26/04/2024

Anatel prorroga implantação de plataforma que identifica telemarketing ativo

Anatel apertou as medidas contra o telemarketing ativo, porém teve que prorrogar um dos prazos estabelecidos anteriormente.

O prazo de implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo foi adiado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Agora as prestadoras de serviços de telecomunicações têm até o dia 17 de janeiro de 2023 para ajustar isso.

Ilustração de uma pessoa que trabalha em telemarketing ativo

Segundo as últimas determinações da Anatel, as teles devem disponibilizar na internet, em conjunto, em um ambiente que seja possível o cidadão interessado na consulta identificar o titular de determinados códigos de acesso do STFC e do SMP, quando for pessoa jurídica. 

Essa prorrogação aconteceu principalmente por causa da reivindicação da ABR Telecomunicações, instituição que administra o sistema informatizado de numeração (EASI) e que trabalha apoiando e dando consultoria par a Anatel na gestão de números. 

Segundo a instituição, é preciso um esforço especial para implantar a nova ferramenta e esse trabalho prevê o uso de 35 dias. 

Além disso, a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal), afirma que algumas associadas têm dados de clientes distribuídos por produtos e serviços contratados. Isso reflete em rotinas complexas em Data Warehouse (DW), o que leva a um trabalho maior para coletar dados de todas as plataformas e sistemas. 

Essa mesma instituição também disse que no final do ano os sistemas de Tecnologia da Informação são paralisados para atender demandas de vendas e usuários em geral. Com isso, foi necessário pedir uma prorrogação para a Anatel. 

Outras empresas também pediram para adiar o prazo máximo da implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo: Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone Telecomunicações, Cambridge Telecomunicações, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group Internacional, Hoje Sistemas de Informática, Itelco Telecomunicações, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin Telecomunicações, Tarifar Telecom, Telefônica, Telexperts Telecomunicações, TIM, Transit do Brasil, TVN Nacional, Vonex Telecomunicações, Algar e Oi.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários