05/04/2024

Por meio da Starlink, Governo do Amapá leva conectividade para o interior do estado

Coordenador de transformação digital do Prodap explica que embora tenha um custo alto, o serviço permite levar o digital para fora de Macapá.

Durante o Tech Gov Fórum Amapá, realizado nos dias 21 e 22 de março, com organização da Network Eventos, Celio Conrado, o coordenador de transformação digital do Centro de Tecnologia do Amapá, anunciou que contratou o serviço de internet banda larga via satélite da Starlink para levar conectividade para o interior do Estado.

Macedo contou que Amapá é o estado da região Norte mais bem avaliado no índice de transformação digital da ABEP (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TIC). “E estamos investindo muito. Agora em abril, vamos lançar o nosso aplicativo com 430 serviços e integrado ao GOV.BR“, afirma.

Entretanto, a conectividade é um obstáculo para o projeto. Embora a capital já tenha uma situação de internet encaminhada, fora de Macapá há problemas. Muitas localidades não têm serviço. O coordenador declarou que para contornar isso recorreu ao aluguel de antenas da Starlink. “O custo de aquisição ainda é alto para nós – cerca de R$ 5 mil, mas foi o serviço que permitiu levar o digital para essas localidades“, conta Macedo.

Durante o evento, o coordenador de TI do Prodap, Davilson Aguiar, também anunciou que o Prodap está migrando o email proprietário para o Google Cloud. Ele afirmou que ano passado foram contratadas em uma ata do Ministério da Economia 350 licenças, que já foram instaladas. A previsão é que até dezembro sejam contratadas mais 850 licenças.

O especialista diz que o email proprietário ainda é usado por mais de 4 mil funcionários. “O email proprietário nos dá muitos problemas de segurança. Ele abre brechas para ataques hackers. Nosso trabalho é ter as quase 6 mil contas ativas do Prodap migradas para Google Cloud até 2026“, relata Aguiar.

O coordenador ainda revelou que mais serviços na nuvem estão no planejamento, mas é necessário capacitar mais o time e também ter um serviço de redundância de telecomunicações, o que hoje não existe no Estado. Ele ainda cita o programa Norte Conectado.

“Estamos em tratativas com a Prod do Pará, com a operadora Guyacom, da Guiana Francesa, e com o Norte Conectado. Precisamos ter essa redundância como servidor público e como cidadão. Ela nos garantirá serviços digitais melhores”, afirma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários