05/04/2024

SpaceX vai vender tecnologias de comunicação para concorrentes

Através de produtos da SpaceX, a Starlink vai vender meios de comunicação rápida no espaço para empresas desse setor.

A SpaceX anunciou que vai vender tecnologia de lasers de satélites, usados para comunicações rápidas no espaço, para concorrentes da sua marca Starlink. Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, revelou essa informação durante um evento em Washington DC.

Os satélites Starlink, que estão sendo lançados para formar uma constelação na órbita baixa da Terra, usam essa tecnologia para transmitir dados entre si à velocidade da luz, ampliando a cobertura global de banda larga e reduzindo a necessidade de estações terrestres.

Durante o Satellite 2024, uma executiva da SpaceX anunciou que a empresa planeja vender sua tecnologia para outras empresas do setor. Esta estratégia reflete uma tendência crescente entre as empresas espaciais de diversificar suas receitas, visto os altos custos associados ao desenvolvimento e lançamento de satélites.

A SpaceX, conhecida por sua fabricação de foguetes, expandiu suas operações para incluir o lançamento de satélites para outras empresas. A Amazon contratou a empresa de Elon Musk para colocar parte de sua constelação Kuiper em órbita.

A SpaceX está agora explorando a venda de serviços de laser para satélites, algo novo para a empresa, e já está em discussões com potenciais clientes.

Outras questões

Em fevereiro, a SpaceX, divulgou planos para retirar 100 satélites da constelação Starlink de órbita terrestre. A razão para essa ação foi a identificação de problemas nos equipamentos desses satélites, que poderiam causar falhas operacionais no futuro.

Para garantir a segurança e a eficiência contínua do sistema, a SpaceX optou por conduzir uma descida controlada desses satélites, um processo que se estima levar aproximadamente seis meses para ser concluído.

Atualmente, a SpaceX mantém uma constelação composta por cerca de 5,5 mil satélites de baixa órbita ao redor da Terra. Essa constelação, conhecida como Starlink, foi desenvolvida com o objetivo de fornecer serviços de internet de alta velocidade e baixa latência em todo o mundo, inclusive em regiões remotas onde o acesso à internet tradicional é limitado.

O serviço Starlink já está em operação em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil, proporcionando uma conexão confiável e robusta para seus usuários.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários