28/04/2024

Cabo submarino causa atritos entre governo de PE, empresas e Espaço Ciência

Governo do estado e iniciativa privada focam em ter mais um cabo submarino, porém, local de implantação tem sido um problema.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco suspendeu a doação de um terreno para ramificação de cabo submarino e criação do data center de Pernambuco. A decisão foi publicada na última quinta, 15.

Cabo submarino

Se trata de uma ramificação do cabo Seabras-1, da Seaborn Networks, que foi contratada por empresários reunidos no consórcio Recife Co. A intenção era fazer um rota de comunicação direta com os Estados Unidos e acreditava-se que a ação seria benéfica para toda capital.

Nesse ínterim, houve o projeto de construção de um data center. Tanto o cabo, quanto o novo projeto seriam postos na região do Espaço Ciência, museu científico que fica entre Recife e Olinda.

Expansão dos cabos submarinos trouxe grande repercussão

Até então, embora não houvesse sigilo nenhum, também não havia conhecimento público do que se passava.  O terreno foi cedido pelo Governo de Pernambuco e logo a o Recife Co pediu a retirada com urgência de todos equipamentos do local. 

Após a suspensão da doação do terreno, o governo disse que vai esperar o Tribunal de Contas do Estado dar o seu parecer sobre o assunto. A instituição instaurou na sexta, 16, uma auditoria especial para apurar a situação.

Todo esse projeto tecnológico surgiu de uma iniciativa entre o Governo de Pernambuco, Prefeitura de Recife e a Recife CO, que é parceira tecnológica da Seaborn. 

O Espaço Ciência não está nada satisfeito

Uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco reuniu todas as partes do caso. O Espaço Ciência disse que não há quem esteja interessado em ver um museu ser mutilado ou descaracterizado. 

Já a Recife Co, representando a outra parte do caso, disse que não há intenção alguma de mutilar o museu e que as acusações que o Espaço Ciência fez são dramáticas. 

As questões políticas se intensificam ao entender o motivo da escolha deste local. O governo só está participando desse projeto através da doação do espaço. Anteriormente a intenção era usar uma região da Marinha na divisa entre Olinda e Recife. 

Porém, segundo o site Teletime, essa proposta não foi adiante por conflitos do governo estadual com o governo federal. 

O Ministério Público de Pernambuco está avaliando a situação em um inquérito civil. A instituição diz que não há clareza do que querem fazer no Espaço Ciência. O caso está sendo apurado e haverá uma audiência sobre no dia 23.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários