10/04/2024

Empresa Sparkle abre ponto de presença (PoP) em Fortaleza

Esse é o segundo PoP presente na capital cearense e o décimo quarto presente em território brasileiro; saiba detalhes.

Nesta quarta-feira (27), a Sparkle, braço de infraestrutura e atacado do Grupo TIM (Telecom Italia), anunciou que abriu um novo ponto de presença (PoP) no ponto de troca de tráfego de Fortaleza, cujo intuito é atender a crescente demanda por conectividade internacional no Brasil. Esse é o segundo PoP da empresa na capital cearense e o 14º no país.

Esses pontos de presença expandem a capilaridade no território braisleiro e consolida a posição como um dos maiores players de backbone na América Latina. A cidade de Fortaleza já conta com várias saídas internacionais de cabos submarinos brasileiros.

De acordo com a empresa, o PoP em Fortaleza é totalmente integrado ao backbone Seabone da Sparkle, cobrindo as Américas Central e do Sul com presença na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela. Além disso, a estrutura também está integrada ao cabo Seabras-1 da Seaborn Networks, que fica no no Atlântico e ao Curie no Pacífico e chega até a América do Norte e proporciona redundância.

Com o ponto de presença, o objetivo da empresa da controladora da TIM Brasil é também oferecer serviços agregados, como o de trânsito IP, proteção contra ataques de negação de serviços (DDoS) e acesso aos principais PTTs sem a necessidade de precisar construir infraestrutura da própria (batizado de Virtual NAP).

O que é ponto de presença (PoP)?

PoP se trata de um local físico onde dois ou mais tipos de dispositivos de comunicação estabelecem uma conexão, hospedando normalmente servidores, roteadores, switches de rede, multiplexadores e outros equipamentos de interface de rede.

Um exemplo comum é o ponto de presença ISP, ponto de acesso local que permite que usuários se conectem à internet com seu provedor de serviços de internet. Geralmente, esses PoPs ficam localizados em ponto de troca de internet e centro de colocation.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários