05/04/2024

Redes 5G e 6G vão precisar de mais espectros para serem usados de forma plena

T-Mobile USA afirma que espera-se um aumento de quatro vezes no tráfego da rede móvel celular até 2028; saiba detalhes.

esta semana, 5G Américas lançou nesta semana um relatório branco, intitulado “A Evolução do Espectro 5G”, que fala sobre o futuro das redes móveis, em especial do espectro licenciador para o uso exclusivo do 5G-Advanced, além do futuro para a implementação do 6G.

Co-líder do grupo de trabalho Brian Olsen, gerente sênior de Desenvolvimento de Tecnologia e Estratégia da T-Mobile USA, diz que espera-se um aumento de quatro vezes no tráfego da rede celular até 2028.

Em resposta a isso: “A Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT decidiu recentemente identificar espectro na faixa de 4,4-15,5 GHz para futuras implementações de tecnologia sem fio. A indústria sem fio precisa de acesso a mais espectro para suportar novas aplicações como XR, carros conectados e o metaverso”.

Chris Pearson, presidente da 5G Americas, faz um insite em relação aos Estados Unidos, afirmando que “Liberar mais espectro licenciado para a indústria sem fio é fundamental para a liderança dos EUA em tecnologia, comunicações móveis e economia“.

“Um roteiro da indústria para mais espectro ajuda a garantir a implementação eficaz de redes futuras e impulsionar o surgimento de tecnologias inovadoras”, completa.

O 5G Americas diz que vai ser necessário um equilíbrio entre espectro licenciado e não licenciado para a indústria móvel. O espectro de banda média superior, variando de 7.125-15,35 GHz, é fundamental para alavancar a infraestrutura existente para aumentar a capacidade.

Além disso, ainda destaca a importância de identificação de novos espectros integrantes de um pipeline da Estratégia Nacional de Espectro dos EUA, garantindo rápida comercialização e liderança tecnológica sustentada.

O co-líder do grupo de trabalho Aleksandar Damnjanovic, engenheiro/gerente principal da Qualcomm Technologies, conta que “O 5G Americas suporta a faixa de espectro de 7.125 a 15,35 GHz, especialmente abaixo de 10 GHz, para operações móveis licenciadas por seu equilíbrio em capacidade e cobertura. Abrir bandas nessa faixa envolve explorar realocações e estratégias de compartilhamento”.

Além disso, as bandas mmWave são importantes para implementações em locais densos, como núcleos urbanos, depósitos de transporte, ruas movimentadas e locais de entretenimento, e também para implementações de acesso sem fio fixo. As bandas sub-THz oferecem larguras de banda muito grandes que podem ser adequadas para casos de uso especializados”.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) para Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT)-2030, há vários cenários de uso que formam a base para as necessidades de espectro, e nesse caso, é preciso altas taxas de dados e cobertura de área ampla, para que seja possível aplicação como as imersivas e monitoramento de saúde de próxima geração.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários