28/04/2024

Claro analisa ampliar oferta de banda larga por meio de parceria com a V.tal

Executivos de alto escalão, inclusive o presidente da operadora, José Félix, e da rede neutra, Amos Genish, têm se reunido nos últimos dias.

Na tentativa de seguir os passos da TIM Brasil, a Claro está avaliando contratar a V.tal, operadora de redes neutras de fibra óptica, para expandir seu serviço de banda larga em cidades e bairros que ainda não possui atuação com suas redes próprias. Segundo informações, executivos de ambas empresas se reuniram nos últimos dias, incluindo a presença do presidente da Claro, José Félix, e da V.tal, Amos Genish.

A contratação das empresas de rede neutras de fibra óptica é uma ótima opção para que as operadoras de banda larga não precisem gastar com a construção de uma infraestrutura própria, já que companhias como a V.tal são detentoras da infraestrutura, aluga para operadoras de banda larga, mesmo oferecendo serviço ao consumidores finais.

Ou seja, esse tipo de negócio traz um alívio para as operadoras, como a Claro, nos investimentos pesados associados à construção das redes.

No últimos anos, grande empresas abriram mão do controle de suas operações de infraestrutura a investidores, surgindo companhias de rede neutra como V.tal (Oi e BTG Pactual), Fibrasil (Telefônica e CPDQ) e I-Systems (TIM e IHS). Nesse segmento, somente a Claro manteve o controle das suas redes, sendo a única que não recorre a estrutura de terceiros.

Caso a parceria entre a Claro e V.tal vá para frente, a rede neutra ampliará sua base de clientes, que já tem a Ou como principal, recentemente fechou contrato com a TIM.

Atualmente, a Claro conta com 22,2% de participação no mercado de banda larga, sendo líder no setor. No entanto, considerando apenas as conexões por meio de fibra óptica, sua participação cai para 2,7%. Com isso, firmar esse acordo com a V.tal fará aumentar o market share da operadora, além de complementar seu portfólio com serviços mais competitivos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários