14/12/2025
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LATAM disponibiliza Wi-Fi em voos para todos os clientes Latam Pass

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A LATAM Brasil anunciou que a partir de hoje (03), a companhia passa a oferecer o serviço de envio de mensagens gratuitamente a todos os passageiros cadastrados em seu programa de fidelidade LATAM Pass: Clientes Black Signature, Black, Platinum, Gold Plus e Gold. Além disso, informou que concluiu a implementação do serviço de Wi-Fi nos aviões que realizam voos domésticos e alguns regionais na América do Sul.

Foto: Divulgação LATAM

Com isso, todas as 132 aeronaves da família Airbus A320 (A319, A320, A320neo, A321 e A321neo) já contam com o serviço para que os passageiros sigam conectados durante os voos.

Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group, explica que esse é um movimento da companhia para proporcionar uma melhor experiência a bordo. “A implementação do Wi-Fi a bordo envolveu um projeto complexo, com investimentos significativos em tecnologia e a participação de diversos parceiros e áreas da companhia focados em proporcionar um serviço de qualidade e que mantenha nosso passageiro conectado durante os voos“.

“A ampliação do serviço aos membros LATAM Pass é mais uma melhoria aos nossos clientes mais frequentes, além de um convite para que os demais passageiros façam parte gratuitamente do melhor e mais premiado programa de fidelidade da América Latina”, completa.

O serviço é um benefício para as categorias do LATAM Pass. É um programa de fidelidade em que o cliente já passa a fazer parte automaticamente ao se cadastrar. Inicialmente, é classificado na categoria LATAM, a inicial, e a medida que forem comprados voos em dinheiro, vai juntando pontos qualificáveis que o farão subir de categoria e ter cada vez mais benefícios.

De acordo com a companhia, as categorias são renovadas a cada 12 meses. Cada categoria tem benefícios exclusivos para aproveitar em viagens, da compra ou resgate da passagem aérea à experiência a bordo.

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe. O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

Xiaomi anuncia abertura de dois novos pontos de venda no Rio de Janeiro

A Xiaomi anunciou que entre os dias 05 e 07 de abril irá inaugurar oficialmente mais dois pontos de venda no Rio de Janeiro, no Shopping Tijuca e Carioca Shopping, com preços e ações especiais para os consumidores e apreciadores de produtos da marca. Atualmente, a marca ainda mais de 8 mil pontos de vendas oficiais espalhados pelo Brasil inteiro, por meio de parcerias estratégicas com grandes varejistas.

Foto: Divulgação

No Shopping Tijuca, o quiosque fica localizado no piso L1, em frente ao Sonho dos Pés, já no Carioca Shopping, o novo ponto de venda estará próximo ao Outback.

Na inauguração, a Xiaomi vai lançar ações e preços especiais, como o POCO M4 5G 128GB que sairá pelo preço promocional de R$ 1.199,99. Já para quem comprar um POCO X6 Pro 5G na versão 256GB por R$ 3.399,99 ou na versão 512GB por R$ 4.399,99 ganha um smartwatch Redmi Watch 3 Active.

Em outras categorias, o Robô Aspirador de Pó Inteligente E10 pode ser adquirido por R$ 1.999,99, o Smartwatch Redmi Watch 3 Active sai por R$ 499,99 e o Fone Bluetooth Redmi Buds 4 Active por R$ 249,99. Há promoções ainda envolvendo produtos como mochilas, power bank, lâmpadas, balança, tablet entre outras soluções da marca.

Além disso, aqueles consumidores que realizarem compras acima de R$ 599,99, irão ganhar uma Chopeira para Latas ou um Aparelho de Limpeza Facial Inface. As promoções são válidas somente durante entre os dias 05 e 07 de abril ou enquanto durarem os estoques.

A Xiaomi já conta com 35 pontos de vendas físicos localizados nos maiores shoppings de São Paulo, Santo André, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Campo, Grande, Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Manaus, Curitiba, Bangu, Vitória e Porto Alegre.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Shopping Tijuca e Carioca Shopping.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

Redmi Watch 4 chega oficialmente ao Brasil

Nesta quarta-feira (03), a Xiaomi anunciou a chegada do smartwatch Redmi Watch 4 no mercado brasileiro. Entre os destaques do dispositivos estão seu Display AMOLED ultra grande com 1,97”; seu até 150 modos de treino; seus cincos sistemas de posicionamento de GPS; possibilidade de atender chamadas direto do relógio e sua duração de até 20 dias de baterias.

O novo Redmi Watch 4 já pode ser adquirido nas lojas e quiosques oficiais ou no e-commerce oficial da marca.

Samsung lança patch de segurança para corrigir vulnerabilidades em smartphones

A Samsung lançou o patch de segurança de abril para smartphones e tablets Galaxy, trazendo correções do Google e da marca para vulnerabilidades que afetam o sistema Android e a interface One UI. O patch de segurança do mês é destinado para a linha Galaxy S24 lançada no mês passado.

Foto: Tuttandroid

O patch de segurança vem para corrigir um total de 27 correções fornecidas pelo Google, sendo uma delas classificadas como críticas e outras consideradas de alto risco. Para smartphones e tablets Galaxy, o patch traz correções de 17 vulnerabilidades de diversos níveis de risco.

De acordo com o Sam Mobile, essas vulnerabilidades permitiriam que invasores executassem códigos maliciosos e acessassem informações sem autorização do usuário. Uma falha específica no aplicativo Samsung Pay, que poderia conceder acesso não autorizado às informações dos usuários, foi corrigida.

Ainda este mês, a Samsung deve lançar uma atualização de segurança para todos os seus smartphones de última geração, incluindo uma maioria dos smartphones de gama média. Para alguns dispositivos, o patch de segurança de abril virá junto com a versão atualizada do One UI 6.1, que já começou a ser disponibilizada para outros aparelhos em 28 de março.

Samsung Galaxy AI

Também por meio da atualização do sistema operacional One UI, a Samsung vai levar os recursos do Galaxy AI para outros modelos de smartphones. A empresa confirmou que vai disponibilizar as novidades versões mais antigas de dispositivos.

Essa atualização deve ficar limitada a modelos lançados em 2023. Até então, são elegíveis para receber os recursos Galaxy AI: Série Galaxy S24, Série Galaxy S23, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Dobra 5, Galáxia Z Flip 5 e Série Galaxy Tab S9. Entretanto, a Samsung não descartou totalmente a possibilidade do Galaxy AI chegar a dispositivos lançados antes de 2023. Ou seja, ainda há esperança para os proprietários desses aparelhos.

Alloha Fibra adota Giga+ Empresas como marca única para o mercado B2B

Nesta terça-feira (02), a Alloha Fibra oficializou a marca Giga+ Empresas como a única para os mercados de atacado e corporativo, o B2B. Com isso, o grupo deixa de usar a marca Wire+, em um processo de unificação comercial das operações da companhia que já estava aplicado no Sul e Sudeste do país.

(Foto: Divulgação)

Agora, a marca Giga+ Empresas passa a ser também usada no Norte e Nordeste, onde a companhia tem sua maior base de clientes. O vice-presidente B2B e de redes da Alloha, Fabio Abreu, explicou que o processo de unificação da gestão em nível nacional foi iniciado em agosto de 2023, e faltava apenas esse ponto.

“A gente vem evoluindo desde agosto nas melhorias de processo de atendimento, estrutura, qualidade, e na unificação de atendimento. A partir de hoje, o time passou a ser único em todo o Brasil, a rede na camada física e na camada lógica também foi completamente unificada, o CRM, sistemas de billing. Então conseguimos oferecer toda a amplitude do Grupo Alloha, em mais de 800 cidades, ao B2B”, afirma Abreu.

Agora, com a unificação da marca, a empresa espera registrar um crescimento de 16% nas receitas B2B em 2024, e atrair mais clientes no Sudeste e no Sul para dobrar a atividade comercial. Atualmente, tem 4,5 mil clientes na carteira. No Norte e Nordeste estão mais de 3 mil clientes da unidade de negócios.

Tem um mar a ser explorado no Sul e Sudeste, onde estávamos focados no B2C“, notou Abreu. “Então o crescimento deve vir aqui do Sul e Sudeste, onde devemos ter 10% a 12% [da receita oriunda do B2B] até o final do ano“, explica.

A Alloha Fibra acredita que o quarto trimestre deverá ser o mais forte, com expansão de vendas de 104%. “Isso por conta dos ciclos de investimentos e contratações das empresas”, explica. Para estimar o número, ele se baseia apenas em crescimento “orgânico”, ou seja, sem novas aquisições.

Para crescer, a empresa seguirá apostando tanto no negócio de atacado para outros provedores quanto no atendimento de empresas/governo. “Temos 7,8 milhões de HPs [casas passadas] com fibra, sendo que 6,5 milhões são no Sul e no Sudeste. Então temos muita capilaridade de última milha para prover serviços para varejo, educação e outros segmentos” incluindo o setor público, apontou Abreu.

Entretanto, pretende incrementar a receita de TICs dentro do negócio B2B. “Telecom é a infraestrutura básica, mas para aumentar a receita e fidelizar a gente, tem que emplacar novos serviços“. Entre as verticais estão cloud, SD-WAN, cibersegurança e também ofertas para cidades inteligentes, como serviços de videomonitoramento e outros.

Tesla planeja criar rede própria de 5G para seus veículos e robô Optimus

O 5G é uma tecnologia que pode ser usada em uma gama de setores e em diversas aplicações. Buscando inovar, Elon Musk, CEO da Tesla, planeja desenvolver um sistemas de internet 5G própria para uso nos veículos elétricos da montadora, e potencializar as operações do robô humanoide Optimus.

A montadora já foi pioneira ao incluir conectividade 3G e posteriormente evoluindo para o 4G LTE em todos os seus veículos, o que possibilitou atualizações de software via over-the-air, recursos de conectividade e coleta de dados. Entretanto, diferente do que foi aplicado nas tecnologias anteriores, que dependem de sistemas externos, a empresa quer montar sua própria infraestrutura de rede 5G. É o que revela uma oferta de emprego compartilhada no LinkedIn por Pat Ruelke, Engenheiro Líder de Equipe – Soluções de Fabricação de TI na Tesla.

Ele escreveu: “Você tem o que é necessário para levar a conectividade celular de Veículos e Optimus para o próximo nível? Estou procurando um engenheiro experiente para construir um serviço de 5G privado sem interrupções entre os produtos da empresa e nossa infraestrutura de 5G privada. Garantimos baixas latências e altas taxas de transferência de dados”.

A descrição do trabalho elabora um pouco sobre a função:

“A Tesla está procurando um Engenheiro de Integração de Sistemas Celulares altamente motivado para a equipe global de Engenharia de Soluções de Fabricação de TI para oferecer a melhor experiência de conectividade para todos os veículos Tesla (Modelo S 3 XY, Cybertruck,…) e Optimus nas instalações da Tesla. A função envolve a compreensão dos requisitos internos do cliente, o planejamento e a execução de procedimentos de teste, a implantação do ESIM de maneira contínua e a integração confiável na infraestrutura de rede 5G privada da Tesla”.

Além da conectividade para melhorar a experiência dos usuários de veículos Tesla, a montadora vai usar a rede própria para operar o robô humanoide Optimus, que foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021. O robô, segundo segundo fontes, poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas, e aumentando a eficiência.

Entretanto, até o momento, a produção enfrenta desafios, especialmente no fornecimento de atuadores dispositivos que possibilitam movimentações ou o controle de cargas e mecanismos, criando movimento a partir da conversão de energia armazenada em trabalho mecânico.

As redes 5G são uma grande promessa para o desenvolvimento de muitas tecnologias e operações, uma vez que oferecem latência muito menor, inferior a 5 milissegundos, em comparação com as redes 4G, que variam de 60 ms a 98 ms.

Polícia Civil fecha operadora clandestina de internet no Rio de Janeiro

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No início da semana, a Polícia Civil desarticulou um esquema clandestino de fornecimento de internet banda larga, em Paciência, na zona oeste do Rio de Janeiro. A ação policial é parte do avanço significativo no combate às operações ilegais de telecomunicações na região.

Divulgação/Polícia Civil

No episódio, os agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) da Polícia Civil, após receberem uma denúncia anônima apontando o endereço onde funcionaria uma operadora, que operava de forma irregular, utilizando infraestrutura e equipamentos de companhias estabelecidas sem qualquer autorização para oferecer o serviço de internet.

No local, os investigadores encontraram aproximadamente 20 metros de cabos drop com a logomarca “Oi”, um dos principais indícios da atividade ilegal em curso. O uso de equipamentos com logomarca de uma operadora conhecida e que opera legalmente no país é uma forma de forjar a legitimidade do material e do serviço oferecido. Também foram encontrados modems.

Durante a fiscalização, um homem que se identificou como proprietário do estabelecimento, acompanhou a inspeção. Ao ser solicitado, responsável pela operação ilegal, identificado como Suremar Leite de Oliveira Junior, não presentou documentação legal do provedor nem dos equipamentos utilizados.

Devido a ausência de documentação adequada, o homem foi preso em flagrante, e todo o material desmontado e apreendido pelos agentes da Especializada. De acordo com a Polícia Civil, o empreendimento seria um dos braços financeiros da milícia que atua na região.

Situações como essa é alerta para os consumidores ao contratarem serviços de internet na sua região. Além das ações das autoridades no combate à pirataria e ao fornecimento não autorizado de serviços de internet, os usuários também devem ficar atentos.

Por isso é sempre importante saber a procedência, para não correr o risco de contratar um serviço, que além de ilegal, podem ser inseguros e de péssima qualidade. Além disso, não há suporte legal quanto a reclamações e possíveis problemas que venham a ocorrer na rede.

Spacex acusa TIM de dificultar acesso à informações sobre espectro na Itália

A Spacex apresentou uma queixa ao Ministério da Indústria da Itália e à Agcom (órgão regulador de telecomunicações), acusando a TIM de descumprir os regulamentos que a obrigam a partilhar dados cruciais do espectro sem fio com a Starlink, dificultando significativamente a implantação de novos equipamentos de gateway pela empresa de Elon Musk.

Foto: Ludic Web

De acordo com a SpaceX, a recusa de prestar informações sobre o espectro põe em risco os serviços da Starlink na Itália, assim como a potencial expansão e início das operações da constelação de satélites no sul da Europa e no norte da África.

Segundo a Starlink, a Telecom Italia “informou claramente à Starlink que não deseja coordenar”, ao contrário das práticas seguidas por outras operadoras. Esta falta de cooperação poderá resultar em interrupções de serviço em regiões dependentes de equipamentos estacionados em Itália.

A primeira solicitação de informações foi dada em meados de outubro. Segundo a SpaceX, a TIM respondeu dizendo que a Starlink não deveria ser permitido em determinadas frequências pelo que chama de “razões técnicas”.A Telecom Italia rejeitou o que descreveu como uma reconstrução parcial dos fatos que não leva em conta as discussões em andamento”, disse a empresa de satélite.

Por causa disso, a Starlink pediu ao Ministério da Indústria da Itália para intervir e obrigar a Telecom Italia a cooperar com as informações, pois esse impasse pode forçar a empresa a transferir o seu investimento da Itália e de outros países europeus.

Tanto o regulador italiano de comunicações, Agcom, como o Ministério da Indústria do país estão a investigar o assunto, mas ainda não comentaram publicamente o assunto. Já um porta-voz da TIM comentou o assunto, afirmando que “que já forneceu o feedback devido a Starlink e, em resposta a novas solicitações de dados, inclusive sensíveis e relevantes para a segurança das comunicações, confirma sua disposição de dialogar com Starlink através da mediação planejada do Ministério das Empresas e Made in Italy”.

A Starlink é uma empresa controlada pela SpaceX que oferece serviços de internet banda larga por meio de uma rede de aproximadamente 5.500 satélites, que possui um potencial de atender milhões de clientes.

Vivo usará inteligência artificial generativa no seu atendimento por chat

No mês passado, a Vivo anunciou que estava testando inteligência artificial generativa em duas frentes de atendimento digital. Segundo Carla Beltrão, diretora executiva de experiência do cliente da operadora, a tecnologia será incluída no atendimento por chat.

Essa é a segunda fase da doação, sendo que a primeira foi iniciada no fim de 2023, quando foi usada como ferramenta de apoio para os operadores humanos no call center.

No atendimento por chat da Vivo, a inteligência artificial generativa vai sugerir respostas para os atendentes humanos, que precisarão validá-las antes de enviá-las aos consumidores no bate-papo. “Hoje, cada operador consegue fazer entre três e quatro atendimentos simultâneos. Com IA generativa a eficiência vai aumentar”, explica Carla Beltrão.

No serviço de call center da operadora, a tecnologia busca respostas para as solicitações do cliente, durante uma chamada, o que resulta em uma redução de tempo médio por atendimento.

A inteligência artificial generativa também é utilizada pela assistente virtual da Vivo, a Aura, gerando respostas sobre alguns temas específicos, como o programa Vivo Valoriza e roaming internacional. Quando se trata de respostas produzidas por IA generativa, elas são indicadas que foram produzidas de tal forma.

A Vivo também adianta que vai utilizar a ecologia para o atendimento via chamada, onde a IA vai escutar a ligação e pró-ativamente sugerir respostas para os atendentes humanos do call center, durante a chamada. Essa será a terceira fase, mas ainda não começou a ser desenvolvida e não tem data para ser lançada.

“Vamos botar a IA para escutar a conversa para que ela possa reconhecer sentimentos, entender o problema e contextualizar uma resposta a partir da nossa base de dados, fornecendo ao operador o caminho das pedras, de maneira automatizada”, conta Beltrão.

Em março, o diretor executivo de B2C da companhia, Dante Compagno, afirmou que as lojas físicas da Vivo também vão contar com o apoio da RT nocolocia a partir do segundo semestre de 2024. Ele disse que a operadora colocará “uma ferramenta com apoio em IA para melhorar o atendimento nas lojas físicas”. O objetivo é melhorar processos e apoiar os vendedores em melhoria de produtividade e da experiência ao cliente dentro da loja.

YouTube cria atualização que promete melhorar usabilidade na TV

O YouTube promete atualização para o aplicatino na TV que visa melhorar a usabilidade. Muita gente gosta de assistir aos vídeos da plataforma na televisão, especialmente os tutoriais, aberturas de brinquedos e até desenhos animados antigos dos anos 90. Mas assistir no televisor tem seus desafios.

Um dos problemas é que TVs não tem tela sensível ao toque, então não dá para navegar pelos vídeos como no celular ou tablet. Você precisa usar o controle remoto da TV, o que pode ser mais lento.

Mas o YouTube está tentando resolver isso. Eles estão melhorando o aplicativo do YouTube para TVs. Segundo informações do site Techradar, vai ficar mais fácil pular aquelas introduções longas e ir direto para a parte mais interessante do vídeo que você está assistindo.

Vale ressaltar que essa atualização não deve ser confundida com o sistema de recomendação alimentado por IA que está sendo testado para o YouTube Premium, o aplicativo do YouTube para TVs agora irá gerar automaticamente momentos-chave em vídeos, aos quais os espectadores poderão acessar sem ter que adivinhar na barra de progresso na parte inferior.

O chefe-executivo do YouTube, Neal Mohan, anunciou uma nova atualização através de um post no Twitter. Agora, ao assistir vídeos do YouTube na sua TV, você pode notar algumas mudanças. Quando você pausa um vídeo e puxa a barra de progresso, verá uns marcadores brancos.

Esses marcadores indicam os momentos importantes do vídeo, como se fossem destaques automáticos. Com o controle remoto, você pode facilmente navegar por esses momentos. Além disso, a TV irá mostrar uma pequena imagem do momento importante e uma legenda para você entender do que se trata antes de assistir. Essa novidade não está disponível em todas as regiões, apenas em alguns locais como o Reino Unido, para testes.

Vale ressaltar que os criadores de conteúdo têm sido capazes de criar manualmente “capítulos” para ajudar os espectadores a ir diretamente para partes cruciais de seus vídeos desde o início de 2020, mas este recurso ajuda a preencher a lacuna caso um uploader não tenha feito isso – ou para vídeos mais antigos e clipes que foram enviados antes desse benefício específico de curadoria de conteúdo chegar.

Huawei planeja menor pagamento de dividendos por ação desde 2019

A empresa-mãe da Huawei Technologies planeja distribuir 77.095 bilhões de yuanes (equivalente a US$ 10,65 bilhões) em dividendos para seus funcionários atuais e aposentados, conforme comunicado feito à Shanghai Clearing House na terça-feira.

Isso significa que cada ação da empresa, considerando cerca de 51,3 bilhões de ações em circulação, receberá um dividendo em dinheiro de 1,5 yuan, o valor mais baixo desde 2019. Essas informações foram calculadas pela Reuters e verificadas com base em planos de pagamento de dividendos anteriores.

Até o final de dezembro, um total de 151.796 funcionários, tanto atuais quanto antigos, participaram do esquema de acionistas de acordo com o relatório anual de 2023 da empresa, divulgado na semana passada.

O relatório destacou que a empresa é de propriedade privada e totalmente controlada por seus próprios funcionários, indicando um modelo de negócios que se diferencia da estrutura tradicional de propriedade corporativa.

No entanto, o arquivamento de terça-feira não forneceu detalhes sobre como os dividendos foram distribuídos entre os acionistas, nem especificou o período ao qual se referia. Embora seja comum que a distribuição de dividendos esteja relacionada ao ano anterior, essa informação não foi explicitamente mencionada no comunicado.

No último ano, a receita da Huawei Investment and Holding Co registrou um aumento significativo de quase 10%, impulsionado principalmente pelo setor de negócios voltado para o consumidor.

Este conglomerado sediado em Shenzhen, na China, conseguiu contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos, graças ao sucesso dos envios de versões 5G de seus modelos principais, como o P60, que concorre diretamente com o iPhone.

Desde 2019, os Estados Unidos têm aplicado restrições ao acesso da Huawei a tecnologias americanas, justificando suas ações com acusações de que a empresa representa um risco à segurança. No entanto, a Huawei nega veementemente essas acusações.

Apesar das barreiras enfrentadas, a Huawei conseguiu manter seu crescimento financeiro e expandir suas operações, demonstrando sua resiliência e capacidade de se adaptar às circunstâncias desafiadoras do mercado global de tecnologia.