20/12/2025
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Cabo submarino causa atritos entre governo de PE, empresas e Espaço Ciência

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A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco suspendeu a doação de um terreno para ramificação de cabo submarino e criação do data center de Pernambuco. A decisão foi publicada na última quinta, 15.

Cabo submarino

Se trata de uma ramificação do cabo Seabras-1, da Seaborn Networks, que foi contratada por empresários reunidos no consórcio Recife Co. A intenção era fazer um rota de comunicação direta com os Estados Unidos e acreditava-se que a ação seria benéfica para toda capital.

Nesse ínterim, houve o projeto de construção de um data center. Tanto o cabo, quanto o novo projeto seriam postos na região do Espaço Ciência, museu científico que fica entre Recife e Olinda.

Expansão dos cabos submarinos trouxe grande repercussão

Até então, embora não houvesse sigilo nenhum, também não havia conhecimento público do que se passava.  O terreno foi cedido pelo Governo de Pernambuco e logo a o Recife Co pediu a retirada com urgência de todos equipamentos do local. 

Após a suspensão da doação do terreno, o governo disse que vai esperar o Tribunal de Contas do Estado dar o seu parecer sobre o assunto. A instituição instaurou na sexta, 16, uma auditoria especial para apurar a situação.

Todo esse projeto tecnológico surgiu de uma iniciativa entre o Governo de Pernambuco, Prefeitura de Recife e a Recife CO, que é parceira tecnológica da Seaborn. 

O Espaço Ciência não está nada satisfeito

Uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco reuniu todas as partes do caso. O Espaço Ciência disse que não há quem esteja interessado em ver um museu ser mutilado ou descaracterizado. 

Já a Recife Co, representando a outra parte do caso, disse que não há intenção alguma de mutilar o museu e que as acusações que o Espaço Ciência fez são dramáticas. 

As questões políticas se intensificam ao entender o motivo da escolha deste local. O governo só está participando desse projeto através da doação do espaço. Anteriormente a intenção era usar uma região da Marinha na divisa entre Olinda e Recife. 

Porém, segundo o site Teletime, essa proposta não foi adiante por conflitos do governo estadual com o governo federal. 

O Ministério Público de Pernambuco está avaliando a situação em um inquérito civil. A instituição diz que não há clareza do que querem fazer no Espaço Ciência. O caso está sendo apurado e haverá uma audiência sobre no dia 23.

Telefônica incorpora antiga sociedade anônima da Oi em sua estrutura

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A Telefônica Brasil S.A informou na noite desta sexta-feira, 16, que incorporou a  Companhia, da Garliava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A., uma sociedade de propósito específico adquirida da Oi S.A.

Aperto de mãos

No dia 01 de fevereiro de 2023 haverá uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar maiores detalhes sobre essa incorporação da Telefônica. 

Segundo comunicado emitido pela Telefônica, essa incorporação envolve apenas a Companhia e a Garliava, que é uma empresa já detida pela Telefônica. 

Do que se trata a Garliava e o custo dessa transação com a Telefônica

A Garliava é uma sociedade anônima de capital fechado, que possui como objeto principal a prestação de serviços de telecomunicações, especialmente, a prestação de serviço móvel pessoal – SMP e serviço de comunicação multimídia – SCM.

A operação trata-se da absorção da Garliava pela Telefônica Brasil, pelo valor de R$ 84.165.098,62 nos termos de avaliação do patrimônio líquido da sociedade anônima, que foi feito pelo PriceWaterhouseCoopers Auditores Independentes Ltda.

Além disso, a Companhia deixou claro que a Incorporação possui como objetivo a simplificação da estrutura societária da Companhia, eliminação da sobreposição das autorizações para exploração do serviço SMP, bem como a padronização da prestação dos serviços prestados pelas sociedades envolvidas, e, ainda, será propício para a concentração das atividades correspondentes à prestação de serviços de telecomunicações móvel pessoal em uma única sociedade, a Telefônica.

Não há preocupações da Telefônica com acionistas da Garliava, pois eles não existem, já que ela já estava sob o comando da outra operadora. 

Embora já tenham anunciado a transação, a Telefônica explica também que existem algumas pendências a serem concluídas. E eles deixam claras quais são elas no final do comunicado enviado à imprensa:

“A Incorporação depende da obtenção da anuência prévia da ANATEL e da conclusão de procedimentos operacionais relacionados à parametrização sistêmica. Em vista disso, a eficácia da deliberação assemblear estará condicionada à nova deliberação do Conselho de Administração da Telefônica, em reunião a ser realizada especialmente para este fim, para verificação da ocorrência de referidas condições, quando, então, a Incorporação se tornará eficaz.”

Confira aqui o documento completo que a Telefônica divulgou sobre a transação.

Xiaomi inaugura ponto de venda em Manaus e estreia na Região Norte

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A Xiaomi segue em expansão no Brasil. Agora está divulgando a inauguração de mais uma loja e com alegria destaca que após três anos de operações no país chega à Região Norte, mais precisamente no Amazonas Shopping, que fica na capital do Amazonas, Manaus. 

Quiosque da Xiaomi

A abertura do novo ponto comercial faz parte da estratégia de expansão da marca por todo o país, com a aposta em formato de quiosques por grandes shoppings de importantes capitais nacionais. 

Por lá é possível encontrar smartphones, smartbands, smartwatches, fones de ouvido, aspiradores robô, balança corporal inteligente, caixas de som portáteis, entre outros dispositivos.

A Xiaomi está feliz por chegar na Região Norte

Luciano Barbosa, Head da Operação Xiaomi Brasil, disse que a marca está muito feliz de finalmente chegar à região Norte do Brasil. Acrescentou que no quiosque os consumidores podem ver cada detalhes dos aparelhos que desejarem comprar: 

“É uma grande alegria poder levar a tecnologia Xiaomi para a população do Norte, onde concentramos uma boa fatia dos nossos fãs. Por meio do quiosque, os consumidores poderão conferir cada detalhe dos dispositivos, testando funcionalidades e avaliando o design e cores dos nossos aparelhos, aproximando dessa maneira a marca do público.”

Finalizando sua fala sobre essa nova inauguração, Luciano Barbosa disse também que há uma expectativa boa para esse final de ano:

“Estamos com uma perspectiva muito boa, principalmente pelo fato de a estreia ocorrer num período quente para vendas, quando as pessoas buscam presentes originais para o Natal”.

Agora, a Xiaomi já conta com onze pontos de venda próprios espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Salvador, e alcançou a marca de mais de 8 mil pontos de venda no Brasil, em apenas três anos e meio de operação em solo brasileiro, por meio de parcerias estratégicas com varejistas. 

Serviço

Amazonas Shopping – Piso 1

Av. Djalma Batista, 482 – Parque 10 de Novembro – Manaus – AM

Segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingos, das 14h às 21h

Brisanet conquista 20 mil clientes em novembro e fala sobre 5G no Nordeste

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A Brisanet conquistou 20 mil clientes de forma orgânica durante novembro. Segundo a própria operadora, já são quase 1,1 milhão de assinantes ao longo da região nordeste, já que ela se faz presente nos nove estados da região. 

Brisanet

Esses e outros números foram divulgados como resumo de um relatório feito pela própria empresa, que apresenta os resultados de novembro de 2022 para os seus investidores. O documento aponta para um crescimento orgânico de 20 mil novos clientes no período, afirma a Brisanet 

Com maior precisão, a Brisanet conta com 1.079.544 clientes em todos os nove estados da região Nordeste, passando em frente de 6,1 milhões de domicílios em 153 cidades. Em novembro foram adicionados 107 mil Home Passes (HP). 

A operadora nordestina está desacelerando seus investimentos em FTTH ( que significa Fiber-to-the-Home em inglês e traduzindo é o mesmo que Fibra para o lar). Isso porque tem em vista a manutenção de estrutura de capital adequada durante o período mais desafiador da economia e do mercado, somado ao início dos investimentos na implantação do 5G.

Dentro disso a companhia destaca também que é a única operadora na região nordeste que opera na frequência de 2,3GHz, para ofertar a rede móvel de quinta geração, o 5G. 

A Brisanet foi a vencedora das faixas 3,5 GHz e 2,3 GHz na região Nordeste dentro do leilão 5G e agora ela se prepara para atuar no setor de rede móvel. Com isso, já há todo um trabalho em cima da construção de infraestrutura da rede.

A previsão da Brisanet é iniciar os serviços de oferta do 5G para os clientes no segundo trimestre de 2023. A cidade de Fortaleza deve receber o projeto piloto, além de outras cidades nordestinas de menor porte. 

Afinal, foi essa operadora responsável pela expansão do 5G pelo interior nordestino.

Twitter suspende contas de jornalistas que falam sobre Elon Musk

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A era de Elon Musk no Twitter segue dando o que falar! Agora a rede social suspendeu as contas de jornalistas que já fizeram reportagens sobre o CEO da plataforma. Com isso, profissionais de vários jornais como CNN, Washington Post e  New York Times tiveram contas suspensas. 

Elon Musk

Normalmente as contas são banidas no Twitter, ou em qualquer outra rede social, quando há violação das regras. Porém, não foram esclarecidas quais regras esses jornalistas burlaram. 

Explicação de Elon Musk e do Twitter

A maioria dos perfis foram suspensos ontem à noite, 15, e segundo o que Elon Musk publicou na sua conta do Twitter, está havendo relação com o fato de ter sua localização exposta por um usuário. 

Além disso, um porta-voz da rede social afirmou para o site The Verge que a suspensão estava relacionada ao compartilhamento em tempo real da localização, confirmando o que Musk disse. 

Um porta-voz do The New York Times disse que essas suspensões foram questionáveis e infelizes. E também disse que não houve nenhuma explicação do que aconteceu de fato. 

Já a CNN disse que foi uma suspensão impulsiva, sem justificativa. E ainda afirmou que o silenciamento de repórteres é preocupante, mas não surpreende em nada. A emissora também pediu uma explicação ao Twitter e disse que vai reavaliar o relacionamento com a rede social de acordo com a resposta que tiverem. 

Musk não fez nenhum comentário direto sobre as suspensões, mas postou as seguintes palavras: 

“Me criticar o dia todo não tem problema, mas divulgar minha localização em tempo real, colocando minha família em perigo, tem.”

A Chefe de confiança do Twitter, Ella Irwin, reafirmou para o The Verge que toda essa situação está ligada ao compartilhamento da localização de terceiros em tempo real, seja diretamente ou por links. 

Segundo ela, a rede social adotou essa regra na última quarta-feira. E disse também que vai haver suspensão de todas as contas que estiverem de encontro com as regras da rede social. 

E acrescentou que: “Não fazemos exceções a esta política para jornalistas ou quaisquer outras contas”.

Anatel prorroga implantação de plataforma que identifica telemarketing ativo

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O prazo de implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo foi adiado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Agora as prestadoras de serviços de telecomunicações têm até o dia 17 de janeiro de 2023 para ajustar isso.

Ilustração de uma pessoa que trabalha em telemarketing ativo

Segundo as últimas determinações da Anatel, as teles devem disponibilizar na internet, em conjunto, em um ambiente que seja possível o cidadão interessado na consulta identificar o titular de determinados códigos de acesso do STFC e do SMP, quando for pessoa jurídica. 

Essa prorrogação aconteceu principalmente por causa da reivindicação da ABR Telecomunicações, instituição que administra o sistema informatizado de numeração (EASI) e que trabalha apoiando e dando consultoria par a Anatel na gestão de números. 

Segundo a instituição, é preciso um esforço especial para implantar a nova ferramenta e esse trabalho prevê o uso de 35 dias. 

Além disso, a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal), afirma que algumas associadas têm dados de clientes distribuídos por produtos e serviços contratados. Isso reflete em rotinas complexas em Data Warehouse (DW), o que leva a um trabalho maior para coletar dados de todas as plataformas e sistemas. 

Essa mesma instituição também disse que no final do ano os sistemas de Tecnologia da Informação são paralisados para atender demandas de vendas e usuários em geral. Com isso, foi necessário pedir uma prorrogação para a Anatel. 

Outras empresas também pediram para adiar o prazo máximo da implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo: Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone Telecomunicações, Cambridge Telecomunicações, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group Internacional, Hoje Sistemas de Informática, Itelco Telecomunicações, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin Telecomunicações, Tarifar Telecom, Telefônica, Telexperts Telecomunicações, TIM, Transit do Brasil, TVN Nacional, Vonex Telecomunicações, Algar e Oi.

Telebras e Exército fazem acordo para integrar rede óptica na Amazônia

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Na última quarta-feira (14), a Telebras e o Exército assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a integração de infraestrutura óptica do Projeto Amazônia Conectada (PAC), como parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), onde irão usar fibras ópticas mútuas instaladas na Amazônia, com o objetivo de otimizar a operação e a sustentabilidade econômica da região.

Segundo comunicado sobre o termo de cooperação, está previsto no acordo o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da empresa naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional.

De acordo com a Telebras, “o acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes”. No entanto, caberá à empresa gerir as instalações de fibras do Exército, assumindo a manutenção. Ou seja, a Telebras se encarregará da manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, atuando por meio do Centro Integrado de Gerenciamento de Rede, em Brasília.

O presidente da Telebras, Jarbas Valente, explica que “a iniciativa será significativa para ambas as partes, que contarão com redundância de rede na operação na região amazônica, além de ampliar recursos para promover a inclusão digital e políticas públicas na Amazônia Ocidental”.

O chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, general Jacy Barbosa Júnior, destaca que a parceria da Telebras com o Exército torna possível a ampliação da atuação na região amazônica. Segundo o general, agora terá mais uma forma de comunicação e “mais política pública para tornar o país maior, melhor e mais integrado”.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas Assumpção, da Telebras. Pelo Exército, quem assinou o acordo foi Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, e o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), General de Brigada Jacy Barbosa Júnior.

Deu ruim? Netflix devolve dinheiro para anunciantes do plano com anúncios

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Parece que o plano básico suportado por anúncios da Netflix não tem tido o desempenho esperado pela plataforma e isto está refletindo nos acordos firmados com as empresas publicitárias que investem na modalidade de assinatura.

Segundo um relatório do portal Digiday, o número de aquisição do pacote está abaixo do que era esperado. Mas se fosse apenas isso, poderia até ser considerado uma pequena dificuldade, mas acontece que muitos anunciantes estão solicitando reembolso à Netflix.

Alguns executivos afirmaram ao portal que a quantidade de anúncios entregues aos usuários são específicos de cada anunciante, mas em alguns, a plataforma entregou comerciais a apenas 80% do público contratado. “Eles não podem entregar. Eles não têm espectadores suficientes para entregar as propagandas. Então eles estão literalmente devolvendo o dinheiro”.

Para melhor entendimento, os negócios em volta do plano recém-lançado pela Netflix foram estruturados de forma diferente do modelo tradicional das redes de TV, onde pagam para entregar comerciais para um número de pessoas, e quando essa meta não é alcançada, novos anúncios são feitos no futuro para atender um mínimo de audiência.

No caso do serviço de streaming, o negócio funciona da seguinte forma: os anunciantes pagam apenas pelos espectadores que realmente veem os comerciais. Com isso, as empresas de publicidade pagam por determinado número de usuários, e se esse número não for alcançado, ela deve devolver a diferença paga a mais no final de cada trimestre.

Nem todos os anunciantes pediram pelos valores de volta, alguns solicitaram apenas que os investimentos fossem transferidos para o primeiro trimestre de 2023, uma vez que acreditam que o plano básico com anúncios terá maior crescimento.

“Houve várias maneiras de abordar metas de entrega ausentes, e os clientes desejam resolução de maneiras diferentes. Nem todo mundo quer dinheiro de volta no final do ano fiscal”, disse um executivo de uma agência de marketing.

Aquelas empresas que pediram o reembolso já estavam planejando novas campanhas de marketing específicas para o quarto trimestre e o período, e solicitaram o dinheiro para direcioná-lo para outras mídias.

RPN seleciona 12 empresas que irão gerir fibra óptica na Amazônia

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Nesta quinta-feira (15), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) divulgou as 12 empresas que irão compor o Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 01 do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom), que irão operar, manter e explorar comercialmente, por 15 anos (prazo renovável), a infraestrutura de fibra óptica (backbone) pelo leito dos rios Amazônicos.

As 12 empresas foram: Telefônica, TIM, Claro, V.tal, Aquamar, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, BR Fibra, Mobwire/DB3, Ozônio Telecom, PPLINK e Você Telecom. Além disso, há duas empresas qualificadas para integrar o consórcio em caso de desistências de algumas das selecionadas. São elas: Easytech e Manaós, nessa ordem.

A infraestrutura de fibra óptica liga Santarém (PA) a Manaus (AM), passando pelos municípios de Óbidos, Juriti, Oriximiná e Terra Santa, no Pará, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. São, ao todo, 1.100 quilômetros de extensão.

Diretor de Projetos de Infraestruturas do Ministério das Comunicações, Marcus Arrais, explica que a Infovia 01 deve ser entregue em janeiro de 2023.

“As empresas têm até três meses para formar o Consórcio Aberto e assinar os Termos de Cessão para iniciar a operação. A Infovia 01 está sendo implantada e deve ser entregue até o final de janeiro. A nossa expectativa é que até março a infraestrutura já esteja à disposição das empresas para explorarem o serviço”.

Cada uma das consorciadas terão um par de fibra óptica, que suportam até 40 canais ópticos, cada um com capacidade de pelo menos 100 gigabits por segundo (Gbps), disponível para explorar comercialmente, o que poderá ser feito seja por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras operadoras e provedores.

Caberá às empresas instalar as próprias redes nas cidades, além de melhorar os serviços de telecomunicações prestados diretamente aos brasileiros, a infraestrutura de rede de alta velocidade também viabiliza redes metropolitanas que levam conexão a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e unidades do Poder Judiciário.

TIM garante o 1º lugar em duas categorias no Prêmio Reclame Aqui 2022

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A TIM Brasil levou o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022: “equipe de atendimento campeã” e “empresa que mais evoluiu”. Além disso, a operadora ainda ficou na segunda posição na categoria serviços de telecomunicação. Em sua 12ª edição, a premiação contabilizou mais de 17 milhões de votos e teve 1.166 empresas indicadas.

O Prêmio Reclame Aqui 2022 elegeu a empresa com destaque na evolução dos indicadores de reputação e performance da equipe de atendimento, que demonstrou maior esforço para solucionar as queixas registradas no site, que reconhece as empresas que prestam atendimento ao consumidor em todo o país.

Paulo Henrique Campos, diretor de Customer Operations da TIM Brasil, comemora os troféus e conta que a operadora tem o propósito de ser a mais querida do país.

“Estamos orgulhosos por essa conquista que vai de encontro ao nosso propósito de ser a operadora mais querida do Brasil. Temos somado esforços para priorizar a voz do consumidor e oferecer a melhor experiência aos nossos clientes em todos os canais de contatos. Nosso projeto no Reclame Aqui é recente, pioneiro e o prêmio reforça que estamos no caminho certo. Agradecemos a confiança de nossos clientes, pelos votos recebidos pelo público e ao nosso time de colaboradores”, afirma.

A TIM tem conquistado prêmios significativos no segmento. Em junho deste ano, também do Reclame Aqui, a operadora ganhou o selo “RA 1000”, que ratifica o compromisso com o pós-venda e eleva o grau de confiança em sua marca. Além disso, ainda foi classificada como a empresa de telefonia do país mais bem colocada na plataforma, além de ter sido considerada a que mais respeita o cliente dentro do segmento.

Outra pontuação importante para a TIM é sua posição como a única do setor de telecom a ocupar o ranking de “empresas que mais resolveram nos últimos 30 dias”, ocupando a terceira posição, considerando todas as empresas listadas no site, além de estar entre as 10 “empresas que mais resolveram nos últimos 6 meses”.

Outras premiações

A TIM tem colecionado troféus este ano. Em outubro foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, “Empresa de Excelência em Relacionamento com o Cliente” pelo Prêmio ABT, além de ter levado cinco premiações, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, inclusive na categoria Responsabilidade Social.

A operadora também levou o Prêmio Empresa do Ano Smart Customer 2022, foi eleita a Empresa de Telecomunicação do Ano no Prêmio Conarec 2022. Em setembro, Paulo Henrique Policena, Diretor de Customer Relations da TIM Brasil, conquistou o título de Executivo de CX Telecom.