19/04/2024

Telebras e Exército fazem acordo para integrar rede óptica na Amazônia

Termo de Cooperação Técnica prevê o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica.

Na última quarta-feira (14), a Telebras e o Exército assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a integração de infraestrutura óptica do Projeto Amazônia Conectada (PAC), como parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), onde irão usar fibras ópticas mútuas instaladas na Amazônia, com o objetivo de otimizar a operação e a sustentabilidade econômica da região.

Segundo comunicado sobre o termo de cooperação, está previsto no acordo o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da empresa naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional.

De acordo com a Telebras, “o acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes”. No entanto, caberá à empresa gerir as instalações de fibras do Exército, assumindo a manutenção. Ou seja, a Telebras se encarregará da manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, atuando por meio do Centro Integrado de Gerenciamento de Rede, em Brasília.

O presidente da Telebras, Jarbas Valente, explica que “a iniciativa será significativa para ambas as partes, que contarão com redundância de rede na operação na região amazônica, além de ampliar recursos para promover a inclusão digital e políticas públicas na Amazônia Ocidental”.

O chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, general Jacy Barbosa Júnior, destaca que a parceria da Telebras com o Exército torna possível a ampliação da atuação na região amazônica. Segundo o general, agora terá mais uma forma de comunicação e “mais política pública para tornar o país maior, melhor e mais integrado”.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas Assumpção, da Telebras. Pelo Exército, quem assinou o acordo foi Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, e o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), General de Brigada Jacy Barbosa Júnior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários