16/12/2025
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Anatel promove encontro para discutir soluções para chamadas abusivas

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As chamadas abusivas ainda estão em pauta na Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Por isso, ela divulgou que entre os dias 6 e 17 de fevereiro vai realizar reuniões sobre o assunto com associações, empresas e órgãos de governo. 

Pessoa atendendo uma chamada abusiva

Com essa iniciativa sobre as chamadas abusivas, a Anatel espera ampliar o diálogo sobre essa pauta e encontrar mais soluções para resolver questões ligadas a esse assunto

Segundo comunicado divulgado no site da agência reguladora, serão convidadas entidades vinculadas à defesa do consumidor e do setor de telecomunicações e telesserviços (como por exemplo telemarketing ou telecobrança). 

Além desses, outros stakeholders serão chamados para participar dos diálogos sobre chamadas abusivas promovido pela Anatel. 

A agência avisou também que quem tiver interesse em participar e contribuir com as reuniões sobre chamadas abusivas deve se inscrever através de formulário específico até o dia 13 de janeiro de 2023. 

A proposta é ouvir os participantes opinarem sobre as soluções que a Anatel já ofereceu sobre o problema e em seguida receber ideias que possam contribuir para diminuição do número de chamadas curtas, aquelas que duram entre zero a três segundos, sendo atendidas ou não. 

Segundo a agência, essas ligações correspondem em média a 43% das chamadas feitas no Brasil em 26 operadoras que foram acompanhadas pela instituição.

Desde o início da implementação de medidas cautelares acerca das ligações abusivas, em junho de 2022, a agência notou uma redução de 30% no volume das chamadas curtas nas redes de telecomunicações. Isso se comparado com a média de ligações por semana no mês de maio. 

A Anatel tem travado uma longa luta contra as ligações abusivas feitas pelo telemarketing ativo. Adoção de prefixos e a obrigação das operadoras identificarem o nome das empresas nas ligações são algumas dessas medidas em favor do consumidor comum. 

Na busca de novas soluções, mais medidas para o ano que vem, a agência está promovendo esse encontro, a fim de achar melhores soluções para diminuir drasticamente as chamadas abusivas.

Algar Telecom passa a fazer parte das operadoras homologadas pela Apple

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Quando a Apple lançou o seu smartphone, somente as quatro principais operadoras em funcionamento no Brasil: Claro, TIM, Vivo, e a extinta Oi, eram homologadas para usar nos iPhones. Agora, a norte-americana adicionou na sua lista de operadoras brasileiras homologadas, a Algar Telecom.

No site da Apple, a empresa mostra os serviços disponíveis em seus aparelhos celulares que funcionam oficialmente para as respectivas operadoras. No caso da recém adicionada, estão disponíveis os serviços de 5G, FaceTime via Rede Celular, LTE (4G) e Acesso Pessoal. Importante lembrar que a Algar Telecom foi a primeira telecom a lançar a rede móvel 5G na faixa de 2,3 GHz no país.

Com a novidade, não será mais necessário, por exemplo, configurar APNs manualmente para que o 5G NSA da Algar Telecom funcione nos iPhones. Mas a chegada da empresa mineira ainda é limitada, pois há outros serviços disponíveis, como eSIM, Ligações Wi-Fi e Desbloqueado, que ainda estão restritos às outras operadoras.

No caso da Vivo, estão disponíveis nos iPhones os seguintes serviços: 5G, eSIM, FaceTime via Rede Celular, LTE, Acesso Pessoal, Desbloqueio, VoLTE e Ligações Wi-Fi. Na TIM, está disponível, 5G, eSIM, FaceTime via Rede Celular, LTE, Acesso Pessoal, Desbloqueio e VoLTE. Para Claro estão habilitados também 5G, eSIM, FaceTime via Rede Celular, LTE, Acesso Pessoal, Desbloqueio, VoLTE e Ligações Wi-Fi.

Embora não esteja mais atuando no mercado de telefonia móvel, a Oi ainda está presente na lista de operadoras homologados pela Apple, mas também era limitada em comparação a TIM, Vivo e Claro, uma vez que estavam disponíveis apenas os serviços FaceTime via Rede Celular, LTE, Acesso Pessoal e Desbloqueio.

Mesmo que seja limitado, é um avanço para os consumidores que usam o serviço móvel da Algar Telecom e possui um dispositivo Apple. Essas informações das operadoras do Brasil e de outros países podem ser encontradas no site da empresa norte-americana.

Modelos básicos de smartphones da Samsung virão com 5G

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Para conseguir navegar no 5G, o consumidor precisa ter um aparelho compatível com a tecnologia, sendo que os modelos básicos dificilmente contam com esse recurso, e quem quer acessar a rede precisa pagar um pouco mais caro pelo aparelho. Essa situação poderá melhorar após a Samsung anunciar que a partir das próximas gerações, todos os modelos de smartphones virão com suporte ao 5G.

A empresa pretende incluir suporte a nova rede em seus modelos básicos de smartphones. Ou seja, os modelos de entrada também passarão a contar com a tecnologia, mas isso pode vir com um preço. Acontece que para conseguir manter os valores semelhantes, a marca terá que realizar corte em outros aspectos dos dispositivos, com tela e construção.

O portal Gizchina deu exemplo dos smartphones Samsung Galaxy A13 5G e o Galaxy A13 LTE de como essa alteração poderá ser feita. Embora os modelos suportem redes 5G e sejam equipados com processadores mais rápidos, eles têm resoluções de tela mais baixas do que os modelos LTE e menos câmeras traseiras. O A13, modelo 4G vem com display Full HD, enquanto que a versão 5G vem com tela de resolução HD.

Com os ajustes da Samsung para vários modelos básicos, como o Galaxy A32, mesmo equipados com processadores mais rápido e com suporte ao 5G, a configuração de peças como telas e câmeras será reduzida para reduzir custos, e assim manter os valores semelhantes.

Desde 2019 que a marca vem consolidando aparelhos 5G no mercado, com o Galaxy S10 5G. Desde então, a última geração de redes móveis também chegou aos intermediários das linhas Galaxy A, Galaxy M e mais.

Reduzir a produção de celulares

De acordo com o portal Taiwan Economic Daily, marcas como a Samsung e Apple devem reduzir a sua produção de smartphones no futuro, devido ao declínio nas vendas. A decisão busca reduzir os riscos de mercado, diante de fatores como o crescimento econômico reduzido, inflação e efeitos da pandemia em grandes centros de vendas.

Os analistas preveem que, devido a fatores como desaceleração do crescimento econômico, inflação e a epidemia deste ano, as remessas globais de celulares serão de apenas 1,26 bilhão de unidades. Este é um declínio ano a ano (YoY) de 6,8%. No próximo ano, as remessas globais de telefones celulares serão de cerca de 1,327 bilhão de unidades, um aumento anual de 5,2%.

UPIX Networks anuncia a compra da 76 Telecom

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Visando expandir sua rede de fibra óptica e data center no mercado brasileiro, a UPIX Networks, empresa que oferece soluções globais em conectividade, com foco nos mercados Norte e Latino Americanos, anunciou que adquiriu a 76 Telecom no dia 20 de dezembro. As negociações vêm acontecendo desde meados de março deste ano, e finalmente, chegaram a um acordo final.

Esta operação faz parte dos planos da UPIX que quer se consolidar como operadora internacional de serviços de conectividade e infraestrutura inteligente, expandindo sua infraestrutura de rede óptica no país, além de aumentar sua competitividade junto aos clientes OTTs, Operadoras e ISP’s.

Ronaldo Pelizon, CEO da UPIX, conta que a empresa ficará com todos os ativos da 76 Telecom. “Alguns dos ativos da 76 Telecom serão vendidos a outros players, pois, não fazem parte da estratégia operacional e comercial da companhia”.

A 76 Telecom atua como operadora de telecomunicações e está no mercado desde 1998, mandando presença no estado de São Paulo, e oferecendo soluções em Telefonia Fixa, Internet e Data Center.

Com a aquisição da 76 Telecom, a UPIX Networks irá ampliar seus Pontos de Presença (POPs) junto com os mais de 250 que já possui. Além desse salto na questão de infraestrutura, a startup irá conquistar a licença de STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um Data Center e 5 mil km de rede óptica na Região de São Paulo e Vale do Paraíba.

Dessa forma, em conjunto com sua infraestrutura internacional de provedor remoto, a UPIX Networks, terá diferenciais competitivos, e assim conseguir expandir sua participação no mercado interno após a aquisição da 76 Telecom.

TIM é condenada por vender a mesma linha para duas pessoas; entenda

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A TIM foi condenada pela 31ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, por unanimidade, a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais por ter vendido uma mesma linha telefônica para dois consumidores diferentes. Vender um mesmo produto ou serviço para duas pessoas é classificado como prestação de serviço falho.

Nesse caso, uma nutricionista, que comprou um chip para uso profissional, fez a divulgação do seu número de telefone, mas após uma semana de aquisição, recebeu contato de uma terceira pessoa alegando que a mesma estava divulgando seu número. Ou seja, tinham o mesmo número telefônico.

O desembargador Adilson de Araujo e relator considerou incontroversa a falha na prestação dos serviços prestados pela TIM, vendendo o mesmo produto e serviço a duas pessoas. “A sociedade não pode se acostumar com situações dessa natureza cujo comportamento da ré na atuação do caso foi absolutamente desrespeitosa“, analisou.

Ainda de acordo com a sentença, a controvérsia foi solucionada graças a boa-fé da terceira pessoa, que buscou ajudar a nutricionista para não prejudicar seu investimento feito na divulgação do material gráfico com a postagem do número de telefone para a prestação de serviço de nutrição.

Pode-se, então, enfatizar a ocorrência de danos ressarcíveis de ordem moral. A falha operacional desbordou e atingiu a esfera jurídica da autora, causando-lhe sentimentos negativos de desprestígio, depreciação, desgaste e constrangimento”, consta no documento da decisão.

Nesse caso, ficou entendido que a operadora deve responder objetivamente pelos danos causados à mulher. O desembargador destacou que a consumidora é portadora da síndrome de Proteus não possuindo a perna esquerda, e a busca por uma solução do problema exigiu que ela se deslocasse até a loja física da operadora.

Pode-se, então, enfatizar a ocorrência de danos ressarcíveis de ordem moral. A falha operacional desbordou e atingiu a esfera jurídica da autora, causando-lhe sentimentos negativos de desprestígio, depreciação, desgaste e constrangimento“, ressaltou.

SKY e DGO liberam conteúdo do BBB para seus usuários

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No dia 16 de janeiro de 2023, começa a nova a 23ª temporada do Big Brother Brasil (BBB) na Rede Globo. Assim como está fazendo a Claro tv+, a SKY e a plataforma de streaming DGO (antiga DIRECTVGO) decidiram liberar conteúdo de edições anteriores para os usuários aproveitarem os melhores momentos da casa mais vigiada do Brasil.

A ideia das empresas é realizar um esquenta para o reality show. Na SKY, os assinantes poderão acompanhar as intrigas, os romances, as festas, e muitos mais de outras edições do BBB nos canais 93 (SD) e 493 (HD). Já no streaming DGO, a plataforma disponibiliza conteúdo sob demanda com os melhores acontecimentos das edições anteriores do programa.

Os conteúdos do BBB ficarão disponíveis até o dia 4 de janeiro e estão liberados para todos os usuários, tanto da SKY quanto da DGO. Após esse período, para acompanhar a nova edição e acompanhar outros conteúdos do Big Brother Brasil, será necessário assinar o pay per-view.

A partir de 16 de janeiro, o pay-per-view da TV por assinatura e do streaming ficará disponível a programação ao vivo da casa por 24 horas, mas somente os assinantes do respectivos serviços terão acesso ao serviço premium. Na SKY, a cobertura da casa poderá ser acompanhada nos canais 93 e 94 (SD) e 493 e 496 (HD), enquanto que na DGO, serão três canais em HD ao vivo.

Vale ressaltar que por ser um produto do grupo Globo, a partir do dia 16 de janeiro, o reality show também será transmitido na TV aberta, mas com cortes feitos pela emissora e apenas às noites. Já no Globoplay, a cobertura também será ao vivo e 24 horas. Ou seja, assinantes do streaming da emissora poderão acompanhar todos os dias o BBB em tempo real.

iPhones da Apple poderão ficar mais baratos ano que vem

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Os preços dos produtos da Apple não são nada atrativos para a maior parte da população brasileira, sendo que muitos esperam entre um ano e outro, quando ficam mais baratos, para adquirir algum dispositivo da marca. E como é de costume, alguns produtos, coo iPhones, da Maçã terão seu valor reduzido em 2023.

Como a Apple costuma anunciar novidades no primeiro semestre do ano, é natural o lançamento de novos produtos, fazendo com que outros lançamentos deste ano passem por uma queda de preço, inclusive o iPhone 14, cujo smartphone foi anunciado em setembro.

Se você gosta dos produtos da marca, mas quer pagar menos, confira alguns dispositivos que terão os preços reduzidos em 2023. Entre eles estão iPhone 14 e 14 Plus, iPhone SE 3, iPad Pro M2, Apple Watch SE 2 e AirPods Pro 2.

iPhone 14 e 14 Plus

Embora sejam praticamente idênticos, equipados com o chip A15 Bionic, o mesmo processador dos iPhones 13, o iPhone 14 possui tela de 6,1 polegadas, enquanto que o Plus tem uma tela maior, de 6,7 polegadas. No momento, os aparelhos custam a partir de R$ 7.599 e o iPhone 14 Plus a partir de R$ 8.599, respectivamente.

iPhone SE 3

Smartphone conta com um chip A15 Bionic, o mesmo da linha iPhone 13, e vem com um display de 4,7 polegadas e conta com certificação IP67 de resistência à água e poeira. Ele é conhecido por ser o “baratinho” da Apple, suas versões estão R$ 2.699,87 e R$ 4.499,10.

iPad Pro M2

O tablet chegou no Brasil em novembro deste ano e está disponível com telas de 11 e 12,9 polegadas, taxa de atualização de 120 Hz e resolução até 6K, o novo iPad Pro possui câmeras de 12 MP. Suas variações de preços ficam de R$ 6.899 a R$ 9.999.

Apple Watch SE 2

O relógio inteligente da Apple conta com um chip S8 SiP, bluetooth 5.3, capaz de otimizar as conexões com o smartphone e fones de ouvido. Ele é recém-lançado e fica no valor a partir de R$ 2.399.

AirPods Pro 2

O fone de ouvido AidPods Pro vem com atualizações com melhoramento para cancelar ruídos, e duração de bateria 33% maior. Já o estojo de carregamento tem mais de 30 horas de vida, aguentando quatro cargas completas. Atualmente, custa a partir de R$ 1.979,10.

Esses são alguns dos produtos da Apple que vale ficar atento, pois poderão fazer parte da redução de preço que ocorrerá em 2023.

YouTube compra pacote para transmitir futebol americano (NFL)

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O esporte esportivo tem ganhado cada vez mais espaço nos serviços de streaming. Dessa vez, o YouTube conseguiu fechar um contrato para transmitir os jogos de domingo do futebol americano da NFL (pacote Sunday Ticket) a partir da temporada de 2023. O acordo está avaliado em mais de US$ 2 bilhões por ano ao longo de sete anos, segundo uma pessoa familiarizada com as negociações.

A Alphabet comprou os direitos de transmissão do campeonato. Para a NFL, assinar com o YouTube é uma “grande vitória”, disse Daniel Cohen, vice-presidente executivo de consultoria de direitos de mídia da Octagon.

“Por vários anos, temos nos concentrado no aumento da distribuição digital de nossos jogos e essa parceria é mais um exemplo de olharmos para o futuro e construirmos a próxima geração de fãs da NFL”, disse Roger Goodell, comissário da NFL, em comunicado oficial da liga.

As partidas do campeonato estadunidense serão disponibilizadas tanto no YouTube TV quanto no YouTube Primetime Channels. O serviço NFL Sunday Ticket dá aos espectadores acesso a jogos que não vão ao ar em seus canais de TV locais.

Segundo o jornal New York Times, o novo contrato do Sunday Ticket pode valer até US$ 2,5 bilhões anuais. Um aumento de US$ 1 bilhão a mais por ano do que a DirecTV, detentora anterior dos direitos, desembolsava.

O acordo feito pelo YouTube, provavelmente, lhe dará um aumento significativo de assinantes, de acordo com analistas. O NFL Sunday Ticket está disponível até o final desta temporada na DirecTV, que cobra cerca de US$ 300 pelo pacote.

O YouTube TV, atualmente, conta com mais de 100 canais e é o maior serviço online de TV por assinatura, tendo em sua base cerca de 5 milhões de assinantes, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

A NFL manteve os direitos comerciais para exibir os jogos do Sunday Ticket em bares e restaurantes e poderia vendê-los para outra empresa, acrescentou a fonte. A DirecTV, que tem cerca de 2 milhões de assinantes do Sunday Ticket, vem perdendo dinheiro com o pacote há anos devido à sua taxa anual de direitos de US$ 1,5 bilhão.

Sobre a NFL

A National Football League – NFL (Liga Nacional de Futebol) é a liga esportiva profissional futebol americano dos Estados Unidos, onde é disputado por 32 times, divididos igualmente entre duas conferências: a National Football Conference e a American Football Conference

O time que tem o maior número títulos é o Green Bay Packers com treze (nove antes da fusão com a AFL e quatro troféus de campeão do Super Bowl); já os times com mais anéis de campeão do Super Bowl são o Pittsburgh Steelers e o New England Patriots, com seis cada.

Ucrânia receberá novos terminais do serviço de internet da Starlink

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O serviço de internet via satélite da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, tem sido uma ferramenta fundamental para a Ucrânia durante a invasão das forças russas, cujo serviço também tem sido usado para que os militares se comuniquem eficientemente.

Embora tenha enfrentado dificuldades nas últimas notícias, parece que a situação vai melhorar para a população da Ucrânia pois na última semana foi compartilhado que o país recebe milhares de novos terminais da Starlink.

Há pouco tempo, foi divulgado que os terminais em funcionamento estavam com problemas originados pela dificuldade de pagamento dos serviços mensais, devido aos preços cada vez mais elevados. No entanto, parece que o relacionamento entre a Starlink e as autoridades ucranianas se estabilizou. Algo muito importante, pois a Ucrânia precisa dessa ferramenta para resistir contra a crescente agressividade da Rússia.

Quando Elon Musk relatou que estava havendo problema para financiar a conexão de internet da Starlink para os ucranianos. A solução seria ter acordos com grandes nações aliadas da Ucrânia, que foram procuradas para tal. Nos últimos dias, mesmo sem informações adicionais completas, foi veiculado que países da União Europeia (UE) ajudaram a diminuir o impacto das pesadas despesas.

De acordo com o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Federov, a SpaceX e Elon Musk tem dado respostas rápidas para as necessidades do país, mas a nação busca fundos adicionais, até a próxima primavera, para manter o acesso constante ao serviço.

A situação atual do país não apresenta sinais de desaceleração, e para Mykhailo Federov, para o cenário atual, o serviço de internet via satélite da Starlink é a melhor alternativa Anteriormente, existiam 22 mil terminais da Starlink, que receberam o apoio de 10 mil unidades extras, visando “estabilizar conexões para situações críticas”.

Para atrair novos entrantes, Anatel deve flexibilizar concessões de telefonia fixa

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Buscando atrair novas empresas para o segmento de telefonia fixa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende diminuir as obrigações previstas no futuro edital da concessão do setor, cujo contrato atual termina em 2025. No momento, o serviço pode ser renovado pelas operadoras Oi, Vivo, Algar, Sercomtel e Claro. A proposta é tornar os contratos mais leves.

O conselheiro da Anatel Artur Coimbra, explica que “A intenção é que seja um edital mais leve tanto em termos de cobertura quanto em termos de tecnologia“. “Temos vários desafios. O primeiro é tornar o edital atrativo e capaz de manter a continuidade da telefonia apenas onde ela é realmente necessária”.

Entre as ideias para as futuras concessionárias é exigir que elas ofereçam redes de telefonia fixa somente em locais em que não há alternativa de comunicação via celular. Ou seja, onde houver cobertura de telefonia móvel, a operadora não terá a obrigação de oferecer o serviço, diferente do que ocorre atualmente.

“A nova concessionária vai prestar o serviço de telefonia fixa, mas poderá completar a oferta com outros serviços que façam a mesma função. Vamos considerar isso satisfatório”, diz ele. “Caso a empresa tenha operação móvel ou parceria para isso, estaria desonerada de atender essas regiões com as redes de telefonia fixa”.

Com isso, haverá uma diminuição no custo das da concessão, já que a obrigação de manter as redes ficaria restrita a pequenos povoados, zonas rurais remotas, aldeias indígenas e áreas quilombolas.

Outra proposta da Anatel é unificar as áreas de concessão, que foram divididas em três. A região 1 compreende a maior parte dos Estados do Sudeste, do Nordeste e do Norte; a região 2 pega a maior parte do Centro-Oeste e o Sul; e a região 3 conta apenas com São Paulo, que ficou sozinho pelo maior poder econômico.

“Uma das possibilidades será juntar todas numa área só. Como o serviço está perdendo usuários, essa seria uma maneira de dar ganho de escala e atrair mais interessados”, diz Coimbra.

Ainda há a proposta de reduzir a duração do contrato de concessão. Atualmente é de 25 anos, e será reduzido para em torno de 10 anos, levando em consideração a crença de que a telefonia fixa não existirá no futuro.

Hoje, há 27,3 milhões de linhas de telefones fixo ativas, mas que estão caindo. Nos últimos 12 meses, foram desligadas 2 milhões de linhas. Para os domicílios, a demanda é cada vez menor. “Os grandes clientes ainda são empresas e organizações públicas e privadas com interesse em manter o serviço por um certo tempo“, diz, referindo-se, por exemplo, a polícia, bombeiros e emergência médica.