumenta que essa decisão é por causa do comportamento dos usuários que já contam com celular 5G na base da Claro.

Os dois milhões de clientes com 5G que estão em nossa base já consomem o dobro de dados em relação à tecnologia 4G”, afirmou. Ele também explica que esses clientes 5G serão transferidos automaticamente para as novas bandas.

Embora não haja um total conhecimento sobre o potencial do 5G, já é possível ter uma ideia da transformação que irá promover na sociedade, segundo José Félix, CEO da Claro. “O 5G vai levar para as ruas e para qualquer lugar todo o potencial que a fibra oferece dentro de casa”, afirmou.

Entretanto, o anúncio do serviço pode ser associado a comercialização que será iniciada no Distrito Federal, uma vez que a Anatel não deu a autorização necessária.

“Sei que todos querem ligar as capitais o mais rápido possível, mas a minha responsabilidade é a de liberar o 5G com toda a segurança possível”, disse o conselheiro Moisés Moreira na festa da operadora.