19/04/2024

Algar Telecom começa a fazer testes com 5G

Empresa conseguiu a licença de testes e pesquisa com a Anatel.

Banner das redes sociais da Algar. Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação Redes Sociais Algar

Na segunda quinzena de agosto, a Algar Telecom começou a fazer seus primeiros testes com a tecnologia 5G. A operadora tem parceira com a Huawei e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o projeto. A faixa utilizada é a de 3,5 GHz.

De início, o smartphone escolhido foi o modelo Mate 20X 5G, da Huawei, ainda não disponível para venda. Roteadores domésticos também foram utilizados junto com o dispositivo de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.

No Brasil, outras operadoras como a TIM, Oi e Claro já deram seus primeiros passos em testes da conectividade de quinta geração, também com a parceria da fabricante chinesa Huawei, que é uma das maiores fornecedoras de equipamentos para a adoção do 5G.

VIU ISSO?
Dona da TIM Brasil lança planos 5G a partir de 30 euros
Internet 5G é testada em Búzios pela Oi em parceria com a Huawei
Relatórios de testes com 5G da Claro irão à consulta em outubro

Os primeiros resultados da Algar atingiram a velocidade de 1.054 Mbps, acima de 1 Gbps, no downlink. Já o uplink registrou 114 Mbps. A latência chegou em 6 ms. No comparativo, o 4.5G, em boas condições, chega a 15 ms.

“Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que essa latência caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de máxima confiabilidade e baixíssima latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs à distância”, disse Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar.

O leilão do 5G no Brasil, agendado para março de 2020, poderá ser adiado graças a possível interferência na banda C, que poderá afetar emissoras transmitidas via parabólica.

Com informações do Mobile Time

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários