19/12/2025
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Vivo faz investimento na fintech Klubi, startup de consórcios

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A Vivo anunciou ao mercado que o Klubi, uma startup fintech, levantou R$ 30 milhões em rodada como aporte do Vivo Ventures. Outros empresários acompanharam o momento: o fundador da startup, Eduardo Rocha, os investidores Paulo Veras (fundador da 99) e Guilherme Bonifácio (fundador do iFood), assim como a Igah Ventures e sócios da Cyrela, investidores atuais do Klubi.

Klubi

A operadora explica também que o Klubi opera há pouco mais de um ano e, desde o último trimestre de 2021, registrou um crescimento de mais de 300% no volume de vendas e encerrará 2022 com cerca de 150 colaboradores. 

A fintech utilizará os recursos da rodada para acelerar o desenvolvimento da companhia e ampliar os canais de originação de crédito de consórcios, além de investir em time e tecnologia.  

Eduardo Rocha, CEO e fundador do Klubi, disse que o desejo atual é fortalecer a atuação deles no mercado de consórcios e ser uma solução para consumidores brasileiros adquirirem um bem.

“Queremos fortalecer a nossa atuação no setor de consórcios brasileiro, crescer de maneira robusta e sustentável, e, também, continuar oferecendo a melhor solução financeira para os consumidores adquirirem um bem. Neste sentido, a parceria com a Vivo abre portas para lançarmos novos produtos e ampliar significativamente o alcance do Klubi”.

Para a Vivo, o objetivo desse investimento é reforçar a presença da companhia na área de soluções financeiras, na qual já oferece serviços como a plataforma de crédito pessoal Vivo Money, a conta digital Vivo Pay, cartões de crédito co-branded, além de seguros para celular e tablet. 

Gabriela Toribio, Managing Director da Wayra Brasil e do Vivo Ventures, explicou que esse é o segundo investimento da Vivo Ventures, que foi lançado há oito meses. E o anúncio de hoje aproxima-os de uma expansão de mercado. 

 “O anúncio de hoje nos aproxima de um mercado em franca expansão no Brasil – o de consórcios -, e a relação com o Klubi facilitará o desenvolvimento de novos serviços para o portfólio da Vivo, ampliando opções de crédito para consumidores”.

Sobre o Klubi

Segundo a Vivo, o Klubi é a única fintech a ter autorização do Banco Central para operar como administradora de consórcios. A ideia surgiu do próprio Eduardo, que, depois de oito anos como executivo no setor, optou por empreender para  buscar transformar um mercado até então bastante tradicional no país.  

Copa do Mundo prende a atenção de mais de 165 milhões de pessoas na Globo

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A Copa do Mundo que aconteceu no Catar esse ano trouxe bons resultados para diversas empresas de mídia, desde as plataformas de streaming a TV aberta. No caso da Globo, o resultado não seria diferente, pois a emissora conseguiu atingir mais de 165 milhões de pessoas com suas transmissões. Nos 29 dias de campeonato, foram totalizados mais de 135 horas de transmissão.

Com a exibição de partidas da Copa, a emissora presenciou a sua audiência diária crescer em 27%, com destaque para a faixa da tarde, onde ficou concentrada a maior parte dos jogos. No comparativo com o período anterior ao mundial, a emissora apresentou crescimento de 62%, acréscimo de 8 pontos.

As 10 maiores médias diárias (das 7h à meia-noite) da TV Globo no ano aconteceram durante a Copa do Mundo, sendo que as cinco partidas disputada pela seleção brasileira formou o top 5 da lista dos jogos de maior audiência, chegando a uma média de 70 milhões de telespectadores a cada partida, além de uma participação de 80% da audiência da TV. Isto quer dizer que a cada 10 casas com TV ligada, 8 estavam na Globo.

A partida entre Brasil e Coreia do Sul foi a de maior audiência, obtendo 54 pontos e se tornando a melhor audiência em 16 anos da faixa horária, desde junho de 2006 (Copa do Mundo da Alemanha). O maior crescimento foi a disputa das quartas de final contra a Croácia, que mais que quadruplicou a audiência da Globo no horário. Dentre o top 10, duas partidas foram da campeã Argentina: duelo contra o México e a final contra a França.

Na TV por assinatura, pelo SporTV, foram mais de 300 horas de transmissão do mundial, fazendo do canal líder no segmento no acumulado do ano. Antes da Copa Mundo, o canal ocupava a terceira colocação na audiência acumulada durante o ano, mas durante as transmissões do campeonato triplicou de audiência e liderou o ranking.

O SporTV conseguiu alcançar mais de 40 milhões de pessoas, ficando responsável por 17% de toda a audiência da TV paga e por 87% de participação entre os canais esportivos. Nos canais ao vivo no Globoplay, ficou com cerca de 80% do consumo.

Jovem Pan perde patrocínio da TIM após campanha nas redes sociais

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Após a divulgação de vídeos contendo falas polêmicas de comentaristas e jornalistas da Jovem Pan sobre a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, ocorrido em janeiro de 2021, a TIM foi questionada sobre os seus anúncios veiculados na emissora.

No perfil do Twitter de um grupo que se identifica como um “movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news“, foi publicado um compilado de trechos de comentaristas e jornalistas da Jovem Pan legitimando o movimento e o discurso de que as eleições, legítimas, teriam sido fraudadas. Além de mostrar também os recentes ataques antidemocráticos em Brasília.

Com isso, surgiu uma campanha nas redes sociais para que as empresas desmonetizassem a emissora, sendo que a TIM foi uma das acionadas na decisão. Em resposta, a operadora acatou ao pedido e informou que solicitou a revisão de seus anúncios veiculados na Jovem Pan.

No Twitter, o perfil “Sleeping Giants Brasil” faz uma postagem chamando a TIM a desmonetizar a Jovem Pan: “Olá @TIMBrasil, tudo bem? A nossa sociedade precisa sair do modo silencioso e amplificar vozes democráticas, por isso acreditamos que não deveriam conectar seus anúncios a uma TV e rádio que estimula um golpe no país. Pfv, #DesmonetizaJovemPan!

Respondendo ao tuíte, a operadora comunicou o seguinte:

“Olá! Já solicitamos a revisão dos nossos anúncios veiculados nesse canal. Reforçamos que a TIM não está ligada a movimentos políticos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.”

Na ação, o movimento também acionou outras marcas, como Caoa Chery, Huawei, Banco do Brasil e Banco Safra. Inclusive, a Claro Brasil também foi mencionada na postagem por uma usuária da rede social, mas parece que a operadora deu uma resposta automática, quando o cliente geralmente a aciona a operadora. Confira:

Olá! Tudo bem contigo? Lamentamos pelo incômodo e vamos resolver essa questão pra você. Pode me dizer com mais detalhes sobre seu caso? Me informe o nome completo do titular, CPF e o número móvel com DDD na DM para verificar o cadastro. Fique tranquila, iremos ajudar!

Confira os tuítes:

Compartilhar conta da Netflix com terceiros pode ser crime?

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Compartilhar conta da Netflix já se tornou ser uma prática comum entre os consumidores, mas já pensou ser preso por está usando a conta de um parente ou amigo? Para que isso aconteça, seria necessário que a ação fosse classificada dentro de algum crime. No Reino Unido, um comunicado deixou a entender que os usuários podem ir para a cadeia por causa do compartilhamento de conta.

No dia 19 de dezembro, o Escritório de Propriedade Intelectual (IPO) do país emitiu uma recomendação informando que acessar aplicativo sem pagar uma assinatura é violação de direitos autorais e a pessoa pode estar cometendo um crime. A declaração veio junto com uma campanha conjunta com a Meta (antigo Facebook) para orientar as pessoas a evitar produtos piratas e falsificados. “A pirataria é uma questão importante para as indústrias de entretenimento e criativas”, diz o site oficial.

“Colar imagens da Internet em suas redes sociais sem permissão ou acessar filmes, séries de TV ou eventos esportivos ao vivo por meio de caixas Kodi, Fire Sticks hackeados ou aplicativos sem pagar uma assinatura é uma violação de direitos autorais e você pode estar cometendo um crime”, completa.

Netflix vai processar assinantes?

Embora a empresa entenda o compartilhamento de contas como um problema para a plataforma, é bem difícil a Netflix ‘processar’ alguém por essa prática. De acordo com um porta-voz do IPO à Newsweek “a lei de direitos autorais permanece inalterada” e há “uma série de disposições em leis criminais e civis que podem ser aplicáveis ​​no caso de compartilhamento de senha em que a intenção é permitir um usuário acessar obras protegidas por direitos autorais sem pagamento”.

“Essas disposições podem incluir violação de termos contratuais, fraude ou infração secundária de direitos autorais, dependendo das circunstâncias. Onde essas disposições são previstas na lei civil, caberia ao provedor de serviços entrar com ação judicial, se necessário”, disse porta-voz do IPO.

No caso específico da Netflix, a responsabilidade de gerenciar qualquer atividade na conta é do dono da assinatura. Com isso, cabe a ele impedir que outras pessoas acessem a plataforma com seu login, assim como controlar os dispositivos conectados.

Nos termos de serviço da plataforma consta que “Para manter o controle sobre a conta e impedir que alguém acesse a conta, o proprietário da conta deve manter o controle sobre os dispositivos compatíveis com a Netflix e não revelar a ninguém a senha ou os detalhes do método de pagamento associado à conta”.

No mais, o que o streaming pode fazer é encerrar a conta ou colocar em espera para proteger os dados do proprietário, a própria plataforma e os parceiros contra roubo de identidade ou outras atividades fraudulentas.

DGO lança programação especial de Natal exclusiva para assinantes

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O DGO, antigo Direct Go, fez uma programação especial de Natal, disponibilizando diversos conteúdos temáticos em seu aplicativo. A ideia é que os clientes possam aproveitar o final de semana natalino com a família para maratonar filmes. 

Cartaz do filme de Natal
Cartaz do filme “O Último Trem Para o Natal”.

Segundo o comunicado enviado para imprensa, a programação de Natal do DGO está recheada de filmes, documentários e séries para celebrar, em grande estilo, a data mais mágica do ano, o Natal. 

“O Último Trem Para o Natal”, “100 Dias Para o Natal”, “Querido Natal”, “Um Natal em Família Diferente”, “Um Natal Muito, Muito Louco”, “Match de Natal” e “Um Natal Quase Perfeito” são alguns dos conteúdos disponíveis no aplicativo. 

Programação de Natal do DGO 

Há tanto filmes mais antigos de Natal, que dão aquele ar de clássico, quanto filmes mais novos, que trazem um frescor de modernidade em meio a um contexto tão tradicional que é a época e as histórias natalinas em família. 

O filme “O Último Trem Para o Natal“, por exemplo, é um filme diferente que mostra uma verdadeira viagem! Conta a história de Tony Towers (Michael Sheen), uma celebridade local, da Inglaterra, que administra um clube noturno de sucesso. 

Ele é noivo de Sue (Nathalie Emmanuel), juntos, eles decidem ir à Nottingham para uma reunião de família no Natal e para isso vão embarcar no trem 3:17. Porém tudo vira do avesso quando Tony começa a viajar no tempo e a revisitar o seu próprio passado. 

E trazendo um pouco do romance que há no catálogo do DGO, tem ” A Christmas Miracle“, um filme que mostra a história de Emma, que vê sua ideia de trabalho para uma capa de revista ser roubada pelo seu chefe. 

Com isso, ela precisa escrever algo novo às vésperas do Natal. Nesse caminho ela vai encontrar um fotógrafo prestativo fotógrafo e contar com a ajuda do seu filho.

Todos os conteúdos estão disponíveis na plataforma de streaming DGO, exclusiva para assinantes. Lembrando que quem é cliente SKY tem acesso gratuito a plataforma online.

Instagram passa o WhatsApp e se torna app mais popular do Brasil

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O Instagram é o aplicativo mais acessado do Brasil. Ou seja, conseguiu passar o WhatsApp que era o app mais popular do país. Atualmente o brasileiro está preferindo o compartilhamento de fotos do que as mensagens? Quem divulgou essa novidade foi a Panorama Mobile Time/Opinion Box. 

Instagram e WhatsApp

Ambos aplicativos pertencem a Meta, então não há uma grande competitividade, mas é interessante pensar que o WhatsApp perdeu o posto para o Instagram. 

Segundo a pesquisa, 35% dos usuários de smartphones no Brasil usam mais o Instagram. Já o WhatsApp aparece com 30%, em segundo lugar. Anteriormente o percentual do Insta era de 27%. O crescimento foi relevante. 

O WhatApp ainda é o app mais aberto durante o dia

Porém, é importante ressaltar que quando se trata de aplicativos mais abertos durante o dia o WhatsApp continua a frente. O mensageiro aparece com 54% e o app de fotos com 19%. 

Isso faz sentido, já que o aplicativo de mensagens é usado para comunicação o dia inteiro com diversas pessoas, o tempo inteiro. Ao contrário da rede social, que embora sirva para comunicação também, é mais vista como um passatempo.

A Meta fez várias modificações no Instagram nos últimos meses. Com a chegada do TikTok durante a pandemia nos anos 2020 e 2021, eles tem se atualizado constantemente e uma das mudanças que mais tem atraído a atenção são os vídeos “Reels”. 

Que é um formato de conteúdo que prende o usuário por mais tempo na tela, fazendo com que ele use mais da plataforma ao longo dia. 

Quem mais usa o Instagram são as mulheres e os jovens

A pesquisa da Panorama Mobile Time ainda revelou que as mulheres e os jovens são os principais usuários da rede social. 41% das entrevistadas afirmam passar bastante tempo no aplicativo durante o dia, enquanto apenas 27% dos homens deram essa mesma resposta. E os mais novos também costumam dedicar mais horas do dia no Insta.

TV por assinatura perde 20% da audiência que tinha ano passado

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A TV por assinatura perdeu 20% do público que tinha anteriormente. E esse dado não é uma novidade, esse setor vem em queda, pelo menos, desde o final da Copa do Mundo no Brasil, no ano de 2014, ou seja, há oito anos. 

TV por assinatura

Os dados foram apurados pela Kantar Media. A comparação foi feita entre 2022 e 2021. E o resultado é esse, a TV por assinatura teve queda de 20% de um ano para o outro. 

De forma mais prática e clara, isso significa que a cada 10 televisores que ligavam e assistiam canais pagos no ano passado, esse ano deixaram de fazer. 

Entre Janeiro e Novembro de 2021, a TV paga tinha 4,4 pontos de IBOPE e 12,2% de share. Já em 2022, ela está fechando o ano com 3,5 pontos e 10,2% de share. Olhando os números assim, pode parecer uma queda leve, porém a perspectiva muda ao saber que cada ponto de medição vale em média 260 mil casas. 

A TV por assinatura tem cada vez menos assinantes no Brasil 

2022 está sendo concluído com 12,6 milhões de assinantes do serviço de televisão. Há oito anos atrás, como foi citado no início do texto, eram 20 milhões, quando os números começaram a cair. 

Segundo dados da Anatel, todas as operadoras perderam assinantes neste ano, sendo que a TIM foi a que menos perdeu e a Claro é a maior provedora com 5,23 milhões de assinantes. 

Streaming seria o maior inimigo da TV paga?

Ricardo Feltrin, colunista do Splash, no site Uol, que mostrou os dados sobre a televisão por assinatura, também opinou sobre o assunto. Segundo ele, o serviço brasileiro parece estar em estado de choque em reação diante da explosão dos streamings. 

Além disso ele apontou algumas questões da TV por assinatura que são problemas que estão afastando os assinantes:

“Preço elevado, mau atendimento, canais inúteis ou indesejáveis enfiados goela abaixo do assinante (dentro dos pacotes caros); conteúdo repetitivo à exaustão; e propagandas (as mesmas) a cada cinco minutos etc.”

Chega no Brasil antena capaz de melhorar 4G e acelerar acesso ao 5G

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Chega no Brasil uma antena capaz de reforçar o sinal do 4G e ainda acelerar o acesso ao 5G. O equipamento é uma combinação de antena outdoor, roteador 4G/5G e roteador Wi-Fi, capaz de captar sinal de ambas tecnologias em até 25 quilômetros na versão terrestre, que pode facilitar a conectividade em locais mais afastados, como áreas rurais.

Já na versão marítima, a antena RouDem (FWA) tem o alcance de até 80 quilômetros, podendo ser usada em navios, barcos, ilhas e estações de petróleo. O dispositivo foi desenvolvido e patenteado pela fornecedora de Internet dinamarquesa MiWire, que escolheu a WebSIA, empresa especializada em tecnologias para mídia e comunicação, para apresentar oficialmente a solução no Brasil, e também será responsável pelo suporte de 1º e 2º nível e por fornecer treinamento e monitoramento das antenas no Brasil.

A antena RouDem pode fornecer até 10 vezes mais velocidade de internet (de 600 acima 900 mbps) em áreas com fraca cobertura móvel, pois a antena outdoor direcional giratória encontra automaticamente o melhor sinal para garantir uma conexão rápida e estável.

O equipamento funciona através de eSIM (chip virtual) multioperadoras e serve como uma solução definitiva que pode ser instalada em escolas, escritórios, galpões, casas ou como uma solução móvel para a vida no campo. Além disso, à prova de poeira, umidade e água, com componentes internos protegidos e resistentes às variações de temperatura. Seu sistema dispõe de uma bateria integrada para até 10 horas de operação.

De acordo com Rodrigo Leme Santos, vice-presidente de Inovação e Tecnologia da WebSIA, buscar soluções para os problemas de conectividade é crucial, conduzindo a mudanças positivas nas indústrias e trazendo oportunidades socioeconômicas.

“No mundo de hoje não vivemos sem água, eletricidade e, claro, Internet. Por isso, estamos muito felizes em trazer ao mercado brasileiro, oficialmente, essa tecnologia pioneira da MiWire”, afirma.

“Por meio dessa parceria, queremos colaborar ativamente com a ampliação do acesso à Internet, à educação, e à capacitação para todo o País. Temos o conhecimento e pessoas capazes para dar suporte a esse objetivo”, conclui Jesper Rhode, diretor da MiWire.

Netflix faz acordo para exibir programas da Nike Training Club

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Nesta quarta-feira (21), a Netflix anunciou que fechou acordo com a Nike Training Club, onde passará a integrar o catálogo de conteúdo do streaming cinco programas de treino da marca esportiva. Os títulos estarão disponíveis a partir de 30 de dezembro, sendo que novos serão adicionados ao longo do próximo ano.

Os cincos primeiros programas que serão incluindo na plataforma são: “Kickstart Fitness with the Basics” (13 episódios), “Two Weeks to a Stronger Core” (sete episódios), “Fall in Love with Vinyasa” (seis episódios), “HIT & Strength with Tara” ( 14 episódios) e “Feel-Good Fitness” (seis episódios). A coleção completa inclui mais de 90 exercícios do Nike Training Club.

De acordo com a Variety, cada programa de treinamento incluirá vários episódios, totalizando mais de 30 horas de sessões lançadas na Netflix em duas partes. Os programas estarão disponíveis em todos os planos da Netflix, em 10 idiomas, com opções em vários tipos de exercícios, durações e intensidades, atendendo a vários níveis de condicionamento físico. O catálogo será destacado com uma guia de coleção personalizada da Nike no streamer.

Essa será uma experiência teste para a plataforma de streaming com conteúdo interativo. Segundo a Variety, com os vídeos do clube de treinamento já produzidos pela Nike, o streamer espera potencialmente seguir o mesmo caminho do Peloton, cuja popularidade cresceu amplamente desde o lançamento da empresa de bicicletas em 2012.

As aulas transmitidas ao vivo e pré-gravadas do Peloton tornaram-se notáveis ​​nos últimos anos e catapultaram alguns de seus treinadores, incluindo Cody Rigsby e Jess King, para o centro das atenções. No ano passado, Rigsby fez a transição de seus talentos para um lugar como participante de “Dancing With the Stars” na 30ª temporada, enquanto King passou a se juntar ao elenco de “And Just Like That” de Sarah Jessica Parker como Allegra.

A depender do desempenho dos programas de exercícios na plataforma, o relacionamento da Nike com a Netflix pode ficar cada vez mais estreito, podendo futuramente expandir a parceria entre as duas empresas.

Reclamações dos serviços de telecom tiveram queda de quase 30% em novembro

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De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações relacionadas ao setor de telecom segue em queda e registra 115.116 queixas de usuários no mês de novembro, representando um recuo de 29% no mês, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Foram 47.079 reclamações a menos.

A maior reclamação de usuários está relacionada à cobrança, correspondendo a 32% do total. No entanto, também são as queixas que mais tiveram queda no mês em questão, com uma redução de 38%. Nos últimos dois anos, as reclamações por cobrança caíram para menos da metade, passando de 82.054 em novembro de 2020 para 36.414 em novembro deste ano.

Houve redução também nas queixas relacionadas aos serviços de telefonia celular e banda larga móvel, registrando uma queda de 28,4%, cujo serviços correspondem pelo maior número de acessos no setor de telecomunicações. O número de queixas desses usuários diminuiu de 86.623 para 62.064.

Na banda larga fixa, o número de reclamações saiu de 38.707 para 30.091, representando uma redução de 22,3%, enquanto que as queixas referentes a TV por assinatura reduziram 20,4% em relação a novembro de 2021.

De forma geral, houve um recuo de 24,4% do volume total das reclamações de usuários de telecomunicações em 2021, registrando 723 mil queixas a menos no ano em todos os segmentos: telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura.

No total, foram 2,24 milhões de reclamações, sendo o pico acontecido em 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas no setor de telecom. Segundo a Anatel, a TV por assinatura teve a maior queda, com 43,7% a menos. Mas, em números absolutos, a banda larga fixa foi o que contou com menos clientes insatisfeitos, com 204 mil reclamações a menos que em 2020, uma redução de 26,7%.