21/04/2024

YouTube testa novas funcionalidades dentro de sua plataforma de vídeo

Entre as novidades está a busca otimizada dentro de vídeos, onde o usuário poderá pesquisar um trecho específico dentro do próprio conteúdo.

O YouTube tem apresentado novas funções e recursos na sua plataforma de vídeo. E novamente, está testando novas funcionalidades para o usuário usufruir de forma mais completa do seu serviço. Entre as novidades estão suporte a cursos, múltiplas faixas de áudio e a otimização de busca dentro do próprio vídeo.

O YouTube quer disponibilizar em sua plataforma cursos online, onde será possível a organização de vídeos em cursos. A cobrança do serviço dependerá de cada criador, que terá a opção de disponibilizar o conteúdo gratuitamente ou cobrar por ele. Atualmente, há canais que ensinam algum assunto na plataforma, mas são organizados normalmente em playlist. Com a nova funcionalidade, a empresa pretende melhorar essa borragem.

A multiplicidade de faixas de áudio é uma novidade da plataforma que quer possibilitar a inclusão de múltiplas faixas em um único vídeo. Isso possibilitaria a criação de dublagens em vários idiomas, por exemplo. Essa função poderá ser bastante proveitosa no Brasil, uma vez que muito conteúdo rico disponível no YouTube está em inglês, e o suporte a essas multiplicidade poderá resolver problema.

Inclusive, o Google afirma estar testando essa funcionalidade com serviços de tradução e dublagem de terceiros, que utilizam inteligência artificial.

Busca otimizada dentro de vídeos

Quantas vezes assistimos um vídeo e queremos acessar a melhor parte dele, sem precisar adiantar ou assistir todo o conteúdo até encontrá-la. O novo recurso do YouTube pode ser a solução que facilitará a pesquisa de trechos específicos em um vídeo.

Para isso, ao utilizar o app de Busca para abrir um vídeo, será exibida uma nova caixa de texto. Ao digitar um termo nela, é possível encontrar em que momento do vídeo ele aparece. Além disso, os resultados de busca terão uma transcrição de áudio, para que o usuário entenda sobre que se trata aquela parte do vídeo. Com isso, será possível ser direcionado diretamente para o trecho desejado.

Por enquanto, as novas funcionalidades estão em fase de testes na Índia. No entanto, com bons resultados, esses recursos costumam ser levados para o YouTube em outros países.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários