26/04/2024

Tesla planeja criar rede própria de 5G para seus veículos e robô Optimus

Montadora já foi pioneira ao incluir conectividade 3G e posteriormente 4G LTE em todos os seus veículos elétricos.

O 5G é uma tecnologia que pode ser usada em uma gama de setores e em diversas aplicações. Buscando inovar, Elon Musk, CEO da Tesla, planeja desenvolver um sistemas de internet 5G própria para uso nos veículos elétricos da montadora, e potencializar as operações do robô humanoide Optimus.

A montadora já foi pioneira ao incluir conectividade 3G e posteriormente evoluindo para o 4G LTE em todos os seus veículos, o que possibilitou atualizações de software via over-the-air, recursos de conectividade e coleta de dados. Entretanto, diferente do que foi aplicado nas tecnologias anteriores, que dependem de sistemas externos, a empresa quer montar sua própria infraestrutura de rede 5G. É o que revela uma oferta de emprego compartilhada no LinkedIn por Pat Ruelke, Engenheiro Líder de Equipe – Soluções de Fabricação de TI na Tesla.

Ele escreveu: “Você tem o que é necessário para levar a conectividade celular de Veículos e Optimus para o próximo nível? Estou procurando um engenheiro experiente para construir um serviço de 5G privado sem interrupções entre os produtos da empresa e nossa infraestrutura de 5G privada. Garantimos baixas latências e altas taxas de transferência de dados”.

A descrição do trabalho elabora um pouco sobre a função:

“A Tesla está procurando um Engenheiro de Integração de Sistemas Celulares altamente motivado para a equipe global de Engenharia de Soluções de Fabricação de TI para oferecer a melhor experiência de conectividade para todos os veículos Tesla (Modelo S 3 XY, Cybertruck,…) e Optimus nas instalações da Tesla. A função envolve a compreensão dos requisitos internos do cliente, o planejamento e a execução de procedimentos de teste, a implantação do ESIM de maneira contínua e a integração confiável na infraestrutura de rede 5G privada da Tesla”.

Além da conectividade para melhorar a experiência dos usuários de veículos Tesla, a montadora vai usar a rede própria para operar o robô humanoide Optimus, que foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021. O robô, segundo segundo fontes, poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas, e aumentando a eficiência.

Entretanto, até o momento, a produção enfrenta desafios, especialmente no fornecimento de atuadores dispositivos que possibilitam movimentações ou o controle de cargas e mecanismos, criando movimento a partir da conversão de energia armazenada em trabalho mecânico.

As redes 5G são uma grande promessa para o desenvolvimento de muitas tecnologias e operações, uma vez que oferecem latência muito menor, inferior a 5 milissegundos, em comparação com as redes 4G, que variam de 60 ms a 98 ms.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários