29/04/2024

Qualcomm anuncia tecnologia para sinal móvel via satélites em aparelhos Android

Empresa anunciou a solução denominada de Snapdragon Satellite, que poderá estar funcionando em algumas áreas no segundo semestre de 2023.

Durante a CES 2023, que acontece em Las Vegas até amanhã (07), a Qualcomm anunciou uma nova tecnologia que promete realizar envio de mensagens, tipo emergências, por meio de sinal de satélites. Chamado de Snapdragon Satellite, a solução será capaz de fornecer conectividade global para os dispositivos móveis com sistemas operacionais Android.

De acordo com a empresa, inicialmente, a solução, que foi projetada para suportar Redes Não Terrestres (NTN) 5G, deve ser disponibilizada para a próxima geração que utilizam o processador Snapdragon 8 Gen 2. No entanto, além dos celulares, a Snapdragon Satellite também poderá chegar em outros dispositivos, como notebooks, tablets, veículos e equipamentos que funcionam com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm, afirma que “A conectividade robusta e confiável está no coração das experiências premium. O Snapdragon Satellite mostra a nossa história de liderança em permitir comunicações globais via satélite e nossa capacidade de trazer inovações superiores para dispositivos móveis em grande escala”.

Com a tecnologia, fabricantes de equipamentos e provedores de serviços poderão oferecer cobertura global, por meio do suporte da constelação de satélites da Iridium. Na prática, o recurso funcionará ao utilizar o espectro de banda L da Iridium. A Qualcomm conta que em algumas regiões, o envio de mensagens de emergência com base na conexão no sinal via satélites poderá funcionar a partir do segundo semestre deste ano, embora não tenha especificado quais partes do mundo seriam as primeiras.

Mesmo sendo uma novidade para os dispositivos Android, em termos tecnológicos, não é uma ideia tão nova assim. Acontece que os iPhones 14, geração mais modernas de smartphones da Apple, já contam com um serviço de emergência via satélite, chamado de Emergency SOS.

Por enquanto, a tecnologia está disponível em alguns países da Europa e da América do Norte, onde permite que os usuários enviem mensagens em áreas que estejam fora da cobertura móvel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários