17/12/2025
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Qualcomm anuncia tecnologia para sinal móvel via satélites em aparelhos Android

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Durante a CES 2023, que acontece em Las Vegas até amanhã (07), a Qualcomm anunciou uma nova tecnologia que promete realizar envio de mensagens, tipo emergências, por meio de sinal de satélites. Chamado de Snapdragon Satellite, a solução será capaz de fornecer conectividade global para os dispositivos móveis com sistemas operacionais Android.

De acordo com a empresa, inicialmente, a solução, que foi projetada para suportar Redes Não Terrestres (NTN) 5G, deve ser disponibilizada para a próxima geração que utilizam o processador Snapdragon 8 Gen 2. No entanto, além dos celulares, a Snapdragon Satellite também poderá chegar em outros dispositivos, como notebooks, tablets, veículos e equipamentos que funcionam com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm, afirma que “A conectividade robusta e confiável está no coração das experiências premium. O Snapdragon Satellite mostra a nossa história de liderança em permitir comunicações globais via satélite e nossa capacidade de trazer inovações superiores para dispositivos móveis em grande escala”.

Com a tecnologia, fabricantes de equipamentos e provedores de serviços poderão oferecer cobertura global, por meio do suporte da constelação de satélites da Iridium. Na prática, o recurso funcionará ao utilizar o espectro de banda L da Iridium. A Qualcomm conta que em algumas regiões, o envio de mensagens de emergência com base na conexão no sinal via satélites poderá funcionar a partir do segundo semestre deste ano, embora não tenha especificado quais partes do mundo seriam as primeiras.

Mesmo sendo uma novidade para os dispositivos Android, em termos tecnológicos, não é uma ideia tão nova assim. Acontece que os iPhones 14, geração mais modernas de smartphones da Apple, já contam com um serviço de emergência via satélite, chamado de Emergency SOS.

Por enquanto, a tecnologia está disponível em alguns países da Europa e da América do Norte, onde permite que os usuários enviem mensagens em áreas que estejam fora da cobertura móvel.

HBO Max e Prime Video: entenda o que está acontecendo entre os streamings

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Desde que foi concretizada a fusão entre a Warner Bros e o Discovery, já estava nos planos realizar a integração dos seus serviços de streaming: HBO Max e Discovery+. Com a fusão entre as plataformas, seria possível pensar que os usuários passariam a ter mais conteúdos, mesmo que houvesse mudança nos valores das assinaturas, mas parece que o movimento está sendo ao contrário.

Com a divulgação das estreias de janeiro que aconteceriam no serviço da Amazon Prime Video, tinham alguns títulos bastante curiosos que pertencem à Warner Bros, que seguindo a lógica deveria ficar na nova plataforma da empresa. No entanto, segundo o portal Observatório do Cinema, com o comando de David Zaslav, o rumo do HBO Max será operado de forma diferente de quando foi criada, que era concentrar as produções da Warner Bros.

Alguns títulos da empresa estão indo para plataformas como a FAST, nos Estados Unidos, cujo serviços que tem o nome de Free ad-supported streaming television, já havia sido mencionado pelo executivo com a pretensão de explorar a rede. Inclusive, falou da possibilidade de criar uma plataforma gratuita suportada por anúncios.

Pelo o movimento que tem dado, o plano atual da Warner Bros Discovery não é ampliar o catálogo da HBO Max, tornando possível a realização de acordos de licenciamento das obras para outros serviços. Por exemplo, produções como The Originals, Godzilla vs Kong, Aquaman e Shazam!, que viraram atração no Prime Vídeo em outras plataformas.

HBO Max e Amazon Prime

Nos Estados Unidos, o HBO Max voltou a ser comercializado dentro do Prime Video Channels, os canais que podem ser assinados dentro da plataforma da Amazon. O retorno do acordo, que foi defeito em setembro de 2021, busca atrair novos assinantes para a plataforma. Segundo Zaslav, no tempo que o HBO Max ficou dentro do catálogo do streaming da Amazon, a plataforma conseguiu atrair 5 milhões de clientes.

Com isso, é possível perceber que as duas empresas fazem negócios há algum tempo, e que as mudanças não devem parar por aí. Além disso, fica claro que as produções da Warner Bros. Discovery não serão exclusivos do seu próprio streaming.

Desligamento de chips da Oi provoca recuo no setor móvel em novembro de 2022

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Com a venda da Oi Móvel para o consórcio formado pela TIM, Vivo e Claro, os clientes Oi foram divididos entre as operadoras, sendo que cada uma ficou com uma fatia de usuários. No entanto, muitos chips foram considerados inativos e consequentemente desativados, o que motivou a abertura da arbitragem contra o valor pago pelas empresas na aquisição da unidade celular.

Os desligamentos feitos pela TIM, Vivo e Claro refletiram nos dados da base do Serviço Móvel Pessoal (SMP) em novembro de 2022, afetando o mercado móvel, assim como a quantidade de chips móveis em uso. No mês em questão, houve um encolhimento de 2,45%, tendo a base indo para 254,88 milhões chips contra 261,28 milhões registrados em outubro.

Entre as modalidades de contrato, o pré foi o plano que mais sofreu com os deslizamentos, tendo um recuo de 4,8%, terminando novembro com 112,23 milhões de chips pré-pagos ativados, um total de 5,65 milhões a menos em relação ao mês anterior. Já no pós, foram desativadas 751,67 mil assinaturas, escolhendo 0,52% na comparação com outubro, somando ao todo 142,64 milhões de clientes.

Com a desativação dos clientes Oi para a TIM, Vivo e Claro, não houve grandes alterações na participação das operadoras no mercado, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma vez que a Vivo se manteve na liderança no número de assinaturas, com 38,4% de market share. A Claro vem em segundo, com 33,6%. A TIM é a terceira, com 24,8%. Algar tem 1,8%, e outras empresas, 1,4%.

A Vivo, no mês de novembro, já tinha realizado o desligamento dos usuários considerados inativos da Oi, diferente da TIM e da Claro, que fizeram no mês em questão.

Os dados da Anatel também mostram a relação de acesso das tecnologias (2G, 3G, 4G e 5G) em novembro, sendo que a segunda geração teve uma queda, algo esperado para uma rede que está caindo em desuso, saindo de 27.011.173 acessos em outubro para 27.011.173 em novembro, menos 1.460.717.

Mesmo não tendo o 5G totalmente estabelecido no mercado, houve recuo nos acessos também no 4G, saindo de 204.035.423 em outubro para 197.960.405 em novembro.

No 3G e 5G houve crescimento entre os dois meses. o 3G saiu de 25.692.495 acessos em outubro para 26.259.376. Nas duas versões do 5G houve alta. No 5G Non Standalone foi de 2.150.696 para 2.401.730, e no 5G Standalone, saiu de 2.400.021 para 2.708.802 chips.

Entre altos e baixos, Netflix mantém liderança no mercado de streaming

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De acordo com um relatório divulgado pela JustWatch nesta sexta-feira (06), a Netflix continua sendo a líder no mercado de serviços de streaming no Brasil, terminando o quarto trimestre de 2022 com 30% de market share. Na segunda posição está a Amazon Prime Video, tendo 21% da fatia do mercado, seguida da Disney+, com 15%, e a da HBO Max, com 11%.

A Globoplay, tendo apenas 8% de participação no mercado, fica a frente da Star+ (6%) e da Apple TV+ (4%), garantido a quinta colocada. Já outras plataformas de streaming, juntas, somam 5%.

Embora esteja entre as últimas colocações, segundo a JustWatch, um guia de programação e cálculo dos percentuais de mercado com base na procura por conteúdo das OTTs, a Disney+ e a Star+ foram os streaming que mais cresceram no ano passado. Os dois serviços controlados pelo Grupo Walt Disney aumentaram suas participações no mercado em 2%.

Durante 2022, a Netflix, mesmo tendo altos e baixos com perdas de assinantes, permaneceu na casa dos 30% de market share, enquanto que o Prime Video ficou oscilando acima dos 20%. De forma semelhante, Disney+ e HBO Max variaram entre 10% e 20%.

Netflix e planos com anúncios

Com os altos e baixos que o serviço teve ano passado, uma das estratégias para garantir sua liderança ou aumentar sua presença no mercado foi o lançamento de um plano básico suportado por anúncios. No novo pacote, os usuários pagam um valor mais acessível, mas ficam expostos a publicidades durante a transmissão dos conteúdos.

Entretanto, o novo modelo de assinatura não tem apresentado números esperados. Segundo dados da empresa de análise Antenna, apenas 9% dos novos assinantes norte-americanos escolheram o plano com anúncios. O resultado abaixo do esperado chegou a causar prejuízos à Netflix, pois devido a cláusulas do contrato, a plataforma tem devolvido investimento das empresas de publicidade, por não está entregando o prometido.

Para nível de comparação, quando a HBO Max lançou o seu plano em 2021, teve 15% das inscrições através do modelo de assinatura com propagandas.

BBB 23 já tem mais de 30 patrocinadores; somente uma operadora aparece

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A 23ª edição do Big Brother Brasil mal começou e já está batendo recorde. O reality show da Rede Globo que começa no dia 16 de janeiro já é o maior da história do programa com número de empresas interessadas em publicidade, e o valor elevado para anunciar no BBB 23 não é um empecilho para essas companhias, sendo que 30 já garantiram algum tipo de propaganda.

Entre os anunciantes, embora não esteja entre as principais cotas, somente duas empresas de telecomunicações farão participações no BBB 23: a operadora móvel Claro e a Samsung. Junto com as marcas Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Riachuelo, Spotify e Zé Delivery, elas aparecerão no programa por meio de cotas de participação e ações extras.

Dentre todos os patrocinadores, a principal cota, chamada de “Big”, somente três anunciantes estão na categoria: Americanas, Seara e Stone. Nesse caso, cada anunciante desembolsa R$ 105.157.383,28, cujo valor é 14% mais caro em relação a edição de 2022.

Na sequência, pagando R$ 80.284.155,53, um aumento de 15% ante a edição passada, Amstel, Downy, Pantene e TikTok estão na categoria “Camarote”. Já na cota “Brother”, que é a mais barata, desembolsando R$ 15.673.439,94 (aumento de 32% em relação ao 22ª edição), estão Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, Pague Menos e QuintoAndar. Essas marcas farão aparições nas atividades com os participantes.

O Big Brother Brasil, desde que foi lançado, se tornou um espaço de visibilidade para muitas empresas, embora ter anúncios na atração não seja tão barato assim. Mas, devido ao sucesso, a publicidade do BBB 23 já traz bons resultados comerciais para a Globo.

“A cada ano, o BBB se atualiza em sintonia com o público, ao intenso trabalho de escuta do mercado e ao olhar atento às preferências da audiência”, disse a emissora, em nota.

Quanto a premiação do vencedor

Nas últimas edições, o prêmio máximo do programa foi de R$ 1,5 milhão, mas o ganhador deste ano poderá receber uma quantia maior. Quem fala isso é o apresentador Tadeu Schmidt que revelou que a quantia faturada pelo vencedor mudará ao longo da temporada, mas ele não revela o valor.

“Quanto? Nem que eu quisesse eu poderia responder, só dá para responder depois. Porque, conforme o jogo anda, o prêmio aumenta junto”, disse o apresentador em vídeo nas redes sociais.

Lenovo e Motorola lançam o ‘ThinkPhone’, smartphone em fibra de carbono

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Durante o CES 2023, a Lenovo anunciou o lançamento do seu primeiro smartphone B2B em parceria com a Motorola. Batizado de Lenovo ThinkPhone by Motorola, o aparelho foge do convencional em alguns aspectos, o principal é o seu acabamento que é feito em fibra de carbono.

O smartphone também já conta com aplicativos instalados de fábrica da Microsoft, como Office 365, Outlook e Teams. Segundo a Lenovo e a Motorola, foi firmada uma parceria com a Microsoft para desenvolver soluções que combinem o ThinkPhone com esses apps, como a função PTT (push-to-talk) para conversa instantânea entre usuários do Teams.

O nome ThinkPhone é inspirado nos notebooks corporativos da marca, os “ThinkPads”, inclusive conta com funcionalidade presente nesses computadores, como:

  • Think 2 Think, a integração de celular com o notebook Lenovo via ReadyFor;
  • Conexão instantânea entre smartphone e PC quando estão na mesma rede Wi-Fi;
  • Uso do ThinkPhone como hotspot instantâneo 5G para um PC;
  • Transferência de documentos entre aparelhos;
  • Notificações compartilhadas;
  • Abrir qualquer app Android no PC;
  • ThinkPhone pode ser usado como webcam do PC ThinkPad.

O smartphone da Lenovo com a Motorola conta com um conjunto de câmeras com um sensor principal de 50 MP, um de 13 MP e um sensor de profundidade. A câmera frontal tem 32 MP. Tem uma tela OLED com resolução Full HD+ de 6,6 polegadas.

A escolha do processador também é bastante curiosa e vai de encontra com o usado nos dispositivos Android de topo de linha de outras marcas. O processador é o Snapdragon Gen 1. Os smartphones previstos para serem lançados neste ano de 2023, inclusive alguns que foram lançados no final de 2022, já usam a versão mais recente do processador topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2.

Segundo as empresas, o aparelho ThinkPhone será nos Estados Unidos, Europa, América Latina, Oriente Médio, Austrália e também deve chegar a alguns países da Ásia. Não foram divulgadas a previsão de disponibilidade dos preços sugeridos para o celular. Também não há data para anúncio no mercado brasileiro.

SBT e Prime Video: ‘Jack Ryan’ passa a ser exibida nas madrugadas da TV

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O SBT e Prime Video firmaram um contrato no ano passado e agora em janeiro o público começará a desfrutar disso. No próximo final de semana estreia na programação da emissora a série “Jack Ryan”, que é uma produção original do streaming. 

Jack Ryan, série do Prime Video

O programa “Notícias Impressionantes” que durava duas horas e era exibido na madrugada de sábado para o domingo, será reduzido. Vai terminar às 0h para dar espaço a série original Prime Video protagonizada por John Krasinski. 

Sobre o que fala a série do Prime Video que vai passar no SBT

A série é um thriller, com uma história de suspense político. Foi lançada no streaming em 2018 e já conta com três temporadas. 

É inspirada nos livros do escritor estadunidense Tom Clancy, que mostra a história de um agente da CIA e as aventuras que ele vive na rotina nada tranquila do seu trabalho. 

Na produção do Prime Video, Jack, que é vivido por John Krasinski, é um analista que descobriu transferências de banco no mínimo suspeitas. Ele passa a procurar por respostas e por isso fica afastado do trabalho e no meio de um jogo perigoso entre a Europa e o Oriente Médio que planeja atacar os Estados Unidos. 

Além de John Krasinski, que é muito conhecido por seu papel na série de comédia “The Office”, há também outros nomes como Wendell Pierce, Abbie Cornish e Ali Suliman integrando elenco da série. 

Parceria entre as duas empresas

Desde outubro o SBT e o Prime Video firmaram uma parceria, onde não apenas a emissora vai exibir produções do streaming, mas a Amazon também vai produzir novelas para a emissora, como é o caso de “Romeu e Julita”. 

Além disso, os conteúdos do SBT devem ir para a plataforma de streaming, deixando a Netflix e migrando para o Prime Video. E outras produções devem ser compartilhadas entre a plataforma e a TV aberta. Ao menos isso foi isso que deu a entender João Mesquita, o executivo do streaming:

“A novela é o primeiro passo, mas tem outros conteúdos que o SBT faz que certamente terão uma aderência muito grande ao consumidor do Prime Vídeo e, não tenho a menor dúvida que tem muito conteúdo do Prime Vídeo que merecem hoje uma exposição maior ao nível de uma TV aberta, como é o caso do SBT.”

Anúncios em streamings são uma tendência e o público deve se acostumar

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Anúncios em streamings não são mais uma novidade nas plataformas, mas sim o um modelo de negócio que está virando tendência. Parte disso é impulsionado pela Netflix, já que ela é uma das maiores empresas desse segmento de conteúdo on demand. 

Anúncio no streaming

Modos de assinatura com anúncios dentro dos streamings fazem parte de uma estratégia de continuar atraindo e mantendo clientes a preços mais baixos. 

Essa modalidade streaming com anúncios é bastante polêmica, afinal, esse tipo de serviço é uma solução para quem quer consumir filmes e séries fora do formato tradicional das televisões, onde há justamente publicidade interferindo na experiência do usuário. Por isso, o site Metrópoles ouviu especialistas que avaliaram essa maneira de usar o streaming. 

As pessoas vão se acostumar facilmente com os anúncios no streaming?

Segundo Pedro Curi, coordenador dos cursos de Cinema, Audiovisual e Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, esse é um caminho natural. Ou seja, o mercado cada dia mais vai surgir planos de plataformas com anúncios. 

“A inclusão de anúncios nas plataformas de streaming é um caminho natural desse modelo que não se sustenta apenas com assinaturas, ainda mais com a demanda crescente por conteúdo original para se diferenciar dos concorrentes”.

Ele ainda acrescenta que como as pessoas estão acostumadas com o formato de televisão, com uma grade de programação que intercala conteúdos com intervalos comerciais, é fácil aceitar streamings com anúncios. 

“Até canais de TV por assinatura, que surgem com a promessa de não ter anúncios, passaram a contar com propagandas nos intervalos depois de um tempo sem que as pessoas achem aquilo muito estranho”.

Porém, o professor pontua que aqueles que prezam por uma programação sem interrupções logicamente serão afetados por essa mudança. Portanto, as empresas vão perder potenciais clientes dentro desse recorte. 

A expectativa é de crescimento, afinal os anúncios são lucrativos

O site também ouviu Saulo Camelo, CEO da agência de marketing digital CMLO&CO. Segundo ele, streaming com planos com anúncios deve virar tendência porque trata-se de lucros.

“Falando como agência, a gente usa bastante a plataforma do YouTube para impactar nosso cliente e a partir dele ter bons resultados de views, de reconhecimento de marca, etc. Então com certeza os streamings também estão olhando para isso e, quem tiver coragem, talvez evolua e mude o mercado com isso”. 

Ele comenta que seria bom usar a ferramenta da Netflix para propagandas. Pois entende que é um ótimo lugar para segmentar o seu público. 

A Netflix anunciou o seu plano mais barato com anúncios no ano passado. Logo depois o Disney+ lançou uma modalidade parecida nos Estados Unidos e é esperado que chegue no Brasil também. 

Outras plataformas como YouTube, Spotify e Deezer usam o anúncios nos formatos gratuitos, quando o cliente faz a assinatura paga ele tem acesso a conteúdos ilimitados sem propagandas.

Conectividade nas escolas do Brasil: mais de 9 mil instituições não tem internet

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A conectividade nas escolas continua em baixa no Brasil. A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, divulgou alguns dados sobre o assunto e diz que o país registrou 9,5 mil instituições de ensino sem acesso a internet. 

Conectividade nas escolas

A agência deixou todos os números sobre conectividade nas escolas disponibilizado em uma página dedicada a isso no site da própria Anatel. Clique aqui para ter acesso a todas as informações divulgadas

Dados gerais sobre a conectividade das escolas no Brasil

No final de 2022, 3,4 mil escolas do Brasil não tinham acesso a energia elétrica, 9,5 mil não tinham acesso à internet e 46,1 mil não tinham laboratório de informática. 

Sem luz, quatro estados tinham mais de 10% das instituições de ensino: Acre (35,3%), Roraima (21,5%), Amazonas (19,9%) e Pará (12,2%). Porém, em 11 dos 27 estados tem 100% das escolas com eletricidade. 

No Acre, 90,9% das escolas não têm laboratório de informática. Já no Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%) são o segundo e terceiro com o maior percentual de escolas sem laboratório no País. E o Distrito Federal possui o menor percentual de escolas sem laboratório (39,5%).

A disponibilização dessas informações foi feita pelo Gape

A organização desses dados em dashboard foi feita pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, o Gape, criado em função do Edital do Leilão do 5G.

As operadoras que venceram e conquistaram a faixa de 26 GHz firmaram o compromisso de investir R$ 3,1 bilhões em conectividade nas escolas públicas. Segundo a Anatel, na página inicial do painel é possível encontrar as seguintes informações:

  • a quantidade total de escolas públicas federais, estaduais e municipais de educação básica em atividade;
  • o número total de escolas urbanas e rurais;
  • o número de escolas sem internet, tanto urbanas quanto rurais;
  • o número de escolas sem laboratório de informática; e
  • o número de escolas sem energia elétrica.

É possível ainda fazer pesquisas com filtros por região, por Unidade da Federação, por município, pelo nome da escola, pelo programa de conectividade que eventualmente já atenda a instituição, pela dependência (federal, estadual, municipal ou privada), pela localização (urbana ou rural) e pela localização diferenciada (área de assentamento, área quilombola ou terra indígena).

Além disso, é possível visualizar, em cada estado, as escolas que tem ou não internet. E todos os dados podem ser exportados em formato de planilha.

Títulos que entram no Globoplay este mês incluem novelas nunca reprisadas

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Além da estreia da nova temporada do reality show Big Brother Brasil (BBB), que é líder de audiência na Rede Globo, neste mês de janeiro de 2023, o Globoplay irá adicionar diversos títulos a sua plataforma, incluindo novelas da emissora que nunca foram reprisadas, mas nem todas serão adicionadas neste mês.

Entre os títulos que entrarão no catálogo de conteúdo do serviço de streaming está uma série documental original sobre a boate Kiss, retratando o caso que impactou a cidade de Santa Maria e o país.

Vale lembrar que desde o dia 02 de janeiro que a Globoplay já adicionou novas produções na sua plataforma , como ‘Malhação – ID’ (2009). Na quarta-feira (04), entrou no catálogo entrou o título ‘Hotel Portofino’ (2022), e na quinta (05) foi a vez da série ‘Law & Order T21′ (2022).

Confira o que entra a partir de hoje, 06:

  • Bem-vinda a Quixeramobim (2022): 06 de janeiro
  • Som e Fúria 9 (2009): 09 de janeiro
  • Law & Order: SVU T24: 10 de janeiro
  • ‘Sou Corinthians’ (2023): 13 de janeiro
  • ‘Elas por Elas’ (1982): 16 de janeiro
  • ‘Big Brother Brasil’: 16 de janeiro
  • ‘Salve Jorge’ (2012): 23 de janeiro
  • ‘Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria’ ( 2023): 26 de janeiro
  • ‘Como uma Onda’ (2004): 30 de janeiro

Entre as novelas que nunca foram reprisadas que serão adicionadas no Globoplay, uma já foi mencionada na lista acima: Como Uma Onda, trama exibida original e em 2005. A outra é um remake produzido em 2009, a novela Paraíso, de Walter Negrão. Também o mesmo autor, Araguaia fará parte do catálogo do streaming.

As outras duas novelas que entram na plataforma são de Carlos Lombardi: Perigosas Peruas, que deve estrear no primeiro semestre deste ano, e uma promessa antiga da Rede Globo, a novela Uga Uga. Embora tenha tido um grande sucesso, a trama nunca foi reapresentada na emissora.

Embora não tenha data ou confirmação, outras tramas novelísticas podem chegar no Globoplay ainda este ano, como Barriga de Aluguel, História de Amor, Escrava Isaura, Coração de Estudante, Bambolê, Força de Um Desejo, Despedida de Solteiro, Salsa e Merengue, Fera Ferida, Dancin’ Days e Água Viva.