19/07/2024

Novo Edge Data Center da V.tal será inaugurado em 2023

Segundo a empresa, outro edge center será construído em imóvel comprado em Porto Alegre, que é um importante polo econômico e tecnológico.

Em janeiro de 2023, a V.tal deverá inaugurar seu mais novo edge data center, que já está com 90% de suas obras de engenharia concluídas. A construção fica junto à sua estação de chegada de cabos submarinos (CLS – Cable Landing Station) na Praia do Futuro, em Fortaleza, CE, entra neste mês de dezembro em sua fase mais importante antes da inauguração.

Foto: Divulgação

De acordo com a empresa, as obras de alvenaria do “Projeto Big Lobster”, nome como internamente o novo edge data center é chamado, estão recebendo acabamento, pintura e instalação das últimas áreas envidraçadas. Já foram instalados os equipamentos de infraestrutura, com ar-condicionado, geradores de energia e outros.

“Esta é uma etapa estratégica e fundamental porque permite identificar quaisquer necessidades de ajuste e correções em todas as partes, principais ou acessórias, antes que sejam conectadas aos sistemas dos clientes e comecem, efetivamente, a operar” explica Cícero Olivieri, Vice-Presidente de Engenharia da V.tal.

O novo edge data center da V.tal em Fortaleza terá uma capacidade de 4MW e suporte para 400 racks e estará totalmente integrado à CLS (Cable Landing Station), com redundância de conexão. Quando finalizado o parque totalizará mais de 7 mil m2 de área construída.

O plano da empresa é expandir edge data centers em diversas regiões do Brasil para atender às realidades localizadas de operadoras, provedores e OTTs e à crescente demanda por experiências em tempo real. “Manter a hospedagem de conteúdo na borda, ou seja, no local mais próximo possível do uso da aplicação pelo usuário final, é estratégico para as empresas que conseguirão viabilizar a baixíssima latência e a melhor experiência”, explica Olivieri.

A V.tal também informou que comprou um imóvel em Porto Alegre, onde comporta um novo edge data center de 4MW, uma cidade é um importante polo econômico e tecnológico, além de ter localização privilegiada em relação aos países do cone sul.

“A V.tal considera que a demanda por internet de alta velocidade e novas aplicações em tempo real no sul do Brasil e nos países fronteiriços deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, principalmente com a chegada do 5G e de novas tecnologias como Internet das Coisas, Realidades Aumentada e Virtual e Metaverso. A estratégica de lançar um edge data center visa justamente a atender tanto a clientes locais como aqueles que, tendo contratos mais amplos, precisam de mais capacidade para atender seus usuários na região”, explica Bento Louro, Vice-Presidente de Wholesale da V.tal.

A V.tal possui atualmente 3 edge data centers em funcionamento localizados em Fortaleza e no Rio de Janeiro, no Brasil e em Barranquilla, na Colômbia. E outros dois em construção localizados em Fortaleza, no Brasil e Baranquilla, na Colômbia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários