Algar Telecom começa a fazer testes com 5G

Empresa conseguiu a licença de testes e pesquisa com a Anatel.

Banner das redes sociais da Algar. Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação Redes Sociais Algar

Na segunda quinzena de agosto, a Algar Telecom começou a fazer seus primeiros testes com a tecnologia 5G. A operadora tem parceira com a Huawei e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o projeto. A faixa utilizada é a de 3,5 GHz.

De início, o smartphone escolhido foi o modelo Mate 20X 5G, da Huawei, ainda não disponível para venda. Roteadores domésticos também foram utilizados junto com o dispositivo de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.


No Brasil, outras operadoras como a TIM, Oi e Claro já deram seus primeiros passos em testes da conectividade de quinta geração, também com a parceria da fabricante chinesa Huawei, que é uma das maiores fornecedoras de equipamentos para a adoção do 5G.

VIU ISSO?
Dona da TIM Brasil lança planos 5G a partir de 30 euros
Internet 5G é testada em Búzios pela Oi em parceria com a Huawei
Relatórios de testes com 5G da Claro irão à consulta em outubro

Os primeiros resultados da Algar atingiram a velocidade de 1.054 Mbps, acima de 1 Gbps, no downlink. Já o uplink registrou 114 Mbps. A latência chegou em 6 ms. No comparativo, o 4.5G, em boas condições, chega a 15 ms.

“Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que essa latência caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de máxima confiabilidade e baixíssima latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs à distância”, disse Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar.

O leilão do 5G no Brasil, agendado para março de 2020, poderá ser adiado graças a possível interferência na banda C, que poderá afetar emissoras transmitidas via parabólica.

Com informações do Mobile Time

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

Deixe um comentário

avatar
  Cadastre-se  
Notificação de