23/03/2024

Telefónica é a 1ª tele a ter meta Net-Zero validada pela SBTi; saiba do que se trata

Empresa de telecomunicação, por meio do seu Plano de Ação Climática, integrou suas metas de redução de emissões em seu modelo de governança.

De acordo com o ‘Net Zero Standart’, a Telefónica é a primeira empresa de telecomunicações do mundo a ter suas metas Net-Zero validadas pelo SBTi. É um comprometimento da empresa atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor até 2040 e está à frente da meta de 2050 de emissões zero propostas pelas Nações Unidas e pelo Acordo de Paris.

A redução de zero emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em toda a cadeia de valor até 2040 significa diminuir efetivamente, pelo menos, 90% de todas as duas emissões, seja direta ou indiretas, e neutralizar as emissões restantes por meio de créditos de carbono de alta qualidade.

A Telefónica anunciou que irá reduzir as emissões absolutas nos Escopos 1 e 2 em 80% e 56% no Escopo 3 até 2030, como meta intermediária. Em seis anos, a empresa reduziu todas as suas emissões em mais de 40% (70% para Escopo 1+2 desde 2015, e 27% para Escopo 3 desde 2016).

“Estamos trabalhando para conter as mudanças climáticas e reverter a perda de biodiversidade”, disse Elena Valderrábano, Diretora Global de Sustentabilidade (ESG).

Para conseguir tal objetivo, a Telefónica, por meio do seu Plano de Ação Climática, integrou suas metas de redução de emissões em seu modelo de governança. Esse plano define o alinhamento com as recomendações climáticas científicas mais ambiciosas com seus ativos, operações e modelo de negócios existentes.

Dessa forma, é possível quantificar as emissões de GEE da operadora , assim como definir seus objetivos e ações específicas com KPIs associados, tanto no modelo operacional quanto para seus modelos de negócios e financeiros. Assim como na cooperação com clientes e fornecedores e com a sociedade como um todo.

Science Bases Target

A iniciativa Science Based Targets (SBTi) está solicitando que todas as empresas do mundo, assim como a Telefónica, se alinhem ao seu ‘Padrão Net-Zero’ para acelerar as reduções imediatas de emissões corporativas. O órgão global tem como objetivo fazer com que as companhias do mundo todo reduzam pela metade suas emissões até 2030 e atingir emissões líquidas até 2050.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários