30/04/2024

Reclamações dos serviços de telecom tiveram queda de quase 30% em novembro

Conforme dados da Anatel, foram registradas mais de 47 mil queixas a menos no comparativo entre novembro deste ano e de 2021.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações relacionadas ao setor de telecom segue em queda e registra 115.116 queixas de usuários no mês de novembro, representando um recuo de 29% no mês, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Foram 47.079 reclamações a menos.

A maior reclamação de usuários está relacionada à cobrança, correspondendo a 32% do total. No entanto, também são as queixas que mais tiveram queda no mês em questão, com uma redução de 38%. Nos últimos dois anos, as reclamações por cobrança caíram para menos da metade, passando de 82.054 em novembro de 2020 para 36.414 em novembro deste ano.

Houve redução também nas queixas relacionadas aos serviços de telefonia celular e banda larga móvel, registrando uma queda de 28,4%, cujo serviços correspondem pelo maior número de acessos no setor de telecomunicações. O número de queixas desses usuários diminuiu de 86.623 para 62.064.

Na banda larga fixa, o número de reclamações saiu de 38.707 para 30.091, representando uma redução de 22,3%, enquanto que as queixas referentes a TV por assinatura reduziram 20,4% em relação a novembro de 2021.

De forma geral, houve um recuo de 24,4% do volume total das reclamações de usuários de telecomunicações em 2021, registrando 723 mil queixas a menos no ano em todos os segmentos: telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura.

No total, foram 2,24 milhões de reclamações, sendo o pico acontecido em 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas no setor de telecom. Segundo a Anatel, a TV por assinatura teve a maior queda, com 43,7% a menos. Mas, em números absolutos, a banda larga fixa foi o que contou com menos clientes insatisfeitos, com 204 mil reclamações a menos que em 2020, uma redução de 26,7%.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários